domingo, 10 de agosto de 2014

Ministração da Palavra
Culto da Familia – Dom – 10/08/2014

Texto: Mt. 15:21-28 “ Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogavam-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ô mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres.E desde aquele momento, sua filha ficou sâ.”

Tema: “DE QUE TAMANHO É A TUA FÉ”

Jesus e seus discípulos saem da Galileia e se preparam para atravessar a Fenicia, hoje chamada de Líbano, naquele tempo terra dos Cananeus, um povo que não tinha nenhuma ligação com o povo de Israel, muito menos com o Deus de Israel, mas que com certeza já ouvira falar de Jesus e aquela mulher especificamente sabia que Jesus era da linhagem do Rei Davi e ela também tinha discernimento espiritual, pois afirma que sua filha estava possuída por um ninho de demônios. Vejamos alguns pontos importantes neste texto:

1)                 CLAMAR FAZ PARTE: (V 22-23)  Nós não sabemos qual deus aquela cananeia servia, mas algumas coisas ficou claro: Ela já ouvira falar de Jesus, ela sabia clamar e de forma humilde e mesmo sem Jesus responder ela seguiu o Mestre, perseverou e continuou clamando.
2)                 O NÃO DE JESUS FAZ PARTE: (V 24) Aquela mulher cananeia era descendente do povo que tinha sido expulso por Josué da terra de Prometida, a terra que manava leite e mel, a terra de Canaã. E Jesus fez questão de ser duro com ela e afirmar que o compromisso dele era com o povo de Israel. Muitas vezes o não de Deus é um teste para a sua fé.
3)                 ADORAR FAZ PARTE: (V 25) A mulher cananeia clama, pede compaixão, faz uma exposição de motivos (filha endemoninhada), não recebe resposta alguma, segue o Mestre, persevera e permanece clamando, recebe um não de Jesus, ela então se achega mais a Ele, pede socorro, e o adora. Mas  Jesus resiste.
4)                 ADORAR FAZ PARTE,MAS TEM QUE SER EM ESPIRITO E EM VERDADE: (V 26-27)  Quando adoramos em espírito e em verdade, um a migalha que seja vindo da mesa do Senhor Jesus já faz toda diferença.
5)                 O TAMANHO DA FÉ FAZ A DIFERENÇA: (V 28) Por ser a fé um dom espiritual ela tem tamanho? Vejamos alguns tamanhos ou tipos de fé: Rm 14:1, Lc. 12:28, Lc. 17:5-6, Hb.11:1, 32,33, 12:1-3.

CONCLUSÃO:  SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, SEM FÉ É IMPOSSIVEL ALCANÇAR VITÓRIAS, SEM FÉ NÃO HÁ SALVAÇÃO. CLAMAR FAZ PARTE, O NÃO DE JESUS FAZ PARTE, ADORAR EM ESPÍRITO E VERDADE FAZ PARTE, MAS O TAMANHO DA FÉ É QUE FAZ A DIFERENÇA E TRAZ A VITORIA.


Pr. Cpl. Nolêto,



Nenhum comentário: