sábado, 6 de julho de 2013

“CONSCIÊNCIA E TESTEMUNHO PESSOAL”


Ministração da Palavra – IEEA –MA.
Culto da Familia – Dom – 30/06/2013.
Texto: 2Tm. 1:3-5 “ Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;  Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”
Tema: “CONSCIÊNCIA E TESTEMUNHO PESSOAL”
O apóstolo Paulo escreve a segunda carta a seu discípulo Timóteo quando estava encarcerado pela segunda vez, após ter sido perseguido por Roma e preso acusado de tramar contra o império romano, foi perseguido por Nero e as condições no cárcere eram muito ruins, pois estava num calabouço frio e escuro, só recebia a visita de Lucas, não tinha oportunidade de testemunhar e pregar, pois estava isolado numa cela, e mesmo assim demonstra satisfação por estar ali, porque tinha consciência pura e dava graças pelo Deus que servia. Paulo aqui já começa a sentir o cheiro da sua própria morte. Então ouçamos Deus falar conosco nesta Palavra:
1) A QUEM TENS SERVIDO? E DE QUE FORMA? (v3a) Paulo desde antes de servir a Jesus fôra ensinado a seguir o Deus verdadeiro, só não servia, mas era fiel ao seu deus e agora mais uma vez lembra Timóteo do compromisso de servir a Jesus com fidelidade. Existe nesta admoestação de Paulo um propósito de recordar a Timóteo tempos antigos, quando da primeira carta que ele escreveu pro seu discípulo (1Tm. 1:5). Paulo sabia a quem servia e de que forma servia e queria que Timóteo enquanto discípulo tivesse essa mesma consciência. A quem tu tens servido? E de que forma?
2) LEMBRE-SE DE ORAR POR SEUS IRMÃOS EM CRISTO (v3b). Paulo nos dá esse exemplo em outros trechos e não só com Timóteo, mas sempre pelos irmãos em Cristo (Fp. 1:3-4)
3) SINTA SAUDADES DO SEU IRMÃO E QUANDO O ENCONTRAR TRANSBORDE DE ALEGRIA (v4). Paulo tinha certeza que Timóteo chorava, quando sabia dos sofrimentos do seu líder e também sabia dos sofrimentos que seu discípulo já passava e passaria futuramente por causa do evangelho. Paulo sentia saudades dos seus irmãos em Cristo e com certeza lembrava-se das muitas despedidas entre eles (At. 20:35-38). Paulo chama Timóteo com a intenção de revê-lo antes de morrer e também que todos estivessem mais uma vez juntos em comunhão e alegria (2Tm. 4:9,13,21) O amor nos faz sentir saudades, nos faz sentir vontade de rever, de abraçar, de estar junto, de orar uns pelos outros, de conversar, de chorar e sorrir juntos. Sinta saudades dos seus irmãos em Cristo, e ao encontrá-los transborde de alegria.
4) O TESTEMUNHO É DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO: Paulo pregou pra uma judia do Antigo Testamento chamada Loide e ela se converteu e com seu testemunho ganhou outra judia do Antigo Testamento chamada Eunice (sua filha), que criou seu filho Timóteo no evangelho e que mesmo antes de aceitar Jesus já dava testemunho de cristão.(v5), (At. 16:1-2) O testemunho pessoal ganha os de dentro e os de fora de casa. E testemunho pessoal é contagioso passa de geração em geração.
CONCLUSÃO: A QUEM TU PENSAS QUE ESTÁ SERVINDO? E DE QUE FORMA ESTÁS SERVINDO? TU TENS ORADO E CHORADO PELO TEU LIDER E PELOSTEUS IRMÃOS EM CRISTO? TU AMAS AO TEU IRMÃO E AOBRA A PONTO DE SENTIR SAUDADES E DESEJAR ESTAR JUNTO, CONGREGADO,  EM COMUNHÃO ALEGREMENTE? E POR FIM TEU TESTEMUNHO PESSOAL PODE SER PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E SER RECONHECIDO COM UMA MARCA DE CRISTO?

Pr. Cpl. Noleto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: