segunda-feira, 9 de junho de 2014





Ministração da Palavra
Culto de Ceia – Dom.- 01/06/2014.
Texto: Jo. 15:5 “ Eu sou a videira, vós, os ramos.Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto: porque sem mim  nada podeis fazer.”
Tema: “ SEJA ESCOLHIDO, PERMANEÇA E FRUTIFIQUE”
O apostolo João, também chamado pelo Cristo de “ o discípulo amado”,conhecido por nós como sendo o amigo intimo de Jesus e o único que foi convidado a subir ao céu pelo próprio Mestre, que o segurou pela mão. O Evangelho de Jesus Cristo escrito por João é diferente, pois, existe uma riqueza de detalhes devido ao grau de proximidade que Jesus manteve com João. O  texto lido em si é muito forte e profundo e precisamos analisar alguns detalhes super importantes para a nossa caminhada cristã. Vejamos:
1)            PERMANECER: (Jo. 15:4) A palavra de ordem  principal em todo o capítulo 15 é PERMANECER e em varias derivações,  isso mostra a preocupação de Jesus em mudar o curso da história, pois o povo de Israel até então não conseguia se manter firme, servindo ao Deus Pai e ainda mesmo com todos os sinais, prodígios e maravilhas protagonizados pelo Deus Filho insistiam em saciar a sua sede espiritual buscando outros deuses.
2)           FRUTIFICAR (Jo.15:1,2,6): Existe um objetivo bem definido nesta instrução do Mestre. Somos parte dEle, porém só permanece nEle quem está disposto a frutificar, a dar a sua contribuição na ampliação do seu exército, é por isso que Ele mesmo diz: “ Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta...”
3)           ESCOLHIDOS (Jo.15:16): Na verdade existe alguns critérios para entrar no céu e o Mestre deixa isso muito claro ( Mt.22:14) “ Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.  Eu costumo dizer que no céu não tem vaga pra todo mundo. Jesus deixa claro que Ele escolhe, mas se não frutifica, corta e lança no fogo.  Jesus não obriga ninguém, mas pra que Ele escolha é preciso que estejamos no lugar onde Ele está. Depois da escolha precisa permanecer e frutificar pra que não haja cortes. (Lc. 11:23).  
4)           O QUE FAZER? (Jo. 15:17) Tarefa dificílima para muitos e impossível para outros muitos , porém para alguns dos escolhidos que permanecem: Suportável. Mas quem está ordenando sabe o que está falando e faz questão de lembrar um detalhe importantíssimo, talvez até crucial: (Jo.15:18-20, 23, 26).
5)           RECOMPENSA (Jo. 15: 12-14) Não há recompensa maior na terra que ser amigo de Deus.

CONCLUSÃO: NÃO BASTA APENAS SER ESCOLHIDO, É PRECISO PERMANECER, FAZER O QUE JESUS MANDA E FRUTIFICAR E POR FIM SER CONSIDERADO AMIGO DE DEUS. A RECOMPENSA É A GLÓRIA. AMÉM.

Pr. Cpl. Nolêto.


Nenhum comentário: