sábado, 31 de agosto de 2013

“ Icabô! Nunca.”




Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Culto da Família – Dom – 25/08/2013.
Texto: 1Sm. 4:12-22 Então, correu um homem de Benjamim, saído das fileiras, e, no mesmo dia, chegou a Siló; trazia rasgadas as vestes e terra sobre a cabeça. Quando chegou, Eli estava assentado numa cadeira, ao pé do caminho, olhando como quem espera, porque o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. Depois de entrar o homem na cidade e dar as novas, toda a cidade prorrompeu em gritos. Eli, ouvindo os gritos, perguntou: que alvoroço é esse? Então, se apressou o homem, e, vindo, deu as noticias a Eli. Era Eli da idade de noventa e oito anos; os seus olhos tinham cegado, e já não podia ver. Disse o homem a Eli; Eu sou o que sai das fileiras e delas fugi hoje mesmo. Perguntou-lhe Eli: que sucedeu, meu filho? Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, houve grande morticínio entre o povo, e também os teus dois filhos, Hofni e Finéias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada. Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era velho e pesado; e havia julgado Israel por quarenta anos. Estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próximo o parto, ouvindo estas novas, de que a arca de Deus fora tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. Ao expirar, disseram as mulheres que a assistiam: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa do seu sogro e do seu marido. E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.”
Tema: “ Icabô! Nunca.”
O texto narra um acontecimento trágico, com consequências diversas, em meio a todo esse caos, apenas uma coisa boa, o nascimento de Icabô, que seria a continuação da nação de Eli. Mas pra entendermos o real significado dessa tragédia é preciso sabermos um pouco mais a respeito da arca de Deus. Vejamos:
A arca da Deus havia sido construída no tempo de Moisés e acompanhou e povo de Israel no deserto e era feita de madeira de cetim, revestida de ouro por dentro e por fora, tinha aproximadamente 1,25m de comprimento, 0,75m de largura e 0,75m de altura e depois que Salomão construiu o Templo, seu lugar era no Santo dos santos e só o sacerdote podia ver a arca de Deus. Dentro da arca tinha: 1) O Manáh que serviu de alimento por 40 anos (só que dentro da arca não apodrecia), simbolizando Suficiência. 2) A vara de Arão que floresceu no deserto, simbolizando Soberania.(Nm. 17:1-10) 3) As tábuas da Lei simbolizando a Justiça. A arca de Deus simbolizava a Shekinah de Deus (a presença de Deus). Portanto quando a nora de Eli ouve a noticia relacionada a Arca da Aliança, vendo que seu cunhado, seu sogro e seu marido haviam morrido, dá a luz a um menino e o chama de “ Icabô” que é o mesmo que “ sem Gloria ”. Ter um filho naquela época era de suma importância ainda mais naquela circunstancia  que Icabô seria a perpetuação da nação de Eli, mas a preocupação daquela mãe foi com o fato da ausência da Arca da Aliança que significava a ausência da Glória de Deus. Vejamos:
Icabô é o mesmo que sem glória, onde está a glória? Onde está Deus?.
1) Porque Icabô (sem Glória): a) Desobediencia b) Idolatria c) Falta de zêlo com as coisas de Deus d) Todo tipo de pecado.
2) Porque Icabô (sem Glória) significa perda?: Porque sem a Gloria de Deus não temos alegria, não há comunhão, ficamos fracos e vulneráveis, facilmente derrotados pelo inimigo e perdemos o direito a vida eterna.
3) O que fazer para ter de volta a Glória de Deus:
a) Desperta (Ef. 5:13-21)
b) Compromisso e Arrependimento: Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele. Os Filisteus levaram a  arca de Deus de Ebenezer para Asdode de Asdode para Gaza, de Gaza para Asquelom, de Asquelom para Gate, de Gate para Ecrom e por onde a arca de Deus passou os homens que não morriam eram acometidos de uma praga de tumores, porém quando os Filisteus levaram a arca de Deus de volta ao povo de Israel e Samuel agora o sacerdote chama o povo ao arrependimento e então os Filisteus são derrotados  (1Sm. 7:2-6,12-14) Quer ter vitória diante das adversidades, diante do seu inimigo arrepende-te, abandona tudo que desagrada a Deus, congrega, clama ao Senhor, assume um compromisso com o Deus de Israel. (2Cr. 7:14)
CONCLUSÃO: A Shekinah de Deus acompanha a Suficiência, Soberania e a Justiça, portanto a desobediência, a idolatria, todo tipo de pecado, a falta de zelo pelas coisas de Deus, falta de compromisso e arrependimento causam o Icabô. Mas o Icabô! Nunca mais.

Pr. Cpl. Nolêto – IEEA –MA. 

Nenhum comentário: