segunda-feira, 30 de junho de 2014

É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO


Ministração da Palavra.
Culto da Família – Dom – 29/06/2014.
Texto: Sf. 1:7-8 “ Cala-te diante do SENHOR DEUS, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. No dia do sacrifício do SENHOR, hei de castigar os oficiais, e os filhos do rei, e todos os que trajam  vestiduras estrangeiras”
Tema: É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO.
Sofonias um profeta menor, vindo de uma linhagem real, da tribo de Judá,  usado por Deus para anunciar o Dia do SENHOR ao povo de Israel daquele tempo que vinha sofrendo destruição por causa de governantes terríveis, a ponto de a todos parecer melhor morrer, porém Deus levanta um novo líder, o Rei Josias, e a mensagem de Sofonias anuncia um dia de juízo de Deus onde o mal e a destruição por parte do TODO PODEROSO será manifestará, mas as bênçãos para os que são dEle os alcançará. Vejamos o que o texto nos ensina:
1-                 CALA-TE: (V 7A) A ira de Deus se ascende contra o povo e ninguém que mereça castigo escapará dEle, e a primeira coisa que Ele manda fazer é que todos se calem, e o honrem, e o ouçam, e o reverenciem, e o obedeçam.(V 1-6). O silêncio confirma que o Dia do SENHOR será um dia de horror.
2-                 SACRIFÍCIO: Havia naquele tempo um costume de remir pecados através do sacrifício ao DEUS TODO PODEROSO, porém a maioria do povo havia se corrompido e idolatravam a baal e sacrificavam a baal e a outros deuses. Sofonias traz em sua mensagem algo tremendo. (V8-18). O Dia do SENHOR é sinônimo de sacrifício, e nada e nem ninguém que mereça ficará de fora deste sacrifício. Mas o que será imolado é todo aquele que não adora, não obedece, não reverencia o SENHOR.
3-                 SEUS CONVIDADOS: (v 7c) Os convidados do SENHOR devem ser entendidos de duas formas:
a) Os que se servirão do banquete de sacrifícios: (Ap. 19:21).
b) Os que receberão a benção do SENHOR: (Sf. 2:1-3).

CONCLUSÃO: É TEMPO DE SACRIFICAR, E NÃO SER O SACRIFÍCIO.  É TEMPO DE SE PERGUNTAR SE O QUE TEMOS FEITO PELA OBRA DE DEUS SE TEM PODE SER VISTO POR DEUS COMO SACRIFÍCIO AGRADÁVEL A ELE OU A BAAL E OUTROS DEUSES. È TEMPO DE TER CERTEZA SE O DIA DO SENHOR CHEGAR (NÃO SABEMOS QUANDO SERÁ) SE SEREMOS SACRÍFICO PARA ELE OU SE SACRIFICAREMOS A ELE. AMÉM.


Pr. Cpl. Nolêto.  

Nenhum comentário: