terça-feira, 25 de dezembro de 2012



Culto da Família – Dom – 23/12/2012 – Natal
Texto: Lc. 2:7-14
Tema: “O VERDADEIRO NATAL ”
Se sairmos a noite em nossa cidade, teremos facilidade de reconhecer  algumas manifestações consideradas natalinas, tipo: Decorações com luzes (lâmpadas coloridas), árvores, bolas, estrelas, presépios e se encontrarmos conhecidos ou conhecermos alguém nesses dias com certeza desejaremos: Boas festas, feliz natal e próspero ano novo. Se formos ao shopping ou supermercados encontraremos vários artigos que se referem ao período natalino e veremos muitas pessoas dizendo terem sido tocadas pelo espírito natalino, o que as torna mais generosas, solidarias, altruístas e etc. Mas o que significa mesmo o natal? Qual o verdadeiro Natal?
1)                 NADA MUDOU: (v 7) “ e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” No natal dos dias atuais que todos sabem que o Salvador já nasceu (naquele tempo poucos sabiam). Tem lugar para  árvore, luzes coloridas, estrelas, papais e mamães noeis, festas, banquetes e etc. Só não há reserva  e o menos lembrado é Jesus que é o verdadeiro natal. Há sim uma necessidade de reservar lugar especial, principal para Jesus, O VERDADEIRO NATAL. Este não pode ser esquecido. É preciso priorizar o lugar de Jesus em nossas vidas e parar de enganar a nós mesmos, dizendo que não temos tempo, que estamos muito cansados, que estamos trabalhando demais e tantas outras desculpas. Ele não mudou e quer ser adorado.
2)               NATAL É SINÔNIMO DE SALVAÇÃO:(v 11) “ é que hoje vos nasceu, na cidade de David, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Jesus começa a viver a vida de homem e começa a sentir todas as aflições, angustias, sofrimentos, tribulações que o ser humano passa. Experimenta tudo isso e mesmo sendo Deus, não abre mão do seu propósito de fazer uma eterna aliança com o ser humano, sua criação e etc (Mt. 9:36) “ Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor.”  Natal é o resultado de uma promessa de Deus para com os homens e um convite ao arrependimento. (Is. 55:3,6-11)
3)               NATAL TAMBÉM É SINÔNIMO DE SIMPLICIDADE: (v 12) “ E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura” Jesus o Salvador, o Rei dos Reis não nasceu em palácios e nem em uma grande e famosa maternidade e sim numa manjedoura em uma estrebaria, significando simplicidade, o que prova que o relacionamento do homem com Deus é algo simples, que não precisa ser importante ou famoso pra ser salvo, basta ser humilde(humildade não é pobreza, é nobreza). Manjedoura, estrebaria significa que Jesus não faz distinção de condições sócio-educativo-financeiras. O Natal assim como o Salvador é pra todos.
CONCLUSÃO: NATAL É MUITO MAIS DO QUE O MUNDO APREGOA, NATAL É SALVAÇÃO, É PROMESSA, É ALIANÇA ETERNA, É SIMPLICIDADE. O MUNDO INTEIRO COMEMORA O NATAL, MAS NÓS TEMOS QUE COMEMORAR DE FORMA QUE O SAVADOR TEM A PRIMAZIA EM NOSSA FESTA QUE É O LUGAR CERTO. ISTO SIM É O VERDADEIRO NATAL.

Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: