segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Culto da Família – Dom - 24/02/2013

Texto: Rm. 8:35-39 Tema: “ATITUDES QUE ESFRIAM A FÉ”
Todos sabem que normalmente os rios nascem em lugares altos e com toda a pureza de suas água, acabam por desaguar no mar, porém, esse trajeto que ele faz pra chegar até o mar, passa pelas florestas,vales, montanhas, cidades e acaba se contaminando, sendo poluído e perdendo sua pureza, sua força, sua beleza e se tornando estéreis, inférteis como é o caso do rio Tietê dentro da cidade de São Paulo. Assim dessa mesma forma sem tirar nem pôr é a Fé.
Hoje quero te levar a meditar na Palavra pra que possamos fortalecer a Fé daqueles que estão firmes, convictos e renovar a Fé daqueles que estão enfraquecidos, desmotivados, poluídos, contaminados, descaídos o semblante por causa dos vales, das montanhas, das muralhas que tiveram ou tem tido que atravessas todos os dias. Vejamos que ATITUDES ESFRIAM A FÉ.
1)                  DEIXAR DE ORAR: (Mt. 26:36-46) Alguns dizem que leem a Bíblia mas não entendem, outros dizem que não sabem ler, outros dizem que tem dificuldade visual. Pois bem, orar não tem mistério é só fazer igual Jesus fez (repetir as mesmas palavras pó três horas) e se você ainda insistir que não sabe orar leia ou peça pra alguém ler pra você Rm. 8:26 Quando deixamos de orar a Fé em nós esfria e isso é grave, pois causa morte espiritual.
2)                  DEIXAR DE LER A BÍBLIA: (2 Tm. 3:15-17) Por muito tempo neste país, a educação foi desvalorizada, porém de uns tempos pra cá, as oportunidades de vagas nas escolas públicas, o número de escolas públicas e a qualidade do ensino e das condições do ensino e do aprendizado incluindo as universidades públicas e particulares tem sido alvo dos olhos do governo. Justamente por esse motivo muita coisa tem modificado no pensamento, no entendimento e no conhecimento do povo, pois, o nível de analfabetismo e evasão escolar reduziu notadamente. Portanto em dias de hoje quase já não temos casos de pessoas que não sabem ler. E o texto diz exatamente isto, que ler a Palavra ensina, repreende para o bem, corrige, educa, justifica, aperfeiçoa, trás conhecimento, prepara e habilita para toda boa obra, ou seja, abrange tudo em nossas vidas incluindo a Fé. Desde menino ouço Sr. Adelson meu pai dizer: “ Quem não tem competência( conhecimento), não se habilita.”  Quando deixamos de orar e de ler a Bíblia a Fé esfria e isso é grave, pois, causa morte espiritual.
3)                  DEIXAR DE PROFESSAR EM QUEM VOCÊ CRÊ: (1 Jo. 5:10-15) Nós somos testemunhas de Cristo na terra, Temos em nós o compromisso de sermos testemunho vivo das mudanças através do agir de Deus em nossas vidas. E é demonstrando, pregando e vivendo o que pregamos que fazemos isso. Não podemos deixar de orar, de ler a Bíblia e de testemunhar com nossas vidas a Fé que temos, senão esfria e isso é grave e causa morte espiritual.
4)                  DEIXAR DE CONGREGAR: (Hb. 10:24-25) Cada um de nós é responsável pelo estimulo do nosso irmão para vir a igreja (liga pra ele, convida, pergunta se ele vai, que hora ele vai, como ele vai, oferece uma carona). Brasa fora da churrasqueira apaga. Se teu irmão tem duvida de como ele deve congregar ou o que é congregar explica pra ele, esclarece pra ele qual o resultado dele congregar e estar em comunhão com a igreja de Cristo. Leia com ele At. 2:42-47. Deixar de orar, ler a Bíblia, não professar em quem você crê e não congregar esfria a Fé e isso é grave, pois, causa morte espiritual.
CONCLUSÃO: NÃO SABIA ORAR? TE ENSINEI. NÃO PROFESSA EM QUEM VOCÊ CRÊ? PASSE A FAZER. NÃO SABE LER? NÃO TEM PROBLEMA. CONGREGA OUVE A PALAVRA E VIVE CONFORME A PALAVRA QUE OUVISTE. A TUA FÉ NÃO SE ESFRIARÁ E TU ALCANÇARÁS A SALVÇÃO, A VIDA ETERNA.
Pr. Nolêto – IEEA – MA.

Nenhum comentário: