segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O NOME DELE É JEOVÁ JIREH


Ministração da Palavra – IEEA –MA.
Culto da Família – Dom – 17/11/2013
Texto: 2 Re. 4:1-7 “Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor. É chegado o credor para levar meus dois filhos para lhe serem escravos. Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me o que tu tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra , e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte as que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos vivei do resto.”
Tema: “O NOME DELE É JEOVÁ JIREH”
O livro dos Reis além de deixar registrados os reis de Israel, tem como objetivo principal mostrar a ascensão do movimento profético como uma forma de alerta o povo de Deus em relação ao pecado e suas consequências. Naquele tempo muitos temiam ao Senhor por causa dos seus muitos castigos, mas adoravam e idolatravam os profetas e todos queriam ser profeta e existiam escolas de profetas. Esse discípulo dos profetas morre e a sua esposa ficou desamparada e ela é enfática quando diz que seu marido era servo de Eliseu e que temia o Senhor, mas não cuidava da família, não administrava a sua casa, suas finanças e etc. Precisamos estar atento a esses detalhes, aprendamos todos com o texto:
1) Jeová Jireh quer te ouvir: (v 1) Se achegue ao homem de Deus e a Deus e seja claro, transparente, objetivo, sincero e direto. Tenha atitude, e atitude é disposição para fazer e fazer certo.  Tenha compromisso com Deus, com o homem de Deus e com a obra de Deus.
2) Jeová Jireh quer saber o que tu queres e o que tu tens: (v 2) Falar sempre a verdade é essencial. Deus quer usar o que tu tens para fazer o que tu queres. O milagre começa através de você, na sua casa, ou seja, tu tens que estar envolvido, compromissado com Deus, com o homem de Deus e com a obra de Deus. O discípulo do profeta era o marido, mas a mulher estava envolvida, compromissada, sabia o que ele fazia, participava. A prova disso é que ela conhecia e tinha intimidade com o profeta, a ponto de lhe pedir socorro. O profeta conhecia a viúva, sabia do envolvimento, compromisso e disposição dela para fazer.
3) Jeová Jireh quer saber como vai os seus relacionamentos: (v 3) Quem são seus amigos? Quem são seus vizinhos? Com quem você se relaciona? Com quem você pode realmente contar? Há qualquer momento pode ser que o seu futuro dependa dos seus relacionamentos. Em Romanos 16, Paulo cita pelo menos 36 amigos. “ Me diz com quem tu andas e eu te direi quem tu és”.
4) Jeová Jireh quer testar a sua obediência: (v 4-7) Mais uma vez Deus fala conosco nesse principio chamado obediência que é a chave que a as comportas do céu, para que a chuva de bênçãos possa ser derramada. Muitos ouvem a instrução e não obedecem, mesmo tendo clamado ao servo de Deus. Outros obedecem, recebem a vitória e não voltam pra se aconselhar novamente com o servo de Deus e as vezes nem pra dizer: “ Ei, sabe aquele conselho. Deu certo.” Querido (a): Se deu errado nem volta, mas se deu certo, volta pra se aconselhar de novo que o homem é de Deus.
5) Jeová Jireh é o Deus que provê: (v 7) O Senhor supre as necessidades urgentes, impossíveis, futuras, além das necessidades e ainda lança fora o espírito da miséria, da desgraça, da falência e etc. Quer a prova disso? Ef. 3:20-21 “ Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós, a ele seja glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

CONCLUSÃO: Jeová Jireh quer ouvir o teu clamor, quer saber o que tu tens oferecido a Ele, quer ver o teu envolvimento e comprometimento, quer ver a tua obediência. E por fim quer provê tuas necessidades urgentes, impossíveis e futuras em tudo, abundantemente e além do que pensas ou pede e ainda lança fora todo espírito imundo em nome de Jesus. Amém.

Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: