domingo, 11 de novembro de 2012


Culto da Família – Dom- 11/11/2012

Texto: Gl. 3:1-5 
 “ (1)Ó INSENSATOS gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado? (2) Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (3) Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?(4) Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. (5) Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”

Tema: “ obras da lei ou pregação da fé?”


Os gálatas eram todos os gentios incircuncisos da região da Galácia que foram evangelizados por Paulo desde a sua primeira viagem missionária, porém com o crescimento do cristianismo, surgiram alguns agitadores judaicos pregando a esses gentios incircuncisos (novos convertidos), que só a fé em Jesus não salvava, seria necessário que eles fossem também circuncidados, isso os deixou em duvidas, pois, os agitadores acusavam Paulo em três importantes pontos baseados nos atos anteriores do próprio Paulo. 1º) Alegavam que ele era um rebelde pois tinha desafiado seus superiores, os apóstolos de Jerusalém. 2º) Recentemente Paulo havia entrado em divergência com Pedro em relação a forma de pregar de Pedro(Gl. 2:11-14). 3º) Apregoavam que Paulo havia pregado antes a circuncisão, mas agora pra convencer os gentios e os favorecer pregava a incircuncisão. Paulo então escreve a Epístola e neste texto que lemos, faz algumas perguntas básicas, antes os chamando de insensatos e coloca à prova a sua própria (dele Paulo) pregação. Vejamos alguns pontos importantes:

1)                 Fascínio gera insensatez: (v. 1) Os agitadores judaizantes conseguiram com a pregação do seu próprio evangelho, deixar os gálatas fascinados a ponto de se tornarem insensatos, mesmo após todo o Evangelho de Jesus crucificado tendo sido pregado por Paulo e todos os milagres e maravilhas que o Espírito Santo operou entre eles através de Paulo. Cuidado com os agitadores deste tempo.

2)                 Obras da lei ou pregação da fé? (v.2-3) Os agitadores judaizantes não tinham experiências espirituais, portanto eram carnais e materialistas ao extremo, viviam pelas obras da lei e não criam na salvação pela pregação da fé. Os gálatas começam a crer na pregação deles e Paulo então os chama de insensatos lembrando-os de que o Espírito Santo começou a boa obra, portanto jamais eles poderiam ser aperfeiçoados pela carne. (Rm. 8:1-11)


3)                 As tribulações são em vão? (v.4) Paulo coloca em xeque todo o sofrimento dos gálatas, todas as tribulações pelo qual eles passaram e passariam por terem se convertido ao cristianismo. De vez em quando precisamos nos fazer essa mesma pergunta, pra não sermos vitimas do mesmo engano que Satanás colocou no coração dos nossos irmãos da região da Galácia. (Jo. 16:33).
4)                 O que as obras da lei não pôde fazer, mas a pregação da fé pode?

a)                 Sermos templo da habitação do Espírito Santo: (Jo. 14:15-17)
b)                 Sermos perfeito: (Mt. 5:48)
c)                  Operação de milagres: (Mc. 16:17-18)


CONCLUSÃO: SE OLHARMOS SÓ PARA AS OBRAS DA LEI ESTAREMOS FADADO AO FASCINIO E A INSENSATEZ, SEREMOS ENGANADOS E NÃO FAREMOS JUZ AO ESPIRITO DE DEUS DERRAADO SOBRE NÓS. A CARNE PREVALECERÁ, TODAS AS NOSSAS TRIBULAÇÕES SERÃO EM VÃO. FAÇAMOS ENTÃO USO DA PREGAÇÃO DA FÉ EM CRISTO JESUS E SEJAMOS TEMPLO DA HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, ALCANCEMOS A PERFEIÇÃO E QUE OS DONS ESPIRITUAIS SEJAM VISTOS EM NÓS ATRAVÉS DO NOSSO TESTEMUNHO VIVO PARA A GLORIFICAÇÃO DO NOSSO DEUS O SENHOR DOS SENHORES. AMÉM E AMÉM.


Pr. Nolêto – IEEA-MA.



     

Nenhum comentário: