sexta-feira, 3 de maio de 2013

“ SOBERANIA E LIVRE ARBÍTRIO ”


Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Culto de Doutrina – Qua – 01/05/2013
Texto: Ap. 1:4-6 “ João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante de seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e,  pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! ”
Tema: “ SOBERANIA E LIVRE ARBÍTRIO ”
A soberania de Deus é incontestável, tanto para os judeus ortodoxos ou não, para os cristãos de qualquer denominação, para qualquer um dos teólogos in dependente de qualquer vertente. Pois, Deus reina absolutamente sobre tudo e sobre todos e usa de sua suprema e absoluta autoridade sobre o cosmos. Para isso o Senhor usa de seus direitos distintos, vejamos quais são eles:
1) DIREITO DA CRIAÇÃO: (Gn. 1:1-2) Quanto Deus criou os céus e a terra o universo já existia, porque também Deus é pré-existente, portanto todas as coisas existentes no céu e na terra pertencem a Deus. (Sl. 24:1-2, 1Co. 10:26).
2) DIREITO DE PRESERVAÇÃO: (Jó. 25, Dn. 4:1-3) Deus tem em suas mãos o controle de nossa existência e por isso a preserva. (Dt. 32:39; 1sm. 2:6-8, Sl. 104: 24-30)
3) DIREITO DE REDENÇÃO: O nosso Deus é o Supremo Juiz (Ec. 12:13-14; Is. 24:21; Sl. 96:10-13; Ap. 20:11-15)
Em relação ao Livre Arbítrio existem duas atenuantes fortíssimas que o caracterizam, pois, o que Deus dá, Ele não toma. Vejamos quais são:
1) LIBERDADE HUMANA: O livre arbítrio nada mais é do que o direito de livre escolha, constituído quando Deus deu criou o homem à sua imagem e semelhança, esse direito individual faz do ser humano o único responsável pelos seus atos. (Gn. 3:11-17) Adão escolheu pecar desobedecendo a Deus e sendo castigado por causa do seu ato. Outra prova da liberdade de escolha podemos encontrar no exemplo de Caim. (Gn. 4:7). O livre arbítrio é também um critério que Deus usa para a Salvação (Lc. 13:13). O arrependimento é um atributo único e individual e o homem é o divisor de água entre a condenação e salvação, por isso Deus orienta pra que todos se arrependam, mas só os que se arrependem alcançam misericórdia. (At. 17:30)
2) RESPONSABILIDADE HUMANA: a – Deus está isento de qualquer responsabilidade pelos atos pecaminosos do ser humano, pecar é ato exclusivo da vontade do homem e tem consequências (Tg. 1:12-15) b – Deus não impõe nada além dos limites do homem, por isso se o homem pecar tem que assumir as consequências (1Co. 10:13)  c – Deus não obriga o homem a servi-lo, mas ensina o caminho e deixa que o ser humano escolha servi-lo ou não (Hb. 10:26-27)

CONCLUSÃO: A SOBERANIA DE DEUS NÃO TIRA DO SER À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA O DIREITO DO LIVRE ARBÍTRIO, FAÇAMOS JUZ A ESSE DIREITO DE FORMA A NOS FAVORECER COM A SALVAÇÃO.

Pr. Nolêto – IEEA – MA>     

Nenhum comentário: