segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

“ CEIA E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA , SÃO A MESMA COISA ”





Culto de Ceia – Dom – 30/12/2012
Texto: Mt 26: 14-30, 1 Co. 11:23-32.
Tema: “ CEIA E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA , SÃO A MESMA COISA ”
Lemos o texto em Mateus pra mostrar que o que Paulo fala aos Coríntios são palavras de Jesus, e quando Paulo explica a finalidade da CEIA DO SENHOR aos Coríntios ele quer deixar claro que não é apenas um mero ritual sem valor ou uma vã repetição como uma reza qualquer, e sim uma refeição cerimonial como uma forma de cultuar, louvar e adorar ao Senhor Jesus. A Ceia do Senhor é como a própria palavra nos garante uma ordenança do Senhor.
1)                  “...EU RECEBI DO SENHOR...”: (v 23) É importante ressaltar essa escrita de Paulo porque Jesus no revelou aos 12 discípulos(12 apóstolos) todo o ritual da Ceia, mas para Paulo foi entregue em revelação, o que o transforma em apostolo igual aos outros.( porque a teologia defende, que para ser apostolo precisa ter andado, conhecido Jesus). (Gl. 1:11-12) “ Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” Paulo fez questão de mostrar propriedade, intimidade com Jesus. Participar da Ceia do Senhor nos trás propriedade, intimidade com Jesus.
2)                  “... NA NOITE EM QUE FOI TRAIDO...” (v 23) Vejamos o que Paulo diz nos versos anteriores: (1 Co. 11:17-22) Partindo do principio de que a Ceia do Senhor além de ser um ordenança é um culto de louvor, adoração em memória da morte do Senhor Jesus por todos, essa bagunça da qual Paulo fala é verdadeiramente uma falta de respeito, reverencia, amor e muitas outras coisas, ou seja, o meu Deus se entregou por mim depois de ter sido traído e eu agora faço pouco caso disso. É difícil entender a atitude de certos cristãos em relação à Ceia.
3)                 “ E TENDO DADO GRAÇAS, O PARTIU E DISSE: ISTO É O MEU CORPO... ”(v 24) Paulo lembra as palavras escritas no livro do profeta Isaías 53: 1-9. Foi por mim e por você.
4)                “... ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE...”(v 25) No livro do Ex. 24:8,Moisés usa o sangue de animais para aspergir sobre o povo, como uma forma de aliança do concerto de Deus com os homens. Mas essa aliança foi quebrada por causa da desobediência do povo de Israel e Deus promete outra aliança em Jr. 31:31-34. Mas este cálice que Jesus se refere na Ceia é completamente diferente de todas as outras alianças, ele é o seu próprio sangue derramado e não há concerto, aliança melhor que essa. (Hb. 7:22) “ de tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador” É melhor porque não é o sangue de animais, não precisou de sacerdotes como Moisés, não alcançou só o povo de Israel é para todas as nações e não tem validade, é até a sua segunda vinda.
5)                “...ANUNCIAIS A MORTE DO SENHOR...”(v 26) A Ceia é anuncio de morte e vida, todo aquele que participa da ceia está concordando com sua própria  morte e novo nascimento (Gl. 2:20) “ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.
CONCLUSÃO: A CEIA DO SENHOR É LOUVOR, ADORAÇÃO, CULTO, ANUNCIO DE MORTE E DE VIDA, É LIBERDADE, É LEMBRANÇA DE SOFRIMENTO MAS DE AMOR PARA QUE ALCANCEMOS GRAÇA E FAVOR, SALVAÇÃO, A GLÓRIA, A MORADA CELESTE. AMÉM.
Grato,
Pr. Nolêto – IEEA-MA,

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Escala do Ministério de Louvor Janeiro/2013





02/01 – Quarta – Rute, Ellen
04/01 – Sexta – Rute, Ellen
06/01 – Domingo – Rute, Marcélia, Ellen
09/01 – Quarta – Sansarah, Rute
11/01 – Sexta – Sansarah, Rute
13/01 – Domingo – Rute, Sansarah, Ellen
16/01 – Quarta – Sansarah, Marcélia
18/01 – Sexta – Sansarah, Marcélia
20/01 – Domingo – Rute, Sansarah, Ellen
23/01 – Quarta – Sansarah, Rute
25/01 – Sexta – Sansarah, Rute
27/01 – Domingo – Rute, Marcélia, Ellen
30/01 – Quarta – Sansarah, Marcélia

terça-feira, 25 de dezembro de 2012



Culto da Família – Dom – 23/12/2012 – Natal
Texto: Lc. 2:7-14
Tema: “O VERDADEIRO NATAL ”
Se sairmos a noite em nossa cidade, teremos facilidade de reconhecer  algumas manifestações consideradas natalinas, tipo: Decorações com luzes (lâmpadas coloridas), árvores, bolas, estrelas, presépios e se encontrarmos conhecidos ou conhecermos alguém nesses dias com certeza desejaremos: Boas festas, feliz natal e próspero ano novo. Se formos ao shopping ou supermercados encontraremos vários artigos que se referem ao período natalino e veremos muitas pessoas dizendo terem sido tocadas pelo espírito natalino, o que as torna mais generosas, solidarias, altruístas e etc. Mas o que significa mesmo o natal? Qual o verdadeiro Natal?
1)                 NADA MUDOU: (v 7) “ e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” No natal dos dias atuais que todos sabem que o Salvador já nasceu (naquele tempo poucos sabiam). Tem lugar para  árvore, luzes coloridas, estrelas, papais e mamães noeis, festas, banquetes e etc. Só não há reserva  e o menos lembrado é Jesus que é o verdadeiro natal. Há sim uma necessidade de reservar lugar especial, principal para Jesus, O VERDADEIRO NATAL. Este não pode ser esquecido. É preciso priorizar o lugar de Jesus em nossas vidas e parar de enganar a nós mesmos, dizendo que não temos tempo, que estamos muito cansados, que estamos trabalhando demais e tantas outras desculpas. Ele não mudou e quer ser adorado.
2)               NATAL É SINÔNIMO DE SALVAÇÃO:(v 11) “ é que hoje vos nasceu, na cidade de David, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Jesus começa a viver a vida de homem e começa a sentir todas as aflições, angustias, sofrimentos, tribulações que o ser humano passa. Experimenta tudo isso e mesmo sendo Deus, não abre mão do seu propósito de fazer uma eterna aliança com o ser humano, sua criação e etc (Mt. 9:36) “ Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor.”  Natal é o resultado de uma promessa de Deus para com os homens e um convite ao arrependimento. (Is. 55:3,6-11)
3)               NATAL TAMBÉM É SINÔNIMO DE SIMPLICIDADE: (v 12) “ E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura” Jesus o Salvador, o Rei dos Reis não nasceu em palácios e nem em uma grande e famosa maternidade e sim numa manjedoura em uma estrebaria, significando simplicidade, o que prova que o relacionamento do homem com Deus é algo simples, que não precisa ser importante ou famoso pra ser salvo, basta ser humilde(humildade não é pobreza, é nobreza). Manjedoura, estrebaria significa que Jesus não faz distinção de condições sócio-educativo-financeiras. O Natal assim como o Salvador é pra todos.
CONCLUSÃO: NATAL É MUITO MAIS DO QUE O MUNDO APREGOA, NATAL É SALVAÇÃO, É PROMESSA, É ALIANÇA ETERNA, É SIMPLICIDADE. O MUNDO INTEIRO COMEMORA O NATAL, MAS NÓS TEMOS QUE COMEMORAR DE FORMA QUE O SAVADOR TEM A PRIMAZIA EM NOSSA FESTA QUE É O LUGAR CERTO. ISTO SIM É O VERDADEIRO NATAL.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012



Ministração da Palavra – IEEA-MA
Culto da Família – Dom – 16/12/2012
Texto: II Reis 20:1-5 “ 1 - NAQUELES dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 - Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: 3 - Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 4 - Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: 5 - Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.”
Tema: “ PÕE EM ORDEM A TUA CASA ”

Vivemos dias muito difíceis, em que o ativismo diário tem nos tirado o sossego, a paciência, a tranquilidade e principalmente o tempo. Há dias em que queríamos que o dia fosse mais longo pra dar tempo de resolver tudo, pois não foi possível cumprir toda a agenda, consequentemente a noites que queríamos que fossem muito mais longa, pois o nosso corpo e mente pede descanso e nós não podemos permanecer descansando. Isso tudo nos levará certamente a um nível de stresse, fadiga, desgaste físico e mental tão elevado que adoeceremos e nos veremos na mesma condição do rei Ezequias, Não sabemos ao certo o que Deus quis dizer a Ezequias com: “ Põe ordem em tua casa”. Podemos imaginar tipo: Pague suas contas, peça perdão para aqueles que tu sabes que magoaste, prega logo para tua família e pra toda tua parentela, te converte e tantas outras coisas. Mas aprendamos com Ezequias alguns pontos importantes em nossas vidas que devemos por em ordem:
1.PÕE EM ORDEM A TUA CASA ESPIRITUAL: (V-3) “ Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo ” Ezequias tinha certeza de sua fidelidade para com Deus e sabia que espiritualmente a casa dele estava em ordem, mas mesmo assim, se humilhou perante Deus, virou o rosto pra parede e buscou a face de Deus. Precisamos fazer uma auto análise de nossa comunhão com Deus, como está nossa vida espiritual, afinal somos casa do Senhor. E a nossa casa que é também um local de descanso, comunhão e harmonia com o Senhor, tem sido um local espiritualmente alimentado, ou estamos sem tempo também pra ficar em casa e buscarmos a face de Deus junto com a família? Será que apenas poucas palavras e muito choro moveria o coração de Deus a ponto dEle acrescentar dias em nossa existência aqui na terra, como fez com Ezequias?
2. PÕE EM ORDEM A TUA (CASA)VIDA CONGREGACIONAL: (Hb. 2:12)  No verso 3 Ezequias faz menção da sua fidelidade para com Deus, o que significa que ele cumpria todas as suas obrigações para com a obra do Senhor, em Mt. 6:31-33 há um lembrete para os servos de Deus desse tempo chamado hoje. Deus está nos cobrando um posicionamento em relação a sua obra, Ele quer que coloquemos a vida congregacional em ordem. Há uma necessidade de termos compromisso com a obra de Deus,  maior ou igual ao que temos com todos as nossas outras atividades. Ezequias chorou muitíssimo, mas antes mesmo que o profeta Isaias saísse da cidade,  Deus disse volta e fala novamente com meu servo e dize-lhe: (II Reis 20:4-6)
3.PÕE EM ORDEM A TUA CASA (VIDA)PROFISSIONAL, SENTIMENTAL, PESSOAL, MATRIMONIAL E ETC: (V-3) Fidelidade, inteireza de coração e retidão perante os olhos de Deus. Ezequias tinha convicção do compromisso que tinha com Deus. Quando o rei Ezequias assumiu o trono o templo estava fechado e ele mandou abrir, restabeleceu o culto ao Senhor, celebrou a Páscoa que a muitos anos não era celebrada, ordenou a coleta de dízimos e ofertas para o sustento da casa do Senhor e dos sacerdotes e levitas e todas as vezes que ia pra batalha, antes orava ao Senhor Deus de Israel. Tudo isso era aceito e bem visto aos olhos do Senhor. E Ezequias mesmo disse em sua oração que tudo que ele era fiel, coração integro e tudo que ele fazia era reto. Assim somos nós em dias de hoje, pensamos que somos fiéis, íntegros e tudo que fazemos e reto diante os olhos do Senhor, pensamos que fazemos muito para o Senhor e sua obra, pensamos que estamos agradando em tudo ao Senhor.  Porém é preciso rever nossos conceitos e atitudes em relação a vida profissional, sentimental, pessoal, matrimonial familiar e etc.  Temos que deixar de fazer as coisas só do nosso jeito, da nossa vontade e passar a fazer conforme a vontade de Deus. Temos que ser um como o Pai em Cristo é. (Mc. 3:24-25, Lc. 16:13), É necessário priorizar e dar a devida importância às coisas do Reino de Deus.
CONCLUSÃO: DEUS ESTÁ NOS CHAMANDO PARA UM NOVO TEMPO, UM TEMPO DE BENÇÃO, UM TEMPO DE PROSPERIDADE, UM TEMPO DE PAZ E DE LONGANIMIDADE DE DIAS,MAS PRECISAMOS COLOCAR A CASA EM ORDEM. CADA COISA E CADA PESSOA NO SEU DEVIDO LUGAR JUNTOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS. PRECISAMOS CRESCER, MULTIPLICAR, PORÉM JUNTOS FIC MUITO MAIS FÁCIL, POIS, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Pr. Nolêto – IEEA-MA.