segunda-feira, 4 de março de 2013

Tudo é Teu Senhor




Ministração da Palavra – IEEA-MA.
Culto de Ceia  - Dom - 03/02/2013.
Texto: Rm. 11:33-36 “(33) Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!(34) Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?(35) Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído(recompensado)?(36) Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! ”
Tema: “ TUDO É TEU SENHOR ”
O apostolo Paulo escreve a carta aos Romanos quando ainda residia em Corinto e é considerada a maior, mais rica e mais abrangente declaração de Paulo sobre o evangelho de Cristo levou grandes pensadores como: Agostinho, Wesley e Martin Lutero a se converterem ao Cristianismo de forma plena e verdadeira. Essa carta tem como principais temas a fé, a graça, a justificação, a santificação e a salvação e isso fez com que as vidas desses homens fossem transformadas e através desta carta nós e muitos outros temos sido transformados e Paulo no capitulo 11 escreve e entoa um cântico de adoração a Deus e nós vamos através deste hino ter uma visão mais abrangente do propósito, do poder e da soberania de Deus em nossas vidas aqui na terra.
Vale a pena ressaltar, que qualquer um morador da face da terra, pode ser abençoado ou amaldiçoado, coisas boas ou más podem acontecer com qualquer um, independente de ser ele um cristão ou não. Porque o sucesso ou o insucesso não diferencia a pessoa de fé. Porém é imprescindível que tenhamos a certeza de que quem rende graças ao Senhor por tudo que acontece ou conquista em sua vida é muito diferente daquele que diz: “ Tudo que tenho e tudo que conquisto é graças ao meu esforço próprio, é por causa da força do meu braço, é o resultado da minha competência ”
A vida de quem vive de dádivas divinas é muito diferente de quem vive de esforço próprio. Vejamos alguns detalhes que aprendemos com esse texto:
1) DELE SÃO TODAS AS COISAS: (Gn. 1:1, Ap. 22:13) Essa expressão DELE SÃO TODAS AS COISAS,  não significa PERTENCER, mas significa PROCEDER. Como exemplo podemos colocar os frutos de uma árvore, ou as águas de um rio. Não são deles, mas procedem deles. Portanto há uma necessidade de entendermos de uma vez por todas que tudo que temos ou receberemos procede do Senhor, ou seja,  são dádivas divinas e nós na verdade nem merecemos. Todas as vezes que acontecer algo de bom ou ruim conosco se lembrarmos de agradecer ao Senhor, veremos tanto as coisas boas como as ruins por outro prisma e seremos abençoados, porque essa gratidão significa pra Deus respeito e entendimento pela sua soberania. DELE SÃO TODAS AS COISAS (Ec. 2:22-26, 5:19) O que Deus quer de nós é que o coloquemos em primeiro lugar em tudo, que reconheçamos a sua soberania e desfrutemos de tudo o que é bom debaixo do sol e depois alcancemos a Salvação.
2) POR ELE SÃO TODAS AS COISAS: Esse texto não fala nada mais nada menos que: tudo que fazemos, tudo que pensamos, tudo que falamos, todo o nosso viver e proceder é e tem que ser por Ele (Jesus). Isto é uma afirmação para todos os seres viventes (Sl. 150:6 Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia.). Mas para os cristãos é regra, é norma, é formula, é bussola, é mandamento. (1 Co. 10:14-33) Aquilo que te é permitido, é licito e Edifique. Faça. Deus fica alegre, satisfeito quando seus filhos assim estão.
3) PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS: Salomão escreveu o livro de Eclesiastes e disse que “ tudo que há debaixo do sol é vaidade e correr atrás do vento ”. Porém ao lermos o livro de Eclesiastes não podemos deixar de perceber que todo o livro é escrito na primeira pessoa do singular “ eu ”: eu vi, eu fiz, eu conquistei, eu edifiquei, eu enriqueci, eu mandei fazer. O egocentrismo de Salomão aflorou de forma tremenda, a ponto dele esquecer que ninguém é feliz sozinho. Qual o sentido do ter, do fazer, do saber se não há com quem compartilhar. As coisas lá do alto são espirituais e depois que eu as recebo (DELE SÃO TODAS AS COISAS) elas fluem de dentro pra fora ou seja de dentro mim para fora de mim (POR ELE SÃO TODAS AS COISAS), sendo também de mim para Deus. E quando Deus recebe de mim ele me diz: Vai e compartilha com teu irmão, com o outro, com o teu próximo (PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS). At. 17:28a “ Pois nele vivemos, e nos movemos e existimos. ” A base de nossa caminhada com Deus é essa.
CONCLUSÃO:Entreguemos nossas vidas verdadeiramente ao  Senhor e digamos pra Ele, “ tudo o que tenho é teu, tudo o que sou é pra ti Senhor” porque Dele são todas as coisas, por Ele são todas as coisas, para Ele são todas as coisas, a Ele pois a glória eternamente. Amém.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.    

Nenhum comentário: