MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA –MA.
Texto: 1 Co. 9:25-27 “ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina, aqueles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta, assim luto, não como desferindo golpes no ar. ”
Tema: ATLETA DE CRISTO OU CANELA DE PAU?
A igreja de Corinto foi fundada durante a segunda viagem missionária de Paulo (50-52 d. C) e ele tinha visitado a cidade de Atenas (berço de pensadores; homens eram assalariados pelo governo para passarem o dia inteiro em uma praça publica só para pensar e assim se tornavam grandes estudiosos e filósofos), mas Paulo chega a conclusão que o muito pensar dos atenienses era tolice da sabedoria humana (tudo de mais é veneno) então resolve pregar a simplicidade e verdade nua e crua da mensagem da cruz de Cristo.
Corinto era uma cidade bem localizada comercialmente, com trânsito intenso de pessoas de todas as partes do mundo daquela época, porém uma cidade contaminada por todo tipo de pecado, e com um grande ginásio para eventos esportivos. Paulo então usa essa ilustração do texto lido para fazer os cristãos de Corinto entenderem com uma visão mais ampla a realidade de servir a Cristo.
Façamos então uma comparação entre um ATLETA e um CRISTÃO, para sabermos a diferença entre um ATLETA DE CRISTO e um PERNA DE PAU. Vejamos:
1) ESFORÇO: ( V 24) “ correi de tal maneira que o alcanceis ”. Todo grande atleta é marcado e reconhecido pelo seu esforço, determinação e superação. (quantas vezes já ouvimos falar “ o atleta tal coloca o coração no bico da chuteira ou o atleta tal bateu seu próprio recorde) o que Paulo está dizendo aqui no final do v24 é isso: CRISTÃO SEJA UM ATLETA ESFORÇA-TE, AJA COM DETERMINAÇÃO, COM SUPERAÇÃO, BATA O SEU PROPRIO RECORDE. TUDO COM A INTENÇÃO DE AGRADAR E SERVIR AO SEU DEUS. Não se deixe leva pelo desânimo, pela preguiça, pela mesmice, pela rotina. Almeje vôos maiores, intimidade maior com Deus e etc. (Mt. 11:12)
2) DISCIPLINA: (V 25) “ Todo atleta em tudo se domina ”. Conhecemos inúmeros casos de esportistas famosos indisciplinados que tiveram suas carreiras em queda mesmo sendo muito bom naquilo que faziam. Tudo por causa da falta de disciplina, falta de controle, falta de domínio. Não participam dos treinos, não conseguem manter a forma e o preparo físico porque são indisciplinados. Não é diferente dos cristãos: Todo cristão que não ora, não jejua, não lê a bíblia, não congrega, não busca . Não é disciplinado, não quer ser liderado e não se esforça, não tem domínio próprio. Não pode ser vitorioso. (Sf 3:1-7)
3) OBJETIVO/META: (V 26) “ não sem meta ” Todo atleta tem metas, traça objetivos, tem um referencial, algo para ser conquistado. Quando ele entra na competição tem em sua mente o necessário para conquistar a vitória. Da mesma forma o cristão precisa de metas, porque sem metas é como Paulo diz “ como desferindo golpes no ar ”(v 26). É necessário traçar metas, objetivos, ter um referencial para conquistar vitórias. Sabemos que Jesus venceu a morte e o inferno por nós, mas para gozarmos deste privilégio é preciso conquistá-lo. Não podemos desistir de nossas metas, de nossos objetivos, temos que perseverar. (Mt. 24:13). Isso é válido para todas as áreas de nossa vida.
Qual a sua meta? Qual o seu objetivo? Você está buscando sua Salvação? Deus tem vitória para nós e nós já somos vitoriosos. (Rm 8:31-39)
CONCLUSÃO: Esforço, disciplinas espirituais e gerais, objetivos e metas são primordiais para o ATLETA CRISTÃO. Trace metas e objetivos, discipline-se e esforça-te e Deus te transformará num eterno vencedor.
Esforçado, disciplinado e com metas e objetivos traçados, buscando alcançar a vitória.
Pr. Nolêto – IEEA-MA.