quarta-feira, 23 de julho de 2014


Ministração da Palavra.
Culto da Familia – Dom – 20/07/2014
Texto: Pv. 24:10-12 “ Se te mostras fraco no dia da angustia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?”

Tema: “ CONVOCAÇÃO GERAL”

Nesse Provérbio, o grande sábio Salomão convoca o povo a uma reflexão profunda e hoje fala conosco de forma tremenda, em meio a esta CAMPANHA do + 1, O Senhor está nos convocando a fazer a diferença, está nos convocando a chamar a responsabilidade para cada um de nós, está nos convocando a justificar o codinome de PESCADOR DE ALMAS.
Vejamos que grandes homens da Bíblia e de Deus se mostraram fracos no momento da angústia, como está descrito no V. 10. Homens tipo JACÓ (Gn. 42:36), DAVI (1Sm. 27), JONAS (Jn. 4) e até mesmo ELIAS (1Rs. 19:3-4), e baseado nessas fraquezas é que o Senhor nos fala hoje e até nos cobra no V. 11 nos fazendo lembrar que não devemos falhar no resgate dos inocentes, dos que estão indo para morte e o que eu considero mais importante pra igreja Eterna Aliança, são três pontos importantíssimos:
1 – PONDERAR: (v 12a) “Se disseres: Eis que o não sabemos; porventura, aquele que pondera os corações não o considerará?”  Deus pondera de forma a considerar cada um dos nossos pensamentos e intenções. Tudo é monitorado pelo Todo Poderoso (Jr. 17:10, Ap. 2:23) A omissão é um crime para Deus. Fazer errado tentando acertar é ruim, mas deixar de fazer é pior.
2 – ATENTAR: (v 12b) “ ...e aquele que atenta para a tua  alma não saberá?...” É fácil e possível enganar o homem, mas a Deus é impossível, pois nada esta encoberto aos seus olhos.  Vejamos o Sl. 121. É uma palavra que transmite segurança, confiança, coragem, porém sendo dessa forma nunca estamos sós, portanto, vejamos: Mt. 10:26.
3 – JULGAR: (v 12c) “...Não pagará ele ao homem conforme a sua obra?.” Nenhum de nós tem o direito ou dever de julgar, cabe somente a Deus essa pratica, porque independente de qualquer coisa somos todos iguais perante Deus. (Rm 2:11) “ Porque para com Deus não há acepção de pessoas”. Essa igualdade perante Deus nos coloca em pé de igualdade entre nós, isso significa que a Parusia de Cristo (retorno de Cristo) é que fará diferença entre nós. Vejamos 2Co. 5:1-10.

CONCLUSÃO: O SENHOR ESTÁ NOS CONVOCANDO A PONDERAR, ATENTAR E NÃO JULGAR, MAS AUMENTAR O SEU EXERCITO AQUI NA TERRA  E CADA UM SERÁ VISTO, LEMBRADO E POR FIM  JULGADO POR ELE.


Pr. Cpl. Nolêto.         

Nenhum comentário: