segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Deus é Soberano



CULTO DE CEIA – 02/09/2012
Texto: Jó 23: 1-6  “ Ainda hoje  a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido. Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, encheria a minha boca de argumentos. Saberia as palavras que ele me respondesse e entenderia o que me dissesse. Acaso, segundo a grandeza de seu poder, contenderia comigo? Não; antes me atenderia. Jó 38:1-3 “ Depois disto, o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?  Cinge,  pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.”
Tema: “ DEUS É SOBERANO ”
No texto que lemos Jó passa por dois momentos diferentes, mas imprescindíveis, no primeiro ele se posiciona como um revoltado e sabe tudo, pensa como Deus e sabe até as respostas e as formas como agiria Deus, e afirma que teria as respostas na ponta da língua e a altura do próprio Deus. No segundo momento ele se encontra diante de Deus e o próprio Deus pede a ele que responda algumas perguntinhas num total de setenta e sete. Antes de entrar diretamente na mensagem quero fazer duas  perguntas: Como ouvir a voz de Deus? Que método Deus costuma usar para falar com o homem?
Com o menino Samuel. Ele sussurrou, com Elias na caverna. Ele usou uma voz suave, com Balaão usou uma jumenta, com Jonas foi na barriga do peixe, o profeta Naum diz que Deus se comunica conosco na “ tormenta ou na tempestade ”(Na. 1:3), em Êxodo 19, Deus fala com Moisés, mas no verso 19 diz que “ Deus lhe respondia no trovão”. Outros grandes homens de Deus descritos na Bíblia, experimentaram um tipo de comunicação com Deus. Elias, Ezequiel, Daniel e também Jó.
Martinho Lutero bacharelava, cursava Direito numa faculdade na Alemanha, e foi surpreendido por uma tempestade com trovões e relâmpagos e entendeu que Deus falou com ele nessa tempestade.Abandonou o curso de Direito contra sua própria vontade e de seus pais, fez o Seminário católico e se formou Monge. Todas essas manifestações de comunicação visíveis e audíveis de Deus com o homem os teólogos chamam de Teofania. Vejamos o caso de Jó.
Deus faz um acordo com Satanás envolvendo Jó, depois disso e de tudo que Jó estava passando (dores, miséria, falta de moradia, humilhação, calunias, toda sorte de enfermidades, solidão, angustia, abandono, sofrimentos diversos). Deus permanece calado, mesmo quando Jó implora uma resposta. Finalmente quando Deus resolve falar através de um redemoinho diz: (Jó 38:2) “ Quem é esse que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? ”.E a partir daí faz varias e varias perguntas e não fala absolutamente nada a respeito do acordo que tinha feito com Satanãs sobre Jó e nem se importa com nenhum dos seus sentimentos e/ou sofrimentos. Sabe porque? Porque “ DEUS É SOBERANO” e provou pra Jó e prova pra nós hoje. Vejamos:
Leia (Jó. 38:3-40:1-2). Então Jó responde a Deus. Aprendamos com as 3 respostas de Jó descritas nesse texto.
1)      SOU INDIGNO (V 4a) Sou insignificante, sou pequeno demais, Tu és SOBERANO DEUS. Jó se humilha diante do Todo- Poderoso. Se és servo de Deus e estás passando por qual quer tipo de  sofrimento, prova, tribulação dificuldade. Humilhe-se, proste-se, derrame-se na presença do Senhor. Reconheça sua pequinês e reconheça que DEUS É SOBERANO.
2)      CALE-SE DIANTE DO SENHOR E OUÇA SUA VOZ: (V 4b) Dá até pra imaginar Jó espantado, envergonho, extasiado, temente, surpreso colocando a mão na boca. Muitos de nós precisamos colocar a mão na boca pra não murmurar, reclamar de barriga cheia, falar o que não deve, pra controlar e por rédeas curtas na língua e assim poder ficar com os ouvidos sensíveis e prontos para ouvir a voz de Deus. Calar na maioria das vezes é sinônimo de quebrantamento, de baixar a guarda, de desarmar além de ser uma excelente forma de aprendizado. Na verdade o que Deus quis dizer pra Jó e pra nós é simples: “ EU SOU TEU DEUS, O TODO-PODEROSO, O EL SHADAI, O ALFA E O OMEGA, O PRINCIPIO E O FIM, O SOBERANO E POR ISSO ESTOU NO CONTROLE DE TODAS A S COISAS. ”
3)      NÃO CONTENDA COM DEUS, DIGA APENAS EIS-ME AQUI: (V 5) Não dê mais um passo sem esse Deus.
CONCLUSÃO: DEUS É SOBERANO.
Reconhecendo sempre,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.      

Nenhum comentário: