segunda-feira, 17 de março de 2014


Ministração da Palavra – IEEA-MA.
Texto: Jo. 14:27 “ Deixo-vos a paz,a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”
Tema: EIRÊNÊ (Grego), SHALON (Hebraico), PAZ (Português)
Jesus muito antes de deixar a paz conosco, de entregar a sua paz a nós fez inúmeras considerações e todo o capitulo 14 e de orientação, conselhos, encorajamento, promessas e quando fala da paz, Ele é enfático, faz uma importantíssima separação entre a paz do mundo e a sua paz. E é sobre isso que vamos meditar hoje, vejamos:
O texto lido fala de paz, que em grego falamos EIRÊNÊ e no hebraico falamos SHALON; em síntese a paz que o mundo dá significa “ausência de guerra”, o mesmo que tranquilidade, sossego, comunhão, harmonia. Porém a que Jesus a dá significa unir/colar, ausência de conflitos e perturbações na vida espiritual, moral, social e na vida como um todo, que só é conquistada através da comunhão com o Espírito Santo. As diferenças práticas são um abismo.
1)             O MUNDO ESTÁ EM TREVAS: O fato de o mundo estar em trevas é o anuncio da proximidade do retorno do noivo (JESUS) para vir buscar a (NOIVA) igreja. (Mt. 24:7-8), mas a certeza da proximidade é maior ainda nos últimos dias que temos vivido (Mt. 24: 9-14). As provas mais concretas de que o mundo está em trevas além do texto, são o surgimento de todos os tipos de males, enfermidades, distúrbios emocionais do tipo: Ódio, ansiedade, estresse, câncer de todo tipo e etc. No século XX vivemos duas grandes mundiais e mesmo tendo sido feito um acordo de PAZ através da ONU, nenhum acordo concreto é possível entre palestinos e israelenses (Mt. 23:37-39). E o mundo continua em trevas e em busca da paz que o mundo pode dar, em busca de uma utopia chamada paz,  ou seja “ ausência de guerra”.
2)             O QUE FAZER PARA RECEBER EIRÊNÊ (PAZ DE DEUS):
a - Conhecer Deus: (Jo. 22:21)
b- Confiar em Deus: (Sl 37:1-9)
c- Meditar na Palavra de Deus: (Sl. 119:165)
d- Fazendo uma Nova Aliança: (Rm 5:1, Ef. 2:11-18)
3)             SHALON (A PAZ DE DEUS) É SINAL DE BENÇÃO: (Fp. 4:4-7) a Paz de Deus não é um privilégio de alguns, pelo contrário é para todos que querem. A Paz de Deus não é Efêmera (passageira, transitória, momentânea) pelo contrário ela é superior, ela excede e ultrapassa todas as barreiras.
CONCLUSÃO: JESUS É UM DEUS DE PAZ E ESSA PAZ QUE SÓ ELE DÁ, SÓ É POSSÍVEL ATRAVÉS DO ESPIRITO SANTO, POR ISSO O HOMEM É O ÚNICO SER CRIADO POR DEUS, DOTADO DAS DUAS NATUREZAS (TERRENA E CELESTIAL) PRA QUE O ESPIRITO DO HOMEM ENTRE ME COMUNHÃO COM O ESPIRITO DE DEUS, TODO E QUALQUER OUTRO TIPO DE PAZ É UTOPIA.

Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: