quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Culto da Família – Dom – 21/09/2014
Texto: 2 Ts. 2:3-6 “ Ninguém de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião propria.”

Tema: “ UMA OUTRA CHANCE”

O povo cretense que vivia na Tessalonica, andava muito preocupado com a vinda do Senhor e o apostolo Paulo após ter escrito a primeira carta aos tessalonicenses, começa a segunda epistola parabenizando o crescimento espiritual daquele povo, mas atenta para essa preocupação do povo em relação ao “Dia do Senhor”. A carta é escrita aos novos convertidos cretenses e muitos em nosso meio, ainda que antigos na fé, estão como neófitos precisando entender o que Deus nos ensina nesta Palavra pra que não sejamos enganados e caiamos em alguma cilada do inimigo. Vejamos:

1)                 EXISTE UM NUMEROSO EXERCITO A SERVIÇO DO MAL: (V 3)  Jo. 8:44. Jesus usa a palavra no plural e faz questão de frisar quem é o responsável por tudo.  O apostolo apenas exorta o povo cretense a não se deixar enganar e incentiva à busca do conhecimento através da Palavra. Até hoje muitos ainda se perguntam como ou quando será a vinda do Senhor e por falta de conhecimento acreditam em qualquer doidice. Mas a Bíblia ensina pra nós hoje através do que Paulo ensinou pra Timóteo. (1 Tm. 4).

2)                 O PARTIDO DE OPOSIÇÃO A DEUS CRESCE DIARIAMENTE: (V 4) Temos visto em todos os lugares e em todas as esferas do poder semi deuses se levantando diariamente, casos até de lideres de grandes congregações tentando apagar a Graça e trazendo de volta e para si toda a honra que um dia foi depositada a Arca da Aliança, entre outras loucuras gospel. Mas as Sagradas Escrituras ensina diferente: Mt. 12:30, 7:21-23.


3)                 A PROFECIA ESTÁ SE CUMPRINDO E O SENHOR ESTA DANDO OUTRA CHANCE: (V5-6) O apostolo faz menção ao que ele ensinou ao povo cretense na Tessalônica e se reporta ao que está escrito no livro do profeta Daniel. (Dn 11:36), (2 Ts. 2:7-12).

CONCLUSÃO: DEUS É JUSTO E MISERICORDIOSO E HOJE ESTA NOS ALERTANDO PRA QUE OS QUE ESTÃO FIRMES NÃO SEJAMOS ENGANADOS E  OS QUE AINDA NÃO SE FIRMARAM QUE APROVEITEM ESSA CHANCE.


Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: