segunda-feira, 21 de janeiro de 2013




Culto da Família – Dom – 13/01/2013
Texto: Sl 127:1-2 “ Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeaste; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. ”
Tema: “ CASA EDIFICADA POR DEUS ”
Temos nos preocupados muitas vezes com muitas coisas do tipo: O que comer, o que vestir, o que calçar, o emprego pra não perder, a casa pra não ser roubada, o carro pra não sujar, nem arranhar e as vezes esquecemos de dar a Deus e a sua obra o seu devido lugar em nossas vidas e também de levar Deus pra dentro de nossas casas e famílias.
O texto lido nos revela grandes ensinamentos no que diz respeito à família, e é portanto muito conveniente, já que temos por  costume aos domingos celebrar o culto da família. Davi desejou construir o templo de Deus, mas foi Salomão que ainda jovem recebeu de Deus, a grande e importante tarefa  de edificar o templo, e sendo ele um expert no que diz respeito à edificação, no Salmo que lemos faz um comparação entre a edificação de uma casa e uma família. Vejamos de forma alegórica o que podemos aprender com o texto:
1)                  ALICERCE OU FUNDAÇÃO: (Mt. 7:24-25) Esse texto ilustra muito bem como deve ser alicerçada uma família. Jesus é a Rocha, a Pedra Fundamental, a Pedra Angular (Ef. 2:20-22).
2)                 PAREDES: (Nm. 4:14) As paredes de uma casa são consideradas a proteção, quando erguemos as paredes da casa nos sentimos seguros e o Neemias encoraja o povo usando justamente esta expressão, o que prova que Deus estando em nossa casa, em nossa família estamos guardados, protegidos.
3)                 TELHADO OU LAJE: (Sl 91:1) “ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” O Salmo nos garante que teremos paz, tranquilidade e proteção, mesmo em meio as dificuldades ou em qualquer circunstância.
4)                LUZ OU LÂMPADAS: (Sl 119:105) “ Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. ” Uma casa bem edificada precisa ser bem iluminada, e a palavra de Deus é a melhor iluminação que podemos ter em nossa casa, em nosso lar, iluminando nossa família.
5)                 ÁGUA: (Jo. 7:38) “ Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. ” Da mesma forma como a água é imprescindível em uma casa, também é imprescindível na vida de um cristão, na vida de uma família, e as palavras do próprio Jesus são a nossa garantia.
 Quando Jesus se refere a Escritura, fala a respeito do que diz: (Is. 12:3) “ Vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.” Jesus é a nossa Salvação.
CONCLUSÃO: JESUS É A ROCHA ONDE DEVEMOS FUNDAMENTAR A NOSSA CASA, NOSSA FAMÍLIA. ELE É A PAREDE QUE NOS PROTEGE, É O TELHADO NOS COBRE E NOS FAZ SOMBRA, É LUZ PARA ILUMINAR NOSSOS CAMINHOS E FONTE DE ÁGUAS VIVAS QUE MATA NOSSA SEDE E NOS GARANTE A SALVAÇÃO.
Pr. Nolêto – IEEA – MA.

Nenhum comentário: