terça-feira, 18 de dezembro de 2012



Ministração da Palavra – IEEA-MA
Culto da Família – Dom – 16/12/2012
Texto: II Reis 20:1-5 “ 1 - NAQUELES dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 - Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: 3 - Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 4 - Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: 5 - Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.”
Tema: “ PÕE EM ORDEM A TUA CASA ”

Vivemos dias muito difíceis, em que o ativismo diário tem nos tirado o sossego, a paciência, a tranquilidade e principalmente o tempo. Há dias em que queríamos que o dia fosse mais longo pra dar tempo de resolver tudo, pois não foi possível cumprir toda a agenda, consequentemente a noites que queríamos que fossem muito mais longa, pois o nosso corpo e mente pede descanso e nós não podemos permanecer descansando. Isso tudo nos levará certamente a um nível de stresse, fadiga, desgaste físico e mental tão elevado que adoeceremos e nos veremos na mesma condição do rei Ezequias, Não sabemos ao certo o que Deus quis dizer a Ezequias com: “ Põe ordem em tua casa”. Podemos imaginar tipo: Pague suas contas, peça perdão para aqueles que tu sabes que magoaste, prega logo para tua família e pra toda tua parentela, te converte e tantas outras coisas. Mas aprendamos com Ezequias alguns pontos importantes em nossas vidas que devemos por em ordem:
1.PÕE EM ORDEM A TUA CASA ESPIRITUAL: (V-3) “ Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo ” Ezequias tinha certeza de sua fidelidade para com Deus e sabia que espiritualmente a casa dele estava em ordem, mas mesmo assim, se humilhou perante Deus, virou o rosto pra parede e buscou a face de Deus. Precisamos fazer uma auto análise de nossa comunhão com Deus, como está nossa vida espiritual, afinal somos casa do Senhor. E a nossa casa que é também um local de descanso, comunhão e harmonia com o Senhor, tem sido um local espiritualmente alimentado, ou estamos sem tempo também pra ficar em casa e buscarmos a face de Deus junto com a família? Será que apenas poucas palavras e muito choro moveria o coração de Deus a ponto dEle acrescentar dias em nossa existência aqui na terra, como fez com Ezequias?
2. PÕE EM ORDEM A TUA (CASA)VIDA CONGREGACIONAL: (Hb. 2:12)  No verso 3 Ezequias faz menção da sua fidelidade para com Deus, o que significa que ele cumpria todas as suas obrigações para com a obra do Senhor, em Mt. 6:31-33 há um lembrete para os servos de Deus desse tempo chamado hoje. Deus está nos cobrando um posicionamento em relação a sua obra, Ele quer que coloquemos a vida congregacional em ordem. Há uma necessidade de termos compromisso com a obra de Deus,  maior ou igual ao que temos com todos as nossas outras atividades. Ezequias chorou muitíssimo, mas antes mesmo que o profeta Isaias saísse da cidade,  Deus disse volta e fala novamente com meu servo e dize-lhe: (II Reis 20:4-6)
3.PÕE EM ORDEM A TUA CASA (VIDA)PROFISSIONAL, SENTIMENTAL, PESSOAL, MATRIMONIAL E ETC: (V-3) Fidelidade, inteireza de coração e retidão perante os olhos de Deus. Ezequias tinha convicção do compromisso que tinha com Deus. Quando o rei Ezequias assumiu o trono o templo estava fechado e ele mandou abrir, restabeleceu o culto ao Senhor, celebrou a Páscoa que a muitos anos não era celebrada, ordenou a coleta de dízimos e ofertas para o sustento da casa do Senhor e dos sacerdotes e levitas e todas as vezes que ia pra batalha, antes orava ao Senhor Deus de Israel. Tudo isso era aceito e bem visto aos olhos do Senhor. E Ezequias mesmo disse em sua oração que tudo que ele era fiel, coração integro e tudo que ele fazia era reto. Assim somos nós em dias de hoje, pensamos que somos fiéis, íntegros e tudo que fazemos e reto diante os olhos do Senhor, pensamos que fazemos muito para o Senhor e sua obra, pensamos que estamos agradando em tudo ao Senhor.  Porém é preciso rever nossos conceitos e atitudes em relação a vida profissional, sentimental, pessoal, matrimonial familiar e etc.  Temos que deixar de fazer as coisas só do nosso jeito, da nossa vontade e passar a fazer conforme a vontade de Deus. Temos que ser um como o Pai em Cristo é. (Mc. 3:24-25, Lc. 16:13), É necessário priorizar e dar a devida importância às coisas do Reino de Deus.
CONCLUSÃO: DEUS ESTÁ NOS CHAMANDO PARA UM NOVO TEMPO, UM TEMPO DE BENÇÃO, UM TEMPO DE PROSPERIDADE, UM TEMPO DE PAZ E DE LONGANIMIDADE DE DIAS,MAS PRECISAMOS COLOCAR A CASA EM ORDEM. CADA COISA E CADA PESSOA NO SEU DEVIDO LUGAR JUNTOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS. PRECISAMOS CRESCER, MULTIPLICAR, PORÉM JUNTOS FIC MUITO MAIS FÁCIL, POIS, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: