quarta-feira, 24 de abril de 2013

Betsaida não.Genesaré!



Ministração da Palavra – IEEA – MA
Culto da Família – Dom – 21/04/2013
Texto.: Mc. 6:45-53
Tema: “ Betsaida não. Genesaré ”

O Livro de Marcos foi escrito aos gentios e principalmente aos romanos. Por esse motivo não fala nada a respeito da genealogia de Jesus, esse Marcos era filho de uma família rica de Jerusalém (imagina a contenda familiar), foi amigo intimo de Pedro e foi um dos que acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária. Marcos é aquele que abandonou os amigos no meio da viagem e por isso Paulo não permitiu que ele fosse à segunda viagem missionária, porém anos depois eles estavam juntos fazendo a obra e quando o apostolo Paulo sentia o cheiro de sua própria morte, manda chamar Marcos pra ficar próximo dele, para lhe dar apoio. O que prova claramente que o perdão é pra ser liberado.

Pois bem, do verso 30 ao 44 do capitulo 6 do livro de Marcos, está relatado a multiplicação dos pães e dos peixes, alimentando pelo menos cinco mil homens, depois disto Jesus toma algumas decisões importantíssimas que podemos aprender muito com elas, vejamos:

1)                  Jesus lidera: (v 45) Ele determina quais são os próximos passos do grupo de discípulos, enquanto ele mesmo despedia a multidão (imagina como estava aquela multidão depois desse grandioso milagre), ou seja a parte mais difícil ficou pra Ele resolver. Então já sabemos a parte mais fácil  Jesus sempre vai deixar pra nós, Ele só vai fazer a difícil.
2)                 Jesus sobe ao monte para orar: (v 46) Ele devia estar muito cansado, afinal de contas não é fácil despedir uma multidão após um grande milagre, mas Ele foi agradecer ao Pai em oração. Esse precisa ser um hábito nosso.
3)                 Jesus socorre no momento certo e com outro milagre:(v 47-48,51) Deus não tarda e nem falha, chega sempre na hora certa. O socorro do Senhor sempre vem seguido de milagres, pois, quando fazemos a nossa parte ou seja aquilo que é possível, Ele faz o impossível que pra nós sempre é um milagre.(Sl. 30:5)
4)               Jesus lança fora todo medo: (v 49-50) Os gritos dos discípulos eram de extremo pavor, o mar é um lugar de demônios, todo pescador sabe disso e chama esses demônios de fantasmas. Mas os fantasmas, os medos são dissipados com a presença de Jesus. “ ...Tende bom ânimo!Sou eu. Não temais!
5)                Jesus quer mudar teu coração: (v 52) Os discípulos viram o milagre, participaram do milagre e não creram. Corações endurecidos, corações de pedra. Jesus quer transformar. Enxergue os milagres do Senhor na tua vida, creia e o teu coração será transformado.
6)                Betsaida não. Genesaré: (v45,53)O primeiro destino era Betsaida que significa “ casa de pesca”, Jesus pescou 3 grandes peixes lá (Pedro, André e Felipe). Depois que o coração dos discípulos foi transformado o destino foi Genesaré que significa “ nascimento”.

CONCLUSÃO: Jesus lidera, ora, faz milagre, socorre com milagres, lança fora todo fantasma, todo medo, anima, se apresenta como o Eu Sou, te manda pra Betsaida, transforma o teu coração e te leva pra Genesaré. Ele que mudar o curso da tua história, a pagina da sua vida. Creia e não temas.

Pr. Nolêto – IEEA –MA.

Nenhum comentário: