segunda-feira, 28 de abril de 2014


Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Culto da Família – Dom – 27/04/2014.
Texto: Rm. 15:1-13
Tema: “ COMUNHÃO NÃO É COM UNHÃO, PELO CONTRÁRIO EM CRISTO, QUANTO MAIS COMUNHÃO MAIS VITÓRIA”
Assim como na igreja de Roma daquela época, havia problemas por causa do que comer, do que beber, do que vestir. Ainda em nosso tempo existe essa problemática que se transformou em muitos casos em polemicas e motivos de disciplinas e castigos, porém o apostolo Paulo vem através desta carta aos Romanos esclarecer a eles e a nós que muita coisa não passa de bobagem e falta de Cristo, que é o responsável por derramar sobre cada um de nós as bênçãos, as vitórias e que na maioria das vezes não recebemos por falta de comunhão uns com os outros. Ainda no capitulo 14 da carta aos Romanos, Paulo deixa claro que a igreja teve, tem e sempre terão fracos e fortes. E esse fraco não será somente de força, mas também de pensamentos, de mentes, de ideias, de emoções, de atitudes, de decisões e principalmente espiritualmente. Vejamos o que a Palavra nos ensina hoje a esse respeito:
1)                 COMUNHÃO COM CRISTO: Há duas formas básicas de comunhão com Cristo:

a)                  Pela Palavra (Sagradas Escrituras): (V 4)  E o apostolo Paulo vai repetir essa mesma instrução ao seu mentoreado em 2Tm. 3:16-17. O conhecimento aprofundado da Palavra é que vai nos capacitar para toda e qualquer dificuldade. E o conhecimento aprofundado da Palavra que vai nos fortalecer para sermos o instrumento usado por Deus para desenvolver a paciência, levar o consolo e alimentar a esperança daquele que se sente fraco.
b)                 Pela Oração: (V 5-7) Paulo afirma que a pratica da oração em conjunto, além da individual, sendo a mesma linha de raciocínio, mesmo propósito resulta em comunhão em Cristo e “Em Cristo, quanto mais comunhão mais vitória”  Vejamos Tg. 5:13-20).

2)                   COMUNHÃO COM OS HOMENS: (V 1-3) O apostolo Paulo sugere a cada cristão romano e a nós que desenvolva a empatia. Suportar aqui significa ajudar, auxiliar, dar suporte. Entendamos que não é pra carregar e nem pra aturar, mas sim para em amor, em oração e em conhecimento da Palavra ajudá-lo a chegar onde ele precisa, mas não consegue sozinho. Outro detalhe interessante é que a orientação é para a edificação, fortificação, encorajamento e nunca para massagear o ego do seu próximo. Paulo orienta de forma clara a Tito quando o deixou na igreja da cidade de Creta (Tt. 3:1-11).
3)                 COMUNHÃO COM CRISTO E COM OS HOMENS RESULTA EM VITORIA: (V 7, 13) Comunhão entre as igrejas não existe em nosso tempo. Comunhão entre os irmãos nas igrejas tem sido um alvo inatingível, porém sempre foi o objetivo principal de Cristo essa comunhão e hoje o Espírito Santo que por esse motivo veio está cobrando de nós Povo de Deus. (Jo. 14:26, 15:26, 16:7). Jesus alimentou a comunhão e sabia da necessidade de comunhão entre irmãos, por isso não nos deixou órfãos.
CONCLUSÃO: A COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS TÃO PRETENDIDA PELO CRISTO E TÃO AMPLAMENTE DIVULGADA E ENSINADA NAS ESCRITURAS SAGRADAS É PRA SER  DEFENDIDA E PRATICADA ENTRE NÓS O POVO DE DEUS, ATÉ PORQUE  NOSSA VITÓRIA, NOSSA SALVAÇÃO TAMBÉM DEPENDE DESSA CONVIVENCIA COM OS IRMÃOS, E ESSA COMUNHÃO SERVE DETESTEMUNHO VIVO DO AGIR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. AMÉM.

Pr. Cpl. Nolêto.


Nenhum comentário: