segunda-feira, 28 de abril de 2014


Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Culto da Família – Dom – 27/04/2014.
Texto: Rm. 15:1-13
Tema: “ COMUNHÃO NÃO É COM UNHÃO, PELO CONTRÁRIO EM CRISTO, QUANTO MAIS COMUNHÃO MAIS VITÓRIA”
Assim como na igreja de Roma daquela época, havia problemas por causa do que comer, do que beber, do que vestir. Ainda em nosso tempo existe essa problemática que se transformou em muitos casos em polemicas e motivos de disciplinas e castigos, porém o apostolo Paulo vem através desta carta aos Romanos esclarecer a eles e a nós que muita coisa não passa de bobagem e falta de Cristo, que é o responsável por derramar sobre cada um de nós as bênçãos, as vitórias e que na maioria das vezes não recebemos por falta de comunhão uns com os outros. Ainda no capitulo 14 da carta aos Romanos, Paulo deixa claro que a igreja teve, tem e sempre terão fracos e fortes. E esse fraco não será somente de força, mas também de pensamentos, de mentes, de ideias, de emoções, de atitudes, de decisões e principalmente espiritualmente. Vejamos o que a Palavra nos ensina hoje a esse respeito:
1)                 COMUNHÃO COM CRISTO: Há duas formas básicas de comunhão com Cristo:

a)                  Pela Palavra (Sagradas Escrituras): (V 4)  E o apostolo Paulo vai repetir essa mesma instrução ao seu mentoreado em 2Tm. 3:16-17. O conhecimento aprofundado da Palavra é que vai nos capacitar para toda e qualquer dificuldade. E o conhecimento aprofundado da Palavra que vai nos fortalecer para sermos o instrumento usado por Deus para desenvolver a paciência, levar o consolo e alimentar a esperança daquele que se sente fraco.
b)                 Pela Oração: (V 5-7) Paulo afirma que a pratica da oração em conjunto, além da individual, sendo a mesma linha de raciocínio, mesmo propósito resulta em comunhão em Cristo e “Em Cristo, quanto mais comunhão mais vitória”  Vejamos Tg. 5:13-20).

2)                   COMUNHÃO COM OS HOMENS: (V 1-3) O apostolo Paulo sugere a cada cristão romano e a nós que desenvolva a empatia. Suportar aqui significa ajudar, auxiliar, dar suporte. Entendamos que não é pra carregar e nem pra aturar, mas sim para em amor, em oração e em conhecimento da Palavra ajudá-lo a chegar onde ele precisa, mas não consegue sozinho. Outro detalhe interessante é que a orientação é para a edificação, fortificação, encorajamento e nunca para massagear o ego do seu próximo. Paulo orienta de forma clara a Tito quando o deixou na igreja da cidade de Creta (Tt. 3:1-11).
3)                 COMUNHÃO COM CRISTO E COM OS HOMENS RESULTA EM VITORIA: (V 7, 13) Comunhão entre as igrejas não existe em nosso tempo. Comunhão entre os irmãos nas igrejas tem sido um alvo inatingível, porém sempre foi o objetivo principal de Cristo essa comunhão e hoje o Espírito Santo que por esse motivo veio está cobrando de nós Povo de Deus. (Jo. 14:26, 15:26, 16:7). Jesus alimentou a comunhão e sabia da necessidade de comunhão entre irmãos, por isso não nos deixou órfãos.
CONCLUSÃO: A COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS TÃO PRETENDIDA PELO CRISTO E TÃO AMPLAMENTE DIVULGADA E ENSINADA NAS ESCRITURAS SAGRADAS É PRA SER  DEFENDIDA E PRATICADA ENTRE NÓS O POVO DE DEUS, ATÉ PORQUE  NOSSA VITÓRIA, NOSSA SALVAÇÃO TAMBÉM DEPENDE DESSA CONVIVENCIA COM OS IRMÃOS, E ESSA COMUNHÃO SERVE DETESTEMUNHO VIVO DO AGIR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. AMÉM.

Pr. Cpl. Nolêto.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

UMA DECLARAÇÃO DE AMOR PRA MOSTRAR QUAL O REAL PAPEL DA ESPOSA, A IGREJA.





Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Texto: Isaías 54 “ CANTA alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR. Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus. Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor. Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei. Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti. Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras. E farei os teus vitrais de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e todos os teus termos de pedras aprazíveis. E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante. Com justiça serás estabelecida; estarás longe da opressão, porque já não temerás; e também do terror, porque não chegará a ti. Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti. Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.”
Tema: UMA DECLARAÇÃO DE AMOR PRA MOSTRAR QUAL O REAL PAPEL DA ESPOSA, A  IGREJA.
Isaias era um homem da cidade, considerado um profeta urbano, que vivia e pregava uma promessa messiânica (cap 53) e com base nessa promessa, prega com convicção uma mensagem recebida de Deus, pelo menos 700 anos a.C., porém que até o dia de hoje é relevante pra qualquer igreja que se intitula cristã, mas hoje eu quero compartilhar com todos vocês o que esta implícito no texto e que só o Espírito Santo nos revela. Vejamos:
1)                GERAR: (v 1-10) Isaias usado por Deus 700 anos a.C. começa a mentorear o povo de Israel a reproduzir filhos espirituais, porque Deus após tirá-los do Egito com mão forte os vê completamente distante da sua presença e novamente chama o seu povo ao arrependimento e os convida a gerar filhos (Mt. 28:19a“ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...) e a erigir altares (igrejas) e a convocar o povo a crer em sua fidelidade, em sua misericórdia, em sua benevolência e em todo o seu poder. Portanto o grande papel da esposa/igreja é gerar, gerar e gerar filhos espirituais, porém não é de qualquer jeito, e o SENHOR ensina como gerar e como criar.
2)                CRIAR: (V 2-3) Tenda no A.T. é a representação de casas/igrejas, grupos, famílias, relacionamentos afetivos e isso gera crescimento, e aqui o próprio Deus tá orientando o povo, a esposa, a igreja, discipulado, novos convertidos, filhos na fé. E o N.T. vem mostrar que gerar e criar resultam em crescimento, e que esse crescimento vem através da Palavra e a função da esposa/noiva de Cristo é esse multiplicar. (1Pe. 2). É justamente através da Palavra que vamos conseguir viver vencendo, saindo na frente em relação a todos os males (injustiça, violência, perversão sexual, corrupção, miséria, fome, desmandos governamentais e etc) do mundo.
3)                RESILIÊNCIA: É a palavra da moda, tá na boca do povo, mas o que realmente significa? É a capacidade do individuo em recuperar seu estado psicoemocional diante de adversidades, estresse e outros destemperos, é tirar forças de dentro de si. A Bíblia chama de DOMÍNIO PRÓPRIO. O papel da esposa/noiva/igreja hoje não é só GERAR e CRIAR, mas também de acompanhar os filhos espirituais ensinando-o a desenvolver a resiliência (v 11-17). Nós os cristãos, os discípulos, as esposas do Deus de Israel, as noivas de Cristo ou seja a igreja somos os responsáveis. É esse o nosso papel e hoje o SENHOR mais uma vez declarou o seu amor por nós através da sua Palavra e manda um recadinho do coração pra todos, que está escrito em Ef. 5:14-21.
CONCLUSÃO:  O PAPEL DA ESPOSA/ IGREJA/NOIVA DE CRISTO NÃO É SÓ GERAR E CRIAR MAS TAMBÉM ENSINAR COM A PALAVRA CADA UM DOS SEUS FILHOS ESPIRITUAIS A RESILIÊNCIA. QUE CADA UM POSSA DESPERTAR PARA ESSA REALIDADE E ENTENDER O QUE VERDADEIRAMENTE ALEGRA O CORAÇÃO DE DEUS. Lc. 15:7 “ Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
Pr. Cpl. Nolêto.