segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Qual a visão que temos de Deus?

Ministração da Palavra – IEEA – MA
Culto da Família – Dom – 03/11/2013
Texto: Is. 6:1-8 “ No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros; dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do lumiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: a quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”
Tema: Qual a visão que temos de Deus?
O profeta Isaias era casado, tinha dois filhos (Um-Resto-Volverá. (Is. 7:3), Rápido-Despojo-Presa-Segura (Is. 8:3). Era um aristocrata (nobre) da época e por causa do chamado de Deus abriu mão da nobreza e acabou morto serrado ao meio, foi profeta de Deus durante mais de quarenta anos e o texto que lemos nos relata uma visão que ele teve de Deus em seu trono. Isaias é para nós um exemplo justamente porque abriu mão da sua riqueza para servir a Deus, recebeu o chamado e disse sim. Vejamos o que mais podemos aprender com o texto:
1) Deus é Soberano: (v 1) “... vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono,...” A tribo de Judá, o povo de Israel perde o melhor rei de sua época (Uzias) dentre os vinte que passaram pelo trono, passa por uma dificuldade extrema a ponto de passar fome, achando que Deus havia esquecido deles e Isaias tem uma visão de que Deus está sentado. Reflita comigo: Quantas vezes estamos em dificuldades e tribulações e pensamos da mesma forma e até murmuramos? Tipo: Deus esqueceu de mim, Deus não está me vendo, não me ouve. Temos que Deus é Soberano (Jó 1:21).
2) Deus é Santo: (v 3) “...Santo, santo,santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória.”  Mesmo em meio ao caos Isaias vê a santidade de Deus e isso nunca muda, Deus é Santo em qualquer situação e nós devemos reconhecer isso e adorá-lo sempre.(1Cr. 16:29,31,34).
3) O homem sem Deus está perdido: (v 5) “...ai de mim! Estou perdido!...” Deus sempre nos alerta através dos Ais, precisamos estar atentos para ouvir o seu chamado (Is. 5:8(egoístas), 11(bêbados), 18(desobedientes), 20 (falsos,enganadores, trapaceiros), 21(soberbos, altivos, sabichões), 23(beberrões e injustos)) Nós somos por natureza impuros, frágeis, perdidos mas podemos ser transformados pelo chamado de Deus.
4) Deus é misericordioso: (v 7) “ ... a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.” Deus tem chamado os homens ao arrependimento e perdoado os pecados, mas nem todos tem dito a Ele “... eis me aqui! Envia-me a mim.”
Conclusão: Deus é Soberano, é Santo, é Misericordioso e o ser humano é frágil e está perdido, mas o Senhor chama mais uma vez hoje ao arrependimento espera que digamos a Ele ...eis-me aqui!.

Pr. Cpl. Nolêto.


Nenhum comentário: