quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MARA OU ELIM? ESCASSEZ OU ABUNDÂNCIA?

CULTO DA FAMÍLIA – DOMINGO – 18/09/2011.

Texto: Êxodo 15:22-27
 “ Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas”.

     


Tema: MARA OU ELIM? ESCASSEZ OU ABUNDÂNCIA?

Se lêssemos o texto do cap. 15:1-21, veríamos que o povo de Israel esta em festa, cantando, dançando, louvando, tocando tamborins e tudo é só alegria, porém do verso 22 até o 27 num curto espaço de tempo existe inúmeras situações que serve para nós aprendermos como devemos proceder pra decidir se queremos Mara ou Elim, Escassez ou Abundância. Os fatos nos levam a um antagonismo extremo e sem contar que Deus nos dá a oportunidade de fazer uso do livre arbítrio mais uma vez. Vejamos:
Mara palavra em hebraico que significa Amargura, Mara era um local de escassez, e a escassez levou o povo a Amargura, Murmuração, Desespero e Provação(v 23-25).
Elim palavra em hebraico que significa Deus nosso, que para o povo de Israel significou Abundância e levou o povo à Alegria, Satisfação e Segurança.
IMPORTANTE: Sabe qual a distância entre Mara e Elim? Aproximadamente 11Kms. Eu te pergunto qual a distância tu achas que está a tua Mara(Escassez) da tua Elim(Abundância)?. O povo de Israel só precisou caminhar um dia e saiu de Mara e chegou a Elim. Mas o que teve que fazer o povo para sair de Mara e alcançar a Elim? Vejamos:
1)    O TEMPO É O REMÉDIO PARA TUA MARA, E É O CAMINHO PARA TE LEVAR A ELIM: O tempo é um dos professores na escola de Deus. Quanto mais tempo você usar para alimentar a sua amargura, as suas murmurações, o seu desespero e o seu desânimo. Mais distante estará a tua Elim. Ninguém do povo pensou em solução, todos murmuraram contra Moisés(ainda bem que não foi contra Deus). Não deixa o Desânimo te vencer, persista em oração e o teu Elim vai chegar.
2)   A PROVA PODE TE LEVAR A ADORAÇÃO OU MURMURAÇÃO (v 25): O Senhor apesar de ter feito o milagre através de Moises, antes os provou e em meio a prova foi que eles reclamaram, duvidaram e murmuraram contra Moisés, mas eles podiam ter Adorado. Nós também podemos decidir entre MURMURAR e ADORAR. A decisão é nossa porque o mesmo sol que derrete o gelo, seca a roupa no varal. O mesmo fogo que incendeia devastando toda uma floresta, refina o ouro. O mesmo martelo que quebra o vidro, forja o aço. O mesmo vento que amedronta o pardal, faz o vôo da águia mais alto. Portanto a mesma prova que te faz murmurar pode te transformar num adorador. Só depende de você.
3)   A HUMILDADE E A SOBERBA CAMINHAM LADO A LADO, A DOENÇA E A CURA TAMBÉM(v 26-27). O soberbo jamais sairá de Mara, porém o humilde chegará com facilidade e em um curto espaço de tempo a Elim, e alcançará a cura do Senhor e o seu favor.
Na verdade Elim é sinônimo de milagre, estudiosos da geografia bíblica constataram que em Elim nunca houve fontes e nem palmeiras, então sendo esse estudo comprovado é a prova do milagre do Deus da provisão e se formos levar pra o lado da Tipologia eles encontraram 12 FONTES que significa a aliança de Deus com o povo de Israel (DOZE TRIBOS NO AT E DOZE APÓSTOLOS NO NT). E 70 PALMEIRAS que significa a perfeição do Deus de Israel.
CONCLUSÃO: ADORE AO SENHOR EM MEIO A PROVA, AS TRIBULAÇÕES, NÃO MURMURE, SAIA DE MARA E VEM PARA ELIM, ALCANÇANDO ASSIM O MILAGRE DE DEUS NA TUA VIDA.
Diretamente de Elim,
Pr. Nolêto – IEEA – MA.

Nenhum comentário: