segunda-feira, 30 de junho de 2014

É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO


Ministração da Palavra.
Culto da Família – Dom – 29/06/2014.
Texto: Sf. 1:7-8 “ Cala-te diante do SENHOR DEUS, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. No dia do sacrifício do SENHOR, hei de castigar os oficiais, e os filhos do rei, e todos os que trajam  vestiduras estrangeiras”
Tema: É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO.
Sofonias um profeta menor, vindo de uma linhagem real, da tribo de Judá,  usado por Deus para anunciar o Dia do SENHOR ao povo de Israel daquele tempo que vinha sofrendo destruição por causa de governantes terríveis, a ponto de a todos parecer melhor morrer, porém Deus levanta um novo líder, o Rei Josias, e a mensagem de Sofonias anuncia um dia de juízo de Deus onde o mal e a destruição por parte do TODO PODEROSO será manifestará, mas as bênçãos para os que são dEle os alcançará. Vejamos o que o texto nos ensina:
1-                 CALA-TE: (V 7A) A ira de Deus se ascende contra o povo e ninguém que mereça castigo escapará dEle, e a primeira coisa que Ele manda fazer é que todos se calem, e o honrem, e o ouçam, e o reverenciem, e o obedeçam.(V 1-6). O silêncio confirma que o Dia do SENHOR será um dia de horror.
2-                 SACRIFÍCIO: Havia naquele tempo um costume de remir pecados através do sacrifício ao DEUS TODO PODEROSO, porém a maioria do povo havia se corrompido e idolatravam a baal e sacrificavam a baal e a outros deuses. Sofonias traz em sua mensagem algo tremendo. (V8-18). O Dia do SENHOR é sinônimo de sacrifício, e nada e nem ninguém que mereça ficará de fora deste sacrifício. Mas o que será imolado é todo aquele que não adora, não obedece, não reverencia o SENHOR.
3-                 SEUS CONVIDADOS: (v 7c) Os convidados do SENHOR devem ser entendidos de duas formas:
a) Os que se servirão do banquete de sacrifícios: (Ap. 19:21).
b) Os que receberão a benção do SENHOR: (Sf. 2:1-3).

CONCLUSÃO: É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO.  É TEMPO DE SE PERGUNTAR SE O QUE TEMOS FEITO PELA OBRA DE DEUS SE TEM PODE SER VISTO POR DEUS COMO SACRIFÍCIO AGRADÁVEL A ELE OU A BAAL E OUTROS DEUSES. È TEMPO DE TER CERTEZA SE O DIA DO SENHOR CHEGAR (NÃO SABEMOS QUANDO SERÁ) SE SEREMOS SACRÍFICO PARA ELE OU SE SACRIFICAREMOS A ELE. AMÉM.


Pr. Cpl. Nolêto.  

domingo, 15 de junho de 2014

Ministração da Palavra.
Culto da Família – Dom.08/06/2014.
Texto: Sl.114 “ Quando saiu Israel do Egito, e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha, Judá se tornou o seu santuário, e Israel o seu domínio.O mar viu isso e fugiu, o Jordão tornou atrás.Os montes saltaram como carneiros, e as colinas, como cordeiros do rebanho. Que tens, ó mar, que assim foges? E tu Jordão para tornares atrás? Montes por que saltais como carneiros? E vós, colinas, como cordeiros do rebanho? Estremece, ó terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó. O qual converteu a rocha em lençol de água e o seixo, em manancial.”

Tema: “RECORDAR É VIVER”

O Salmo 114 recorda as maravilhas do Êxodo, e hoje o Senhor  nos vê como o povo de Israel quando no tempo da saída do Egito, e nos leva a recordar coisas importantes que muitas vezes esquecemos por causa das adversidades, das circunstâncias, das dificuldades, das bonanças, da prosperidade e do tempo. Vejamos:
1)                 DEUS NÃO COBRA, SÓ LEMBRA: (V. 1 ) (Ex. 12:51, 13:3) Assim como Deus fez questão de marcar na história do povo de Israel, quando livrou-os da casa da servidão, o Senhor Jesus quer te fazer lembrar do seu sacrifício pra remir cada um dos nossos pecados. E em muitos casos esquecemos quem é o provedor e Ele nos lembra (2 Co.5:18)
2)                 DEUS TRANSFORMA E SANTIFICA: (V. 2) O Salmista é usado por Deus para lembrar o povo de Israel que eles foram chamados e que esse chamado tinha um propósito que era a santificação. E Jesus hoje nos faz recordar da mesma forma. (Ef.2:1-13)
3)                 DEUS LEMBRA OS SEUS GRANDES FEITOS: (V.3-8) Deus recorda seus grandes feitos pra que o seu povo não esqueça que Ele está sempre presente e operando em nosso meio.Êx. 17:1-7)   Em dias de hoje são muitos dos povos de Israel e Judá acometidos de amnésia, que esquecem com facilidade as bênçãos que recebem e só lembram as que não receberam e ainda reclamam (murmuram). Jesus faz questão de dar exemplo de lembrança. (Lc. 23:42-43)
4)                 JESUS PEDE QUE LEMBRE E PROMETE VIDA: O Senhor enviou uma carta de recordação pra nós hoje. (Ap. 2:1-7).

CONCLUSÃO: RECORDAR É VIVER, DEUS NÃO COBRA, SÓ LEMBRA E QUANDO NOS POSICIONAMOS ELE NOS TRANSFORMA E SANTIFICA DIA APÓS DIA, ELE NOS LEMBRA OS SEUS GRANDES FEITOS PRA QUE NÃO ESQUEÇAMOS DO COMPROMISSO QUE ELE ASSUMIU CONOSCO ENÓS COM ELE.


Pr. Cpl. Nolêto.    

segunda-feira, 9 de junho de 2014





Ministração da Palavra
Culto de Ceia – Dom.- 01/06/2014.
Texto: Jo. 15:5 “ Eu sou a videira, vós, os ramos.Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto: porque sem mim  nada podeis fazer.”
Tema: “ SEJA ESCOLHIDO, PERMANEÇA E FRUTIFIQUE”
O apostolo João, também chamado pelo Cristo de “ o discípulo amado”,conhecido por nós como sendo o amigo intimo de Jesus e o único que foi convidado a subir ao céu pelo próprio Mestre, que o segurou pela mão. O Evangelho de Jesus Cristo escrito por João é diferente, pois, existe uma riqueza de detalhes devido ao grau de proximidade que Jesus manteve com João. O  texto lido em si é muito forte e profundo e precisamos analisar alguns detalhes super importantes para a nossa caminhada cristã. Vejamos:
1)            PERMANECER: (Jo. 15:4) A palavra de ordem  principal em todo o capítulo 15 é PERMANECER e em varias derivações,  isso mostra a preocupação de Jesus em mudar o curso da história, pois o povo de Israel até então não conseguia se manter firme, servindo ao Deus Pai e ainda mesmo com todos os sinais, prodígios e maravilhas protagonizados pelo Deus Filho insistiam em saciar a sua sede espiritual buscando outros deuses.
2)           FRUTIFICAR (Jo.15:1,2,6): Existe um objetivo bem definido nesta instrução do Mestre. Somos parte dEle, porém só permanece nEle quem está disposto a frutificar, a dar a sua contribuição na ampliação do seu exército, é por isso que Ele mesmo diz: “ Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta...”
3)           ESCOLHIDOS (Jo.15:16): Na verdade existe alguns critérios para entrar no céu e o Mestre deixa isso muito claro ( Mt.22:14) “ Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.  Eu costumo dizer que no céu não tem vaga pra todo mundo. Jesus deixa claro que Ele escolhe, mas se não frutifica, corta e lança no fogo.  Jesus não obriga ninguém, mas pra que Ele escolha é preciso que estejamos no lugar onde Ele está. Depois da escolha precisa permanecer e frutificar pra que não haja cortes. (Lc. 11:23).  
4)           O QUE FAZER? (Jo. 15:17) Tarefa dificílima para muitos e impossível para outros muitos , porém para alguns dos escolhidos que permanecem: Suportável. Mas quem está ordenando sabe o que está falando e faz questão de lembrar um detalhe importantíssimo, talvez até crucial: (Jo.15:18-20, 23, 26).
5)           RECOMPENSA (Jo. 15: 12-14) Não há recompensa maior na terra que ser amigo de Deus.

CONCLUSÃO: NÃO BASTA APENAS SER ESCOLHIDO, É PRECISO PERMANECER, FAZER O QUE JESUS MANDA E FRUTIFICAR E POR FIM SER CONSIDERADO AMIGO DE DEUS. A RECOMPENSA É A GLÓRIA. AMÉM.

Pr. Cpl. Nolêto.