segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

“ CEIA E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA , SÃO A MESMA COISA ”





Culto de Ceia – Dom – 30/12/2012
Texto: Mt 26: 14-30, 1 Co. 11:23-32.
Tema: “ CEIA E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA , SÃO A MESMA COISA ”
Lemos o texto em Mateus pra mostrar que o que Paulo fala aos Coríntios são palavras de Jesus, e quando Paulo explica a finalidade da CEIA DO SENHOR aos Coríntios ele quer deixar claro que não é apenas um mero ritual sem valor ou uma vã repetição como uma reza qualquer, e sim uma refeição cerimonial como uma forma de cultuar, louvar e adorar ao Senhor Jesus. A Ceia do Senhor é como a própria palavra nos garante uma ordenança do Senhor.
1)                  “...EU RECEBI DO SENHOR...”: (v 23) É importante ressaltar essa escrita de Paulo porque Jesus no revelou aos 12 discípulos(12 apóstolos) todo o ritual da Ceia, mas para Paulo foi entregue em revelação, o que o transforma em apostolo igual aos outros.( porque a teologia defende, que para ser apostolo precisa ter andado, conhecido Jesus). (Gl. 1:11-12) “ Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” Paulo fez questão de mostrar propriedade, intimidade com Jesus. Participar da Ceia do Senhor nos trás propriedade, intimidade com Jesus.
2)                  “... NA NOITE EM QUE FOI TRAIDO...” (v 23) Vejamos o que Paulo diz nos versos anteriores: (1 Co. 11:17-22) Partindo do principio de que a Ceia do Senhor além de ser um ordenança é um culto de louvor, adoração em memória da morte do Senhor Jesus por todos, essa bagunça da qual Paulo fala é verdadeiramente uma falta de respeito, reverencia, amor e muitas outras coisas, ou seja, o meu Deus se entregou por mim depois de ter sido traído e eu agora faço pouco caso disso. É difícil entender a atitude de certos cristãos em relação à Ceia.
3)                 “ E TENDO DADO GRAÇAS, O PARTIU E DISSE: ISTO É O MEU CORPO... ”(v 24) Paulo lembra as palavras escritas no livro do profeta Isaías 53: 1-9. Foi por mim e por você.
4)                “... ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE...”(v 25) No livro do Ex. 24:8,Moisés usa o sangue de animais para aspergir sobre o povo, como uma forma de aliança do concerto de Deus com os homens. Mas essa aliança foi quebrada por causa da desobediência do povo de Israel e Deus promete outra aliança em Jr. 31:31-34. Mas este cálice que Jesus se refere na Ceia é completamente diferente de todas as outras alianças, ele é o seu próprio sangue derramado e não há concerto, aliança melhor que essa. (Hb. 7:22) “ de tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador” É melhor porque não é o sangue de animais, não precisou de sacerdotes como Moisés, não alcançou só o povo de Israel é para todas as nações e não tem validade, é até a sua segunda vinda.
5)                “...ANUNCIAIS A MORTE DO SENHOR...”(v 26) A Ceia é anuncio de morte e vida, todo aquele que participa da ceia está concordando com sua própria  morte e novo nascimento (Gl. 2:20) “ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.
CONCLUSÃO: A CEIA DO SENHOR É LOUVOR, ADORAÇÃO, CULTO, ANUNCIO DE MORTE E DE VIDA, É LIBERDADE, É LEMBRANÇA DE SOFRIMENTO MAS DE AMOR PARA QUE ALCANCEMOS GRAÇA E FAVOR, SALVAÇÃO, A GLÓRIA, A MORADA CELESTE. AMÉM.
Grato,
Pr. Nolêto – IEEA-MA,

Nenhum comentário: