segunda-feira, 7 de julho de 2014



Ministração da Palavra.
Culto de Ceia – Dom – 06/07/2014.
Texto: Jr. 18:1-6 “Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou a mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
Tema: “ VASO É UMA COISA, VASILHA É OUTRA COISA”
Jeremias começou a profetizar no reinado de Josias e continuou no reinado de Zedequias filho de Josias, profetizou 41 anos e foi mal interpretado por todos, sendo então considerado o profeta das desgraças e o profeta das lagrimas, mesmo sendo perseguido e preso não abriu mão de fazer a obra que Deus havia confiado em suas mãos e sempre demonstrou ser muito obediente ao seu SENHOR; Aprendamos um pouco com ele. Vejamos 4 palavras chaves:

A)                QUEM É O BARRO?:  Naquele tempo o barro era considerado o povo de Israel e hoje somos nós. Os homens desse tempo, segundo Gn. 2:7 ” Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” e o nosso fim já foi determinado desde o princípio. Gn. 3:19 “ Do suor de teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. ENTÃO QUEM SOMOS SEM DEUS? NADA.
Para ilustrar: Pr. Yossef Akiva em uma de suas pregações comenta que o Deus vê o homem como árvores plantadas com o objetivo de gerar frutos, pois nós somos visto por Deus como sementes que frutificarão. (base: Mc. 8:22-26)
B)           PRA QUE SERVE A RODA? (V:3) A roda na verdade é um instrumento, uma das ferramentas usada pelo oleiro para fazer e moldar o barro afim de torna-lo um vaso perfeito. A RODA em nossas vidas são as adversidades, as circunstâncias, as tribulações, os espinhos na carne, as lixas, as decepções e ingratidões entre tantas outras coisas que somos muitas vezes obrigados a passar, porém temos uma certeza que está descrita em: Rm.8:28 “ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
C)                QUEM É O OLEIRO? (V:4-6) Deus se posiciona como o oleiro, que prepara o barro assim como no Gênesis, usa as dificuldades como roda, como instrumento, ferramenta para moldar e modelar cada um de nós, segundo o seu propósito, e mesmo que haja falhas corrige e começa de novo.
D)                QUEM É O VASO? (V:4) É o barro preparado, amassado, que passa pela roda e é moldado pelas mãos do oleiro e vira vasilha, então é quebrado e refeito, remodelado e transformado em vaso de honra segundo o propósito do oleiro.
CONCLUSÃO: SOMOS PÓ E AO PÓ VOLTAREMOS, MAS ENQUANTO NÃO VOLTAMOS PODEMOS SER TRANSFORMADOS EM VASOS DE HONRA, POREM SÓ HÁ UMA FORMA:  PASSAR PELAS MÃOS (DIFICULDADES) DO OLEIRO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO E PRA PASSAR PELAS MÃOS DO OLEIRO, TEM QUE ESTAR NA OLARIA. VEJAMOS O QUE DISSE JESUS USANDO O MESMO PRINCÍPIO: Jo. 15:5 “ Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Pr. Cpl. Nolêto.



Nenhum comentário: