segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma nova vida, vida de sacrifícios




Texto: Rm. 12:1-2 “ Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a  Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Tema: “ UMA NOVA VIDA, VIDA DE SACRIFÍCIOS ”

Após termos confessado a Jesus que Ele seja o nosso Senhor e Salvador temos direito adquirido de sermos co herdeiro com Cristo, sermos feito Filhos de Deus, direito a Salvação, porém abrimos mão do Livre Arbítrio pois queremos viver UMA NOVA VIDA com Cristo. E Ele nos tem por seus servos e nós o temos como Senhor. Começa ai uma relação entre Dono e  Escravo, e nós sabemos que escravo não tem vontade própria.  E no texto que lemos fica claro que o nosso corpo não é mais nosso, portanto não é mais para a nossa satisfação própria carnal ou espiritual. As dificuldades, tribulações, tentações que já existiam na maioria das vezes se multiplicam, porém agora o nosso corpo e o nosso espírito passa a ser para adoração sincera ao nosso Senhor e templo da habitação do Espírito Santo. É isso que chamamos de UMA NOVA VIDA, VIDA DE SACRIFÍCIOS, Vejamos:
1)    SACRIFICIO VIVO: (Gl. 2:20, Fp. 1:21). Estamos vivos em carne e mortos para as coisas do mundo, fomos mortos para espíritos demoníacos e revividos pelo Espírito Santo. Vivemos em Cristo e quando morrermos a ressurreição junto com ele é o nosso lucro.(2 Co. 6:14-16)
2)    SACRIFICIO COMO MORDOMOS DE CRISTO: (Gn. 39:6, 1 Co. 15:58). Em Gênesis um exemplo clássico de mordomo, com certeza requer sacrifícios de abdicação de muitas coisas e  exige que saiamos da nossa zona de conforto e entremos na zona de confronto, e quando resolvemos trocar de zona o sacrifício será dobrado e ai então é que só o teu Senhor e Salvador é que pode reconhecer de forma justa o teu sacrifício, porque o homem, mesmo sendo líder é falho. Trabalhar na obra de Deus requer muito sacrifício e dedicação, e pra não vacilar tem que estar ligado com Jesus 24 horas por dia em amor, em santidade, em adoração para que o Reino dEle cresça.
3)    SACRIFÍCIO AGRADÁVEL A DEUS: (Sl 34:18, 51:17) Manter o nosso espírito quebrantado e o coração compungido e contrito é um sacrifício enorme e Deus sabe disso, por isso que Ele não despreza, pelo contrário, Ele perto quer estar.
Mas é preciso aprender atingir o coração de Deus com o seu sacrifício agradável, e para agradar ao Senhor é necessário renovação da mente, que é o maior campo de batalha que temos em nós, pois lutamos contra nós mesmos. (Pv. 4:23) “ sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida ” A mente (coração) conta com duas portas principais  que são os olhos e os ouvidos que levam todas as informações necessárias para que criemos nossos conceitos e padrões, alimentando a nossa natureza corrompida, nos tornando vulneráveis à todo tipo de concupiscências.(Mt. 15:18-19) “ Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios,, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.”
Agora que já somos  nova criatura precisamos nos sacrificar com o objetivo de termos nossas mentes transformadas, renovadas pelo poder que há em Cristo Jesus que ao ascendeu não nos deixou órfãos, deixou nos o Espírito Santo que é quem convence o homem do pecado e o traz da morte para vida através da renovação da sua mente. Abre teu coração pra Jesus e deixe que o Espírito Santo renove a tua mente e te dê a vida eterna.

CONCLUSÃO: Davi em louvor ao Senhor diz no Salmo 16:11 “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre Sacrifique-se, renove a sua mente e alegre-se eternamente no Senhor teu Deus.

Sacrificando-me no Senhor para ser renovado por Ele,

Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: