segunda-feira, 2 de julho de 2012

Culto de Ceia


MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA
CULTO DE CEIA – DOM – 01/07/2012.
Texto.: Lc. 22:7-16  “ Chegou porém, o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava sacrificar a Páscoa. E andou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos  a Páscoa para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até a casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com meus discípulos? Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; ai fazei os preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa. E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e, com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça, porque  vos digo que não comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus.”
Tema: “ USUAL OU  ILÓGICO? ”
A continuação da leitura do texto nos remete a uma ocasião inevitável que é o sacrifício de Jesus na cruz do calvário, porém precisamos entender alguns detalhes que quero ressaltar, como uma forma de provar que JESUS NÃO É USUAL, É ILÓGICO. Começando pelo fato de as duas festas serem comemoradas juntas pelo povo judeu (Pães Asmos e Páscoa) Jesus já age de forma ilógica quando escolhe um lugar desconhecido de todos para preparar a Páscoa. Viajemos um pouco na história para que entendamos o que Jesus queria, já que ele não costuma ser usual.
1)      O QUE É A PÁSCOA? È uma festa em que um animal é sacrificado, normalmente um cordeiro ou um cabrito ao por do sol.(Êx. 12:1-28) Isso é o usual. Porém o ilógico é que Jesus manda preparar a Páscoa e  não come. Jesus só participou da Festa dos Pães Asmos junto com os discípulos que nem atentaram para esse detalhe.
2)      UM HOMEM COM UM CÂNTARO: (V. 10) O usual é que naquele tempo só as mulheres carregavam água em cântaros, homem só carregava em odres. No entanto Jesus mais uma vez age de forma ilógica, proporcionando essa oportunidade única de usar como sinal um homem carregando um cântaro de água.
3)      O CORDEIRO PASCAL: (V. 15-16) O usual era que tivesse um cordeiro pronto para ser sacrificado e comido. O ilógico é justamente porque o cordeiro pascal era o próprio Jesus, por isso Ele desejou comer a Páscoa junto com eles mas não comeu. Ele mesmo era o sacrifício vivo para ser morto por mim e por você.
4)      O MAIOR É O MENOR: (V. 24-30) Entre nós os homens usualmente,  até hoje ainda é assim, uns querem ser maior ou melhor que os outros. Mas Jesus mais uma vez nos ensina a sermos diferentes, a sermos humildemente ilógicos. E isso é desde o tempo dos discípulos.
5)      USUAL OU ILÓGICO: ( 1 Co. 1:18-25, 2: 9-16) Eu e você temos a mente de Cristo, vamos abrir mão do que é usual e viver o ilógico de Deus, vamos sair do carnal e viver o espiritual de Deus.
CONCLUSÃO: JESUS É O NOSSO CORDEIRO PASCAL, O USUAL NÃO FAZ MAIS PARTE DE NOSSAS VIDAS, VAMOS VIVER O ILÓGICO E ALCANÇAR O SOBRENATURAL DE DEUS.
Saindo o usual, vivendo o ilógico,
Pr. Nolêto – IEEA – MA.


Nenhum comentário: