Tema: “ ESCOLHA HOJE O QUE VOCÊ QUER VIVER AMANHÃ, A DECISÃO É SUA ”.
Texto: Gn 13:7-13; 19:1-9
A vida nos oferece oportunidades únicas , mas escolhas múltiplas, cada um de nós quando jovens a partir do momento certo temos o direito de optar por essas múltiplas escolhas, porém é necessário que saibamos que cada uma dessas escolhas tem que ser feitas com critérios, pois elas é que vai dar um norte, uma direção ao nosso futuro. Podemos escolher qual roupa usar, o que comer, o que ler, o que assistir, com quem conversar e fazer amizades, qual faculdade cursar, que profissional queremos ser, com quem casar e quando casar. Só não podemos esquecer os critérios; Vejamos que critérios são esses:
1) CRITÉRIO ÉTICO: A MINHA ESCOLHA ME APROXIMA OU ME AFASTA DE DEUS?
a – No caso de Ló o aproximava das terras férteis e paradisíacas de Sodoma e Gomorra e consequentemente do pecado, ou seja a escolha dele foi por causa da cobiça e pra chegar até Sodoma e Gomorra foi devagarinho (assim são as armadilhas que o inimigo coloca pra que escolhamos e depois caiamos em pecado)( Gn. 13:10-12)
b – No caso de Abrão a sua escolha aos olhos humanos foi a pior, mas em compensação a sua escolha o aproximava de Deus e Deus era com ele. (Gn 13:14-18).
2) CRITÉRIO RELACIONAL: A MINHA ESCOLHA ENVOLVE BOAS OU MÁS COMPANHIAS?
a – Ló aproximava-se cada vez mais dos homens maus e grandes pecadores. (Gn 13:13)
b – Abrão recebe a visita de Melquisedeque , Sacerdote do Deus Altíssimo. (Gn 14:18-19)
3) CRITÉRIO ESPÍRITUAL: A MINHA ESCOLHA ME TORNA SENSÍVEL OU INSENSÍVEL À VOZ DE DEUS?
a – Ló e sua família estão insensíveis à voz de Deus, os ouvidos espírituais completamente surdos. ( Gn 19:14-16)
b – Abrão está tão sensível que conversa com Deus e intercede por todos. (Gn 18:22-33)
4) CRITÉRIO FUTURÍSTICO: A MINHA DECISÃO ABENÇOA OU CORROMPE A MINHA DESCENDÊNCIA?
a – A decisão de Ló causou várias ruins conseqüências pra ele e pra toda sua família, vejamos: A sua esposa virou uma estátua de sal(19:26), as filhas embriagaram o pai e geraram os Amonitas, filhos de Amon e os Moabitas, filhos de Moabe, dois povos amaldiçoados(19:30-38).
b – E com Abraão? (21:1-7).
CONCLUSÃO: ABRAÃO E LÓ ERAM DOIS HOMENS DISTINTOS, RICOS, TEMENTES A DEUS, MAS POR CAUSA DE UMA ESCOLHA COM CRITÉRIOS ERRADOS OS FEZ SELAR DESTINOS COMPLETAMENTE OPOSTOS E ANTAGÔNICOS. PRA ONDE ESTÃO POSTOS OS TEUS OLHOS PARA AS TERRAS FERTEIS E DESLUMBRANTES DE SODOMA E GOMORRA OU PARA AS REGIÕES ÁRIDAS DO MONTE HEBROM?
A SUA ESCOLHA HOJE SELA O SEU FUTURO E DA SUA DESCENDÊNCIA. A DECISÃO É SUA.
Decidido,
Pr. Nolêto – IEEA – MA.