terça-feira, 1 de janeiro de 2013






Culto do Ano Novo – Seg – 31/12/2012
Texto: Fp. 3:13-14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma cousa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Tema: “ PROSSEGUINDO PARA O ALVO ”

Nem precisamos nos esforçar tanto, tentando lembrar o nosso último culto de ano novo, porque parece que foi ontem, os dias, o tempo tem passado com tanta pressa que ficamos muitas vezes pensando e fazemos comentários em rodas de conversa sobre esse assunto. Isso para nós os cristãos é a certeza que está cada vez mais próximo o dia em que o dono do tempo virá buscar a sua igreja, a noiva de Cristo. E isso é para nós motivo de muita alegria.

Mas a chegada do Ano Novo é sempre alvo de muitas expectativas, esperanças de um novo tempo, um futuro melhor, e normalmente é o que desejamos e ouvimos desejarem pra nós frases clássicas, jargões do tipo FELIZ ANO NOVO, PRÓSPERO ANO NOVO e vem acompanhado com as palavras tradicionais do tipo DEUS TE ABENÇOE, DEUS TE GUARDE, DEUS TE CUBRA DE BÊNÇÃOS, e na maioria das vezes sai da boca de pessoas que nem tem compromisso verdadeiro com Deus, mas o certo é que todos querem Deus e desejam tudo em nome de Deus. Muitas vezes sem se importar com o seu estado de intimidade e fidelidade com Deus ou lucidez, sensatez ou embriaguez. Porém precisamos aproveitar a oportunidade para refletirmos e falar sobre mudanças em nossas vidas. Nós precisamos traçar objetivos e alcançá-los nesse ano que se inicia pra que ele seja ais um ano de vitória. Vejamos o que essa palavra em Filipenses nos ensina:

1)                  O que passou, passou: (v -13) “ ...mas, uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam...” O primeiro passo  para a vitória é esquecer as coisas ruins que aconteceram no ano velho, lembremos só das boas. (1 Ts.5:21) “ Julgai todas as coisas, retende o que é bom”
É isso que o apostolo Paulo está sugerindo, as tribulações foram, são e sempre vão ser de grande importância, mas elas passam e nós aprendemos com elas, e isso é bom. As coisa boas vividas no ano velho são essas que devemos reter (aniversários, casamentos, presentes, viagens, passeios, formaturas, momentos especiais e etc. Vale até a pena lembrar dos nossos entes queridos que já partiram para a eternidade com Jesus, porque foram para a Glória. Devemos definitivamente esquecer, deixar pra trás tudo que nos afasta de Deus, que tira nossa comunhão com o Pai.

2) A ordem é avançar (v 13) “... e avançando para as coisas que estão diante de mim….” O tempo não para, e as coisas que deixamos de fazer ainda dá tempo de fazê-las, o que temos que conquistar é agora, e estamos diante de mais uma grande oportunidade, que é o inicio desse novo ano. Não podemos ficar parados, arrependidos por não termos feito. Enquanto há vida, há esperança. “ Chegou a nossa vez, chegou a nossa hora, é tempo de colher, é tempo de vitória ”. Deus está dando a cada um de nós neste ano novo mais uma grande oportunidade e nos alerta em Hb. 12:1-2 “ Portanto, também nos,  visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia; corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia(traição, desonra extrema), e está assentado à destra do trono de Deus. ” No ano que inicia aumente seu ciclo de amizades, corte os laços de inimizades, dificuldades de relacionamentos que te prendem, se achegue mais aos seus irmãos em Cristo, evangelize, seja testemunho vivo e ganhe almas, vidas pra Jesus. Assuma compromissos de oração, compromisso com a igreja, com a obra, adote um irmão ou novo convertido para cuidar. Avance.

3) Seja focado, convicto e prossiga para o alvo: (v 14) “...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ” Há uma recompensa te esperando, um prêmio, portanto tenha alvos distintos. Tenha alvos, tenha convicção do Deus que você serve. Paulo nos dá um grande exemplo em: (1 Co. 9:25-27) “ Todo atleta em tudo se domina; aqueles , para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado ” Assim como Paulo precisamos definir nossas metas, objetivos, propósitos para o ano que se inicia, precisamos nos disciplinar para alcançar essas metas, colocar Jesus à frente de todas elas. E essas definições tem que ser logo, não podemos deixar pra depois, senão quando despertarmos já chegou o Ano Novo de novo e não conquistamos por falta de foco.

CONCLUSÃO: O QUE PASSOU, PASSOU, A ORDEM É AVANÇAR, SEJA FOCADO, CONVICTO E PROSSIGA PARA O ALVO. A  FORMULA ESTÁ NO SALMO 37:3-5. AMÉM E AMÉM.
Avançando,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: