terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

“ GLORIE-SE NO SENHOR E RECEBA OS VALORES DE CRISTO ”



MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA
CULTO DA FAMÍLIA – DOM- 05/02/2012
Texto: 1 Co. 1:30-31 “ Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, Sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.
Tema: “ GLORIE-SE NO SENHOR E RECEBA OS VALORES DE CRISTO ”.
A igreja de Jesus Cristo no século XXI. Vive praticamente da mesma forma que a igreja de Jesus Cristo do tempo de Corinto (fundada entre 50 e 52 d.C.). Na verdade o tempo passou  mas o ser humano com suas mazelas,  permanece. Por isso muitos dentro da igreja querem gloriar-se e vangloriam-se, mas hoje o texto nos faz lembrar através de Paulo que nossos valores precisam ser trocados pelos valores de Cristo. Porém há um critério de escolhas usado por Deus para todos quantos querem receber esses valores. Vejamos 1 Co. 1:18-29 “ Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?  Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.  Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele ”.
Vale a pena salientar que é preciso reparar cada um na sua vocação porque não são muitos os sãos e poderosos segundo a carne, pelo contrário a maioria são loucos, fracos, desprezados mas humildes. Quando nos deixamos ser  transformados pelo poder do Espírito Santo, fazemos uso dos VALORES DE CRISTO, que valores são esses?
1)     SABEDORIA: ( 1 Co. 12:8) Sabedoria humana é sinônimo de inteligência, Sabedoria como valor de Cristo é Dom Espiritual e é essa que devemos buscar. (1 Co. 2:13) Nós os cristãos somos conhecidos pelo que apresentamos de intimidade espiritual com Deus, nós não somos mais carnais como antes, agora o espiritual se manifesta em nós através dos frutos do espírito(Gl. 5:22-26). A SABEDORIA como sendo um dos VALORES DE CRISTO é recebida pelos que são de Cristo.
2)     JUSTIÇA:  (Pv. 13:6) “A justiça guarda ao que é de caminho certo, mas a impiedade transtornará o pecador ”. Justiça é uma coisa que Deus impõe desde o tempo da lei e era olho por olho, dente por dente. Hoje vivemos na dispensação da graça e Cristo Jesus é o nosso advogado e justo juiz. E como sendo a Justiça um dos VALORES DE CRISTO, temos que fazer uso dela como diz a palavra em Malaquias 4:2 - Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.”
3)     SANTIFICAÇÃO: (Rm.6:22) Santificação é um assunto extenso, profundo e que cabe muita reflexão e que exige muita SABEDORIA e JUSTIÇA, sem contar que sempre foi projeto de Deus desde o inicio da criação que fossemos Santos.(1 Ts. 4:7) “ Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”. A vida eterna é uma recompensa pelos nossos atos aqui na terra.
4)     REDENÇÃO: (1 Co. 1:30) É o mesmo que resgate, ato ou efeito de redimir. Para nós os Cristãos é um mistério revelado através do Sacrifício de Jesus na cruz. E é um direito adquirido (Ef. 1:13-14). Redenção é também o resultado de uma vida digna, reta diante do Senhor.
CONCLUSÃO: APÓS RECEBER DE DEUS O DOM DA SABEDÓRIA, TRANFORMANDO-SE EM UM PRATICANTE DA JUSTIÇA, A SANTIFICAÇÃO É CONSEQUÊNCIA E A REDENÇÃO É PRÊMIO. BUSQUEMOS CADA VEZ MAIS OS VALORES DE CRISTO.
Aguardando a redenção,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: