quinta-feira, 3 de maio de 2012

“ EU QUERO O YAKACH ”


MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA
CULTO DE CEIA – DOM – 22/04/2012
Texto.: Jó 9:32-35. “ Porque ele não é homem, como eu, a quem eu responda, vindo juntamente a juízo. Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos. Tire ele a sua vara de cima de mim, e não me amedronte o seu terror; então falarei sem o temer; do contrário,  não estaria em mim ”
Tema: “ EU QUERO O YAKACH ”
O livro de Jó é um dos cinco livros poéticos,  por causa disso muitas vezes existe coisas inexplicáveis relatadas neste livro, isso se chama poesia. Porém há também coisas maravilhosas que só o Espírito Santo nos revela, e eu quero compartilhar com vocês hoje algo que o Espírito Santo me revelou, e me fez ver nesse texto que lemos.
Pois bem, a fidelidade, e a perseverança de Jó são incontestáveis por qualquer ser humano, também sabemos que a prosperidade de Jó era extraordinária. ( só pra ter uma noção a fortuna de Jó pode ser comparada com  a de  Bill Gates, Donald Trump e Ross Perot juntas),  o próprio Deus o tinha como Servo(escravo, sem vontade própria), tanto é que falou a Satanás. Também sabemos que tudo o que tinha se consumiu num dia só, e após viver um derramamento de bênçãos recalcada, sacudida, transbordante, passa a viver uma vida de total  miséria, sem família, desprezado pela esposa e sem amigos. Até chegar então três supostos amigos (Elifaz, Bildade e Zofar) que o encontram naquele estado deplorável, irreconhecível e ficam em estado de choque durante sete dias e sete noites sentados ao seu lado sem dizer uma palavra sequer.
Elifaz após esses sete dias por ser o mais velho, toma a frente e quebra esse silêncio e ataca a Jó com acusações de forma cruel, em seguida Bildade usa suas armas verbais para o detonar e por fim Zofar como todo bom legalista tenta convencê-lo com suas convicções. Mas Jó não se intimida e resiste aos três, pois tem certeza que Deus é com ele mesmo quando se cala.( Deus é conosco mesmo quando se cala). Quero falar rapidamente sobre alguns comentários feitos por Elifaz e Bildade:
1)   DEUS OPERA NO CAOS: (Jó 5:1) O inimigo vai  tentar te fazer desistir, como tentou usando Elifaz com Jó.  Mas Deus é contigo. O Salmo 121:1-2 diz: “ Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?. O meu socorro vem do Senhor , que fez o céu e a terra ”.
2)     A FÉ DE JÓ ERA FUNDAMENTADA EM DEUS: (Jó 1:20-22) No capítulo 8 do livro de Jó, Bildade afirma que Jó e seus filhos pecaram e Deus estava fazendo justiça. Jó não aceita essa acusação de Bildade e continua confiando em Deus, convicto que Deus o está provando e nem desconfia que Satanás está sendo usado para isso.  ONDE ESTÁ FUNDAMENTADA A TUA FÉ?. Num copo com água em cima da televisão?, no teu salário?, nos teus bens e propriedades?, na tua conta no banco?, na oração da Irmã Mundica?, nas profecias do Irmão Canela de fogo?, no óleo da unção?, nas tuas habilidades manuais e talentos?, na santa ou no padroeiro?, na medalhinha que tu carrega no pescoço?, na figa?, no pinguim em cima da geladeira?, no elefante de costa pra rua? No Buda em cima da estante? Ou tu ainda é do tempo que se benze quando passa na porta da igreja?.
3)   RECONHEÇA SUA PEQUENEZ: (Jó 9:32)  Jó conhece o Deus que  serve e sabe que Ele é espírito, que Ele pode todas as coisas e como servo se coloca a mercê desse Deus. Davi fazia isso sempre e ainda era cantando (Sl. 39), Elias após ter derrotado os 450 profetas de Baal, ficou com medo, se escondeu numa caverna,  pensou que estava só e admitiu a sua pequenez, e a resposta de Deus foi outra (1Re. 19:14-18).
4)   CADÊ O ÁRBITRO? (Jo´9:33-35) Jó orava continuamente e sacrificava a Deus caso os seus filhos tivessem pecado.  Mas agora é o próprio Jó que precisa que alguém interceda por ele junto ao Todo-Poderoso e ele faz menção a um árbitro.
ÁRBITRO: Heb. YAKACH – Estar certo, argumentar, decidir, justificar, convencer,  debater,  julgar, manter, pleitear, relutar, arrazoar, arbitrar, um mediador.
Jó nem sequer imaginava que um dia Deus enviaria um mediador, mas já havia necessidade, no seu intimo ele precisava de alguém que fosse mais forte, que mesmo sendo 100% homem pra conhecer as nossas fraquezas e arbitrar por nós, fosse Deus. Esse árbitro é Jesus Cristo.       (1 Tm. 2:5-6) “ Porque há um  só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo ”. Ele é o nosso YAKACH, nosso justo juiz.  E não há mais nada que nos amedronte, que nos impeça de chegar até o Trono da graça de Deus, porque Ele agora habita em nós.
CONCLUSÃO: SOMOS PEQUENOS DIANTE DE DEUS, MAS ELE OPERA NO CAOS E A NOSSA FÉ SENDO FUNDAMENTADA NELE. ELE É O NOSSO YAKACH, NOSSO MEDIADOR, JESUS CRISTO HOMEM.
Sempre em busca do Yakach,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: