segunda-feira, 15 de julho de 2013


Ministração da Palavra – IEEA – MA
Culto da Família – Dom – 14/07/2013
Texto: II Re. 2:9-25
Tema: “ CUIDADO COM AS EMOÇÕES ”

A principio quero clarear essa ideia de que Elias foi arrebatado numa carruagem de fogo. Elias foi transladado (arrebatada será a igreja do Senhor) e não subiu numa carruagem de fogo (a carruagem só separou os dois), ele subiu num redemoinho. Depois o próprio Eliseu quis ter provas de que recebera mesmo a porção dobrada do Espírito como Elias havia prometido (todos devemos fazer provas com o Senhor) tocando as águas e elas se abriram e ele passou. Depois os discípulos dos profetas quando viram Eliseu sozinho, desconfiaram dele, e alguns homens da cidade pra testar se ele era mesmo o substituto de Elias provaram ele através das águas e terras estéreis. Mas quero me ater mais ao fato da maldição em relação aos rapazinhos que chamaram Eliseu de calvo.
Em primeiro lugar o local era Betel que era um povoado da cidade de Jericó, poucos habitantes, todos se conheciam e conheciam a fama de Elias, que some de repente sem deixar vestígios e somente uma testemunha. Eliseu. Que passa a ser suspeito do sumiço do grande profeta, depois de contar uma história mirabolante e que os mais velhos já tinham desconfiado dele e feito prova, agora vem os rapazinhos e começam a zombar dele, que na verdade prefigura a pessoa do próprio Deus naquela época.

Ainda hoje o Senhor não permite esse tipo de zombaria . (Gl. 6:7) “Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear isto também ceifará”
O que dizer de Jonh Lennon que disse que o cristianismo ia acabar e que Jesus era um cara legal, mas suas disciplinas eram muito simples e o seu grupo era mais popular que Jesus. Lennon morto por um fã. Tancredo Neves que disse que se tivesse 500 votos do seu partido, nem Deus o tiraria da presidência da repúbica. A eleição ele ganhou, mas morreu um dia antes de assumir o cargo. E muitos outros como Brizola, Marilyn Monroe, o construtor do Titanic, Bon Scote do AC/DC e etc.
Em síntese todos os servos de Deus tem seu devido valor, mas existem hierarquias que devem ser respeitadas e é o que vamos aprender hoje com esse texto. Vejamos:

1) CUIDADO COM AS EMOÇÕES EM RELAÇÃO A SERVOS DE DEUS:  O certo é respeitar a todos, porém o tratamento com os lideres tem que ser diferenciado, por causa da visão de Deus em relação a esse detalhe (Nm. 12:1-16). Temos que ter cuidado com os servos que conhecemos e os que não conhecemos, tipo assim, no trânsito, numa fila ou em qualquer lugar. O certo mesmo é ter cuidado com as emoções, porque já não sabemos mais distinguir quem é servo e quem não é. Paulo diz que somos embaixadores de Cristo, mas não podemos esquecer que numa embaixada a muitos funcionários, mas o embaixador é um só. Em 1Co. 3:16-17 Paulo fala em igualdade de condições, e em 2Co.5:20 é diferente, ele se posiciona num patamar acima.    
2) CUIDADO COM AS EMOÇÕES TAMANHO OU IDADE PRA DEUS NÃO É DOCUMENTO: Elias era peludo e Eliseu era rapado, Elias já era maduro e Eliseu moço, Elias subiu e Eliseu ficou. Era essa a visão dos rapazinhos que zombaram de Eliseu, mas a forma que Deus vê é outra. Naquele tempo a ordem era que os filhos fossem ensinados pelos pais das coisas espirituais desde muito cedo. (Dt. 6:4-9) é importante atentar para um detalhe importantíssimo em relação a maldição de Eliseu, pois ele não fez nenhum julgamento e a justiça foi feita pelo justo juiz (2Re. 2:24). Precisamos controlar as emoções para não colocarmos a culpa no próximo quando na verdade muitas vezes a justiça vem do Senhor.
3) CUIDADO COM AS EMOÇÕES PERANTE OS FILHOS: Naquele tempo os filhos eram ensinados pelos pais todos os dias ao levantar e ao deitar, por isso mesmo os rapazinhos vendo seu pais desconfiarem do profeta Eliseu, fizeram o mesmo. Nossos filhos mesmo não sendo ensinados ao se levantar e ao deitar ainda têm em nós os pais um exemplo, da mesma forma Deus não mudou é o mesmo justo juiz e continua punindo aqueles a quem ama. Nossas emoções perante os nossos filhos tem que ser controladas para servir de exemplo da manifestação dos frutos do Espírito Santo em nós. (Gl. 5:13-26).

CONCLUSÃO: AS EMOÇÕES SÃO RESPONSAVEIS POR QUASE TUDO EM NÓS E É PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO COM ELAS PRA QUE NÃO ACENDAMOS A IRA DO SENHOR, POIS O SENHOR É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE SERÁ, NÃO MUDOU E NÃO VAI MUDAR. CUIDADO COM AS EMOÇÕES.

Pr. Cpl. Nolêto – IEEA – MA.




Nenhum comentário: