segunda-feira, 15 de julho de 2013


Ministração da Palavra – IEEA – MA
Culto da Família – Dom – 14/07/2013
Texto: II Re. 2:9-25
Tema: “ CUIDADO COM AS EMOÇÕES ”

A principio quero clarear essa ideia de que Elias foi arrebatado numa carruagem de fogo. Elias foi transladado (arrebatada será a igreja do Senhor) e não subiu numa carruagem de fogo (a carruagem só separou os dois), ele subiu num redemoinho. Depois o próprio Eliseu quis ter provas de que recebera mesmo a porção dobrada do Espírito como Elias havia prometido (todos devemos fazer provas com o Senhor) tocando as águas e elas se abriram e ele passou. Depois os discípulos dos profetas quando viram Eliseu sozinho, desconfiaram dele, e alguns homens da cidade pra testar se ele era mesmo o substituto de Elias provaram ele através das águas e terras estéreis. Mas quero me ater mais ao fato da maldição em relação aos rapazinhos que chamaram Eliseu de calvo.
Em primeiro lugar o local era Betel que era um povoado da cidade de Jericó, poucos habitantes, todos se conheciam e conheciam a fama de Elias, que some de repente sem deixar vestígios e somente uma testemunha. Eliseu. Que passa a ser suspeito do sumiço do grande profeta, depois de contar uma história mirabolante e que os mais velhos já tinham desconfiado dele e feito prova, agora vem os rapazinhos e começam a zombar dele, que na verdade prefigura a pessoa do próprio Deus naquela época.

Ainda hoje o Senhor não permite esse tipo de zombaria . (Gl. 6:7) “Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear isto também ceifará”
O que dizer de Jonh Lennon que disse que o cristianismo ia acabar e que Jesus era um cara legal, mas suas disciplinas eram muito simples e o seu grupo era mais popular que Jesus. Lennon morto por um fã. Tancredo Neves que disse que se tivesse 500 votos do seu partido, nem Deus o tiraria da presidência da repúbica. A eleição ele ganhou, mas morreu um dia antes de assumir o cargo. E muitos outros como Brizola, Marilyn Monroe, o construtor do Titanic, Bon Scote do AC/DC e etc.
Em síntese todos os servos de Deus tem seu devido valor, mas existem hierarquias que devem ser respeitadas e é o que vamos aprender hoje com esse texto. Vejamos:

1) CUIDADO COM AS EMOÇÕES EM RELAÇÃO A SERVOS DE DEUS:  O certo é respeitar a todos, porém o tratamento com os lideres tem que ser diferenciado, por causa da visão de Deus em relação a esse detalhe (Nm. 12:1-16). Temos que ter cuidado com os servos que conhecemos e os que não conhecemos, tipo assim, no trânsito, numa fila ou em qualquer lugar. O certo mesmo é ter cuidado com as emoções, porque já não sabemos mais distinguir quem é servo e quem não é. Paulo diz que somos embaixadores de Cristo, mas não podemos esquecer que numa embaixada a muitos funcionários, mas o embaixador é um só. Em 1Co. 3:16-17 Paulo fala em igualdade de condições, e em 2Co.5:20 é diferente, ele se posiciona num patamar acima.    
2) CUIDADO COM AS EMOÇÕES TAMANHO OU IDADE PRA DEUS NÃO É DOCUMENTO: Elias era peludo e Eliseu era rapado, Elias já era maduro e Eliseu moço, Elias subiu e Eliseu ficou. Era essa a visão dos rapazinhos que zombaram de Eliseu, mas a forma que Deus vê é outra. Naquele tempo a ordem era que os filhos fossem ensinados pelos pais das coisas espirituais desde muito cedo. (Dt. 6:4-9) é importante atentar para um detalhe importantíssimo em relação a maldição de Eliseu, pois ele não fez nenhum julgamento e a justiça foi feita pelo justo juiz (2Re. 2:24). Precisamos controlar as emoções para não colocarmos a culpa no próximo quando na verdade muitas vezes a justiça vem do Senhor.
3) CUIDADO COM AS EMOÇÕES PERANTE OS FILHOS: Naquele tempo os filhos eram ensinados pelos pais todos os dias ao levantar e ao deitar, por isso mesmo os rapazinhos vendo seu pais desconfiarem do profeta Eliseu, fizeram o mesmo. Nossos filhos mesmo não sendo ensinados ao se levantar e ao deitar ainda têm em nós os pais um exemplo, da mesma forma Deus não mudou é o mesmo justo juiz e continua punindo aqueles a quem ama. Nossas emoções perante os nossos filhos tem que ser controladas para servir de exemplo da manifestação dos frutos do Espírito Santo em nós. (Gl. 5:13-26).

CONCLUSÃO: AS EMOÇÕES SÃO RESPONSAVEIS POR QUASE TUDO EM NÓS E É PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO COM ELAS PRA QUE NÃO ACENDAMOS A IRA DO SENHOR, POIS O SENHOR É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE SERÁ, NÃO MUDOU E NÃO VAI MUDAR. CUIDADO COM AS EMOÇÕES.

Pr. Cpl. Nolêto – IEEA – MA.




segunda-feira, 8 de julho de 2013

6º aniversário!!!!




“JUSTIFICADOS”



Ministração da Palavra – IEEA – MA
Culto de Ceia – Dom - 07/07/2013.
Texto: Rm. 5:1-11
Tema: “JUSTIFICADOS”

Paulo escreve a carta aos romanos e o seu conteúdo é tão abrangente e dinâmico que homens como João Crisóstomo (traduziu e ordenou a Biblia para o português, além de padre ), Agostinho, Lutero(bispos da igreja católica) e Wesley(clérigo anglicano metodista) quando resolveram se aprofundar na leitura desta carta se converteram a Jesus Cristo e manifestaram o desejo de levar o evangelho de forma verdadeira a toda criatura. Porém hoje quero me ater ao fato da justificação amplamente relatada neste texto que lemos. O texto afirma que não a justificação sem fé. E o que adquirimos quando alimentamos a fé? Vejamos:
1) PAZ COM DEUS: (v1) Jesus veio para nos trazer a paz com Deus, mas só mediante a fé (Hb.12:2-3).
2) GRAÇA: (v2) A graça do Senhor nos alcança por meio da fé em Jesus e por isso nos justifica. (Ef. 3:12-21) A fé em Jesus produz a graça e nos justifica.
3) ESPERANÇA: (v 3-5) As tribulações são parte integrante e importante do processo de justificação, justamente porque quando estamos atribulados temos tendências a esfriar a nossa fé, porém se ficarmos firmes, com fé em Jesus,  a paz com Deus irá reinar e a graça nos alcançará e as tribulações servirão como instrumento para produzir a perseverança, que produzirá experiência,  que produzirá a esperança e seremos cheios do Espírito Santo até transbordar.
4) O SER HUMANO É ETERNO:(v11) Jesus derramando o seu sangue na cruz e morrendo no meu lugar, me justifica, me salva, me reconcilia e me transforma num ser eterno pra morar ao seu lado.(Jo. 14:1-3)
CONCLUSÃO: A FÉ NOS JUSTIFICA POR INTERMÉDIO DO SENHOR JESUS, NOS TRAZ A PAZ COM DEUS. A GRAÇA E A ESPERANÇA ATÉ TRANBORDAMOS EM NOSSO CORAÇÃO PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO. POR ISSO SOMOS TRANSFORMADOS EM SEES ETERNOS PARA MORAR COM O PAI.
Pr. Nolêto – IEEA –MA.


sábado, 6 de julho de 2013

“CONSCIÊNCIA E TESTEMUNHO PESSOAL”


Ministração da Palavra – IEEA –MA.
Culto da Familia – Dom – 30/06/2013.
Texto: 2Tm. 1:3-5 “ Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;  Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”
Tema: “CONSCIÊNCIA E TESTEMUNHO PESSOAL”
O apóstolo Paulo escreve a segunda carta a seu discípulo Timóteo quando estava encarcerado pela segunda vez, após ter sido perseguido por Roma e preso acusado de tramar contra o império romano, foi perseguido por Nero e as condições no cárcere eram muito ruins, pois estava num calabouço frio e escuro, só recebia a visita de Lucas, não tinha oportunidade de testemunhar e pregar, pois estava isolado numa cela, e mesmo assim demonstra satisfação por estar ali, porque tinha consciência pura e dava graças pelo Deus que servia. Paulo aqui já começa a sentir o cheiro da sua própria morte. Então ouçamos Deus falar conosco nesta Palavra:
1) A QUEM TENS SERVIDO? E DE QUE FORMA? (v3a) Paulo desde antes de servir a Jesus fôra ensinado a seguir o Deus verdadeiro, só não servia, mas era fiel ao seu deus e agora mais uma vez lembra Timóteo do compromisso de servir a Jesus com fidelidade. Existe nesta admoestação de Paulo um propósito de recordar a Timóteo tempos antigos, quando da primeira carta que ele escreveu pro seu discípulo (1Tm. 1:5). Paulo sabia a quem servia e de que forma servia e queria que Timóteo enquanto discípulo tivesse essa mesma consciência. A quem tu tens servido? E de que forma?
2) LEMBRE-SE DE ORAR POR SEUS IRMÃOS EM CRISTO (v3b). Paulo nos dá esse exemplo em outros trechos e não só com Timóteo, mas sempre pelos irmãos em Cristo (Fp. 1:3-4)
3) SINTA SAUDADES DO SEU IRMÃO E QUANDO O ENCONTRAR TRANSBORDE DE ALEGRIA (v4). Paulo tinha certeza que Timóteo chorava, quando sabia dos sofrimentos do seu líder e também sabia dos sofrimentos que seu discípulo já passava e passaria futuramente por causa do evangelho. Paulo sentia saudades dos seus irmãos em Cristo e com certeza lembrava-se das muitas despedidas entre eles (At. 20:35-38). Paulo chama Timóteo com a intenção de revê-lo antes de morrer e também que todos estivessem mais uma vez juntos em comunhão e alegria (2Tm. 4:9,13,21) O amor nos faz sentir saudades, nos faz sentir vontade de rever, de abraçar, de estar junto, de orar uns pelos outros, de conversar, de chorar e sorrir juntos. Sinta saudades dos seus irmãos em Cristo, e ao encontrá-los transborde de alegria.
4) O TESTEMUNHO É DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO: Paulo pregou pra uma judia do Antigo Testamento chamada Loide e ela se converteu e com seu testemunho ganhou outra judia do Antigo Testamento chamada Eunice (sua filha), que criou seu filho Timóteo no evangelho e que mesmo antes de aceitar Jesus já dava testemunho de cristão.(v5), (At. 16:1-2) O testemunho pessoal ganha os de dentro e os de fora de casa. E testemunho pessoal é contagioso passa de geração em geração.
CONCLUSÃO: A QUEM TU PENSAS QUE ESTÁ SERVINDO? E DE QUE FORMA ESTÁS SERVINDO? TU TENS ORADO E CHORADO PELO TEU LIDER E PELOSTEUS IRMÃOS EM CRISTO? TU AMAS AO TEU IRMÃO E AOBRA A PONTO DE SENTIR SAUDADES E DESEJAR ESTAR JUNTO, CONGREGADO,  EM COMUNHÃO ALEGREMENTE? E POR FIM TEU TESTEMUNHO PESSOAL PODE SER PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E SER RECONHECIDO COM UMA MARCA DE CRISTO?

Pr. Cpl. Noleto – IEEA-MA.