quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CAMINHANDO PARA VITÓRIA


Ministração da Palavra – IEEA – MA.
Culto da Família – 08/09/2013.
Texto: Sl. 66:10-12 “ Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.”
Tema: “ CAMINHANDO PARA VITÓRIA”
Estamos vivendo os últimos tempos antes da vinda do Senhor Jesus, somos a geração do arrebatamento, e é justamente por isso que os sinais da vinda do Senhor se tornam cada vez mais visíveis e corriqueiros. Enquanto a Bíblia nos revela que precisamos buscar a face de Deus e o adorar em espírito e em verdade para conquistar a Glória, a salvação, muitos pregam um Deus que só salva, cura e liberta das dividas e da pobreza, um Deus que transforma o empregado assalariado em empresário de sucesso. O Jesus crucificado na cruz do calvário tem sido esquecido nas pregações de muitos lideres religiosos. Mas esse mesmo Jesus quer nos ensinar hoje a caminhar para vitória. Vejamos:
A primeira coisa que precisamos entender é que para se obter vitória é preciso passar pela prova, e o cristão não fica na prova, passa por ela.
1) ARMADILHA: (v. 11ª) “ Tu nos deixaste cair na armadilha...” O salmo é um cântico de oferta de gratidão e o salmista fala que Deus “ os deixou cair na armadilha...”, o que prova que Satanás é um ser comandado por Deus. É o próprio Deus que nos coloca em situações tão difíceis que não podemos resolver e então ficamos na dependência dele como no  Salmo 40:17. As armadilhas do Senhor são para que reconheçamos a nossa pequinês e a soberania de Deus (II Cr. 33:11-13). O Senhor quer que nos aquebrantemos e nos prostemos diante dEle (Jz. 15:15-19).
2) PRESSÃO/PODER:(v.11b) “... oprimiste as nossas costas”  Antes de receber poder sempre vai vir a pressão e essa pressão vem em forma de tribulações, adversidades, provas, lutas e etc. (II Co. 4:17-18, 7-9) Sempre que tiver atribulado é sinal que Deus quer derramar poder.
3) PERDER É SINAL DE VITÓRIA (v. 12ª) “ fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça...) O texto no contexto histórico significa “ o inimigo triunfou”, ou seja o inimigo venceu, e esse é o tipo de derrota que tem sabor de vitória, pois serve de aprendizado. È uma derrota permitida por Deus que significa que se contigo é só vitória tem alguma coisa errada. Não caia nessa conversa que com Deus tudo é só vitória porque não é, a derrota faz parte do processo de preparação para receber a vitória.
4) FOGO/ÁGUA=LUTA/ADVERSIDADE: (v. 12b) “ ...passamos pelo fogo e pela água...”  Em síntese, todas as vezes que a Bíblia fala de fogo e água é sinônimo luta e adversidade e Deus permite que passemos pela água e pelo fogo como uma forma de nos ensinar a não sermos autossuficientes. Nós precisamos entender que somos necessitados uns dos outros, em todos os aspectos e lugares: em casa com a família, no trabalho com os colegas, na igreja com os irmãos e etc.
5) PURIFICAÇÃO: (v.10) “ Pois, tu ó Deus, nos provaste, acrisolaste-nos como se acrisola a prata.” Crisol é o mesmo que cadinho: instrumento usado para derreter o metal e transformá-lo. Acrisolar é o mesmo que purificar e existe todo um processo de purificação e a prata passa pela água e passa pelo fogo e o purificador aguarda até o momento em que a prata fica purificada e o teste que ele faz é que quando a imagem dele é refletida na prata ela está pronta. Assim também é Deus o purificador dos homens ele nos acrisola, nos purifica através das provas até que estejamos a ponto de refletir a sua imagem em nossas vidas, assim sendo todo aquele que nos ver vai ver a imagem e semelhança de Deus em nós.
6) LUGAR DA VITÓRIA (v.12c) “ porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso”  È preciso saber que: Armadilhas serão montadas contra você. Se quiser receber poder tem que sofrer pressão primeiro. A derrota anda lado a lado com a vitória e a vitória é o resultado do aprendizado com a derrota. Fogo e água ou seja lutas e adversidades fazem parte do crescimento e purificação. Tu és a prata que o purificador quer ver sua imagem refletida nela. (Mt. 11:12)  A lugar da vitória é o Reino de Deus, é a vida eterna.
CONCLUSÃO: Jesus é o purificador de cada um daqueles que quer ser levado há um lugar espaçoso, há um lugar de vitória. Deixe-se acrisolar por Ele pois para cada grande luta sempre há uma grande vitória. Não se deixe enganar.
Pr. Cpl. Nolêto. 

Nenhum comentário: