quarta-feira, 10 de outubro de 2012

É o Deus dos céus que nos fará prosperar


IGREJA EVANGÉLICA ETERNA ALIANÇA
MISSÃO CARCERÁRIA: PR. RUBENILDO LIMA
TEMA DA MENSAGEM: “É O DEUS DOS CÉUS QUE NOS FARÁ PROSPERAR”


11)    TEXTO-BASE: NEEMIAS 2:17-20a
Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.
O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos.”

2)    TEXTO-AUXILIAR: AGEU 2:19

“Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.”

3)      FIXOS TEMÁTICOS

3.1) O livro é transcorrido em 446 A.C, quando Neemias ainda estava em Susã, servindo como copeiro de Artaxerxes.
3.2) Neemias recebeu a notícia em Susã, no mês de quisleu (aproximadamente no mês de dezembro).
3.3) Jerusalém ainda estava em ruínas, inclusive os muros de Jerusalém possuíam fendas.
3.4) No capítulo 1, versículo 4, Neemias afirma que esteve jejuando por alguns dias. Porém, em Neemias capítulo 2, versículo 1, o texto afirma que, no mês de Nisã, Neemias se apresentou triste à Artaxerxes, e era tristeza de coração!
3.5) Um homem de intercessão. A Bíblia diz em Isaías 58.6 que o jejum quebra as ligaduras da impiedade. Ainda diz mais, que quando jejuamos  com coração quebrantado,  nossa cura brota apressadamente, a justiça [vai] adiante de nossa face e a glória do Senhor será a nossa retaguarda.
3.6) Portanto, Neemias jejuou de quisleu a nisã, de dezembro a abril, e recebeu o favor do rei Artaxerxes. O jejum traz o favor do Rei.
3.7) O rei deu à Neemias várias etapas a seu favor:
            - Deu a Neemias cartas para passar dalém rios [eram dois anos de viagem];
            - Deus cartas para Asafe, chefe do jardim do rei;
            - Entregou chefes dos exércitos a Neemias.
3.8) Quando Neemias chegou à Jerusalém não [disse nada] a ninguém. Deu uma volta na cidade e olhou as fendas no muro e as 12 portas abertas!
3.9) A Bíblia garante em Neemuias 2:16 que nem os magistrados, nem os judeus, nem os nobres sabiam o propósito de Neemias chegar à Jerusalém.
3.10) Em Neemias 2:17, o líder constatou a miséria  [e] o opróbrio em que se encontravam os judeus. Temos que entender que as fendas no muro e as 12 portas abertas eram representações das dificuldades espirituais. O povo tinha voltado para Jerusalém há, aproximadamente, 92 anos, porém estavam desanimados. Haviam entrado em uma zona de conforto!
3.11) É muito importante a compreensão do contexto teológico:
            - O povo tinha iniciado o retorno à Jerusalém a partir de 538 A.C sob o decreto do rei Ciro;
            - O povo tinha chegado “em casa” em 536 a.c, e imediatamente iniciaram a reconstrução do templo do Senhor. Porém, em virutde da oposição dos samaritanos, e  letargia espiritual dos judeus, o trabalho foi paralizado em 534 a.c;
            - Portanto, em 534 a 520, o trabalho ficou totalmente paralizado;
            - Deus precisou levantar Ageu em 520 a.c, a fim de que ele exortasse o povo a reiniciar o trabalho. Estudando Ageu 1:1 e Ageu 1:14-15, observamos que a palavra fez uma intervenção revolucionária na história, pois Ageu iniciolu sua pregação em 01 do mês seis do segundo ano de Dario (Ageu 1:1) e em 24 do mês seis, o espírito dos líderes Josué e Zorobabel já haviam se reanimado e todo o povo voltou a trabalhar!
            - O povo havia ficado paralisado por 14 anos (532 a 520), mas em apenas 23 dias o espírito de sabedoria e revelação (Efésias 1:17) fez o povo entender qual era o propósito de Deus em suas viddas!
            - E o livro de Ageu nos garante que após o povo ter reiniciado o trabalho, o templo foi reinaugurado em 516 a.c, cumprindo a profecia de Jeremias de que por 70 anos a adoração ficaria desolada, mas haveria vitória do remanescente fiel com a restauração do templo de Salomão.
3.12) 92 anos depois de Ciro ter assinado o decreto para o povo voltar, Deus entregava a missão à Neemias, de reconstruir, não o templo, mas a cidade, as vidas, as famílias, os casamentos e o ensino e o fundamento de Israel: a presença de Deus!
3.13) Missão Neemias:
            a) reconstruir os muros;
            b) chamar o povo ao concerto;
            c) acabar com os casamentos mistos;
            d) tapar as fendas no muro;
            e) preparar e fechar as 12 portas que estavam abertas;
         f) enfrentar os inimigos da obra: Sambalate (o horonita), Tobias (o amonita), Gesém (o arábio);
3.14) Cumpriu-se a magnífica obra em apenas 52 dias, no dia 25 de elul (Neemias 6:15). Mas isso só aconteceu por causa da garantia que Neemias 4:17 mos traz

Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.”


Pastor Rubenildo Lima, 07-10-2012
“O Deus dos céus é que nos fará prosperar” (Neemias 2:20)


Nenhum comentário: