sábado, 31 de agosto de 2013

“ PORQUE DEUS SE CALA E NÃO SE MANIFESTA?”





Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Culto da Família – Dom – 18/08/2013.
Texto: 1Sm. 3:1 “ O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram frequentes”
Tema: “ PORQUE DEUS SE CALA E NÃO SE MANIFESTA?”
Como nós já sabemos Eli era o profeta e Samuel o moço que aprendia com ele, porque Ana sua mãe, o havia prometido a Deus ainda no ventre, e naquele tempo o Deus de Israel já não falava e nem se manifestava mais com frequência, e o que chama atenção é justamente isso porque o Espírito Santo não habitava no ser humano como em dias de hoje e era então muito comum Deus falar através dos profetas, juízes, sacerdotes e reis e se manifestar e se revelar em sonhos e visões espirituais, porém, estava entristecido com as práticas dos homens. Mas que práticas são essas que fazem Deus calar e deixar de se manifestar, de se revelar? Vejamos:
1) FALTA DE CUIDADO, ENTENDIMENTO E AMOR PELO PRÓXIMO: (1Sm. 1:12-15) O próprio sacerdote não se preocupou em perguntar o porque do sofrimento daquela mulher, não teve compaixão para entender a dor do próximo. Não alimentou a fé e nem se aliançou com ela em seu clamor. Esse desamor, descuido e falta de entendimento entre os seres humanos tem sido uma constante e entre os irmãos em Cristo, oportunidades cada vez mais frequentes, e isso desagrada a Deus e o impede que fale e que se manifeste em nós através do seu Espírito Santo. (Sl. 74:9-11). Quando nós mesmos não cuidamos uns dos outros Deus se cala, não se manifesta e não se revela pra nós.
2) POUCA IMPORTÂNCIA TEM A OBRA E AS COISAS DE DEUS: (1Sm. 2:12-17). As coisas de Deus tem que ter um primeiro lugar bem definido na vida do ser humano. E todas as coisas tem que ser consagradas a Ele. A escala de valores precisa ser seguida de forma justa (1º Deus, 2º Família, 3º Profissão, 4º Igreja), a obra de Deus é pra ser feita por nós que somos criados por suas mãos. Deus não fala, não se revela e nem manifesta o seu poder no meio daqueles que não dispensam o devido valor e importância que lhe é devida.(1Co. 14:40) “ Tudo porém, seja feito com decência e ordem”.
3) FALTA DE RESPEITO E FALTA DE VALORES INDIVIDUAIS: (1Sm. 2:22-25) Infelizmente são muitos os casos de infidelidade a Deus através da prostituição, lascívia, corrupção, adultério entre muitos outros dentro da igreja, isso se caracteriza como falta de respeito e valores individuais diante do Deus Criador. A santidade perde o valor no conceito do ser humano, quando ele deixa de temer a Deus e isso o leva há um lugar de tormento. O próprio Deus os ensurdecia, pois, tinha um propósito (v. 25). Enquanto isso: (v.26) “ Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.”
CONCLUSÃO: DEUS SE CALA E NÃO MANIFESTA O SEU PODER QUANDO FALTA CUIDADO, ENTENDIMENTO E AMOR ENTRE OS HOMENS, QUANDO O HOMEM NÃO DÁ O DEVIDO VALOR A DEUS E A SUA OBRA, QUANDO NÃO HÁ RESPEITO E FALTA DE SANTIDADE DIANTE DELE. (Hb. 10:26-31)

Pr. Nolêto – IEEA – MA. 

Nenhum comentário: