sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS



Culto da Família – Dom – 22/09/2013.
Texto: Lc. 18:18-30 “ Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida Ministração da Palavra – IEEA – MA
eterna? Respondeu-lhe Jesus: Porque me chamas bom? Ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. E Jesus, vendo-o assim triste, disse; Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis par Deus. E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.”
Tema: “ PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS”
O texto lido começa falando da posição privilegiada daquele homem, e logo depois mostra Jesus dando um ralado nele por causa da forma como esse se dirige ao Mestre o chamando de Bom (no popular bajulando), talvez até com a intenção de corrompê-lo. Quando Jesus o relembra os mandamentos ele prontamente responde com firmeza que tem cumprido todos eles, porém as riquezas são mais importantes para ele do que a vida eterna. As riquezas, o poder e os bens estão classificados numa posição mais importante na vida dele. O Bom Mestre e seus ensinamentos estão sendo colocados na sua escala de valores, depois da idolatria pelos seus bens e isso lhe causou profunda tristeza. Jesus de forma bem grosseira comenta qual a possibilidade da entrada de um rico no reino de Deus. Com essa comparação aguça a curiosidade dos apóstolos. Vejamos  o que aprendemos com a resposta do Bom Mestre:
1) A SALVAÇÃO DEPENDE DE CADA UM: (v.26) “ E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?” Boas obras não dá direito a salvação, só faz parte do processo. (Tg. 2:17-26), A fé juntamente com as obras nos garante a salvação.
2) VEM E SEGUE-ME (Mt. 22:14) “ Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Jesus tem chamado muitos ao arrependimento, tem chamado muitos para sua seara, mas são poucos os que o tem seguido. O resultado é (Mt. 22:13) “ Então, ordenou o reis aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
3) COM JESUS DEIXAR É SINÔNIMO DE GANHAR: (v. 28) Jesus nos faz entender que muitas vezes teremos que deixar coisas e pessoas que amamos e afazeres para segui-lo e servi-lo (v. 29-30). Porém não somos obrigados a deixar nada e nem ninguém, mas se fizermos receberemos muitas vezes mais no presente e no texto Jesus se refere a pessoas (perdemos parentes, familiares, amigos e ganhamos irmãos em Cristo, pais e mães na fé, filhos e filhas no reino de Deus) e coisas (bens materiais em geral e etc) e a benção se estende para o além da nossa imaginação, no sobrenatural ou seja a vida eterna. (Mc. 10:29-30, 1 Co. 15:57-58)
4) NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS PARA DEUS: (v.27) A salvação é a união da fé com a obra ou o mesmo que oração (orar e agir); o chamado do Senhor é para todos, muitos, mas segui-lo é para poucos, e o pouco com deus é o suficiente. Jesus nos prova que deixar com ele é investimento com retorno multiplicado, porém o impossível para nós é possível para Deus. Quando oramos, agimos, servimos, seguimos, fazemos e cremos. Recebemos de Deus o impossível, multiplicado. (Lc. 17:6) “ Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.”

CONCLUSÃO: A SALVAÇAO É INDIVIDUAL, SEGUIR E SERVIR A JESUS É OPCIONAL, DEIXAR PARA GANHAR É QUESTÃO DE ESCOLHA, É NECESSÁRIO FAZER O POSSIVEL PRA QUE DEUS FAÇA O IMPOSSÍVEL. PORTANTO ORAR E AGIR FAZ TODA DIFERENÇA. AMÉM.

Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: