terça-feira, 20 de janeiro de 2015



Ministração da Palavra
Culto da Familia – Dom – 18/01/2015
Texto: Pv. 16:1-4 “ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus designios serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para os dia da calamidade.”
Tema: “ TÁ TUDO DOMINADO”
Em relação ao livro de Provérbios, exceto os capítulos 30 e 31, todos os outros foram escritos pelo sábio Salomão, e o capítulo 16 estimula que vivamos uma vida piedosa, porém nos primeiros versículos o autor deixa bem claro quem está no controle e ensina lições maravilhosas pra nós em dias de hoje; Vejamos:
1-                 DEUS SEMPRE TEM UMA RESPOSTA:  (V1)  Deus é educado e portanto, nunca deixa um filho sem resposta, na maioria das vezes somos imediatistas e Deus não se importa com isso, porque no fim Ele sempre dará uma resposta e sempre será a certa. Porém é necessário saber esperar. (Sl. 40)
2-                 QUANDO A RESPOSTA É NÃO: Dê Glorias a Deus e Aleluia, Deus sabe o que é melhor pra nós. (Gn. 2:15-17) Não desobedeça, pois as conseqüências são catastróficas. (Dt. 34) Obedeça que as recompensas são imensuráveis (Mc. 9:2-8).Se Deus disser para fazer faça.
3-                 QUANDO A RESPOSTA É SIM: Ai é só correr pro abraço, ai é só alegria, porque quando Deus diz sim Ele se responsabiliza. Muitos são os atributos de Deus, mas quatro deles são pra se lembrar dia após dia, sem nunca esquecer: (Jó 42:2) ONIPOTENCIA, (Jr. 23:23-24) ONISCIENCIA e ONIPRESENÇA, (Ex. 3:14-15) SOBERANIA. Deus nem sempre nos entrega o que queremos, mas sempre o que precisamos.
4-                 TÁ TUDO DOMINADO:  Quando pensamos que Deus se calou e não nos dá nenhuma resposta, não diz sim ou não, ai é que Ele fala, mas só para os que o buscam:(2Co. 12:10), Quando buscamos a face de Deus ai Ele fala e muito e usa vários meios que só quem tiver ligado é que vai perceber: Fala por meio do Louvor, na pregação, através de um irmão(ã), através da Palavra (profecia melhor na há), através de sonhos e revelações. O certo é que tudo está sob o domínio de Deus. (Pv. 16:1-4).
CONCLUSAO: Rm. 8:28-30 “ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para  serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou, e aos que chamou, a esses também justificou e aos que justificou a esses também glorificou.”
Pr. Cpl. Nolêto.


Nenhum comentário: