segunda-feira, 18 de agosto de 2014








Ministração da Palavra
Culto da Família – Dom – 17/08/2014.

Texto: Lc. 15:25-32 “ E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.”
Tema: “PERDIDO NA CASA DO PAI
O texto lido trata-se da parábola do filho pródigo, que tem um final feliz, com o retorno do filho prodigo, porém causa indignação por parte do filho mais velho do pai prodígio. Em outras duas parábolas contadas por Jesus relacionado a retorno ou reencontro, a felicidade foi plena (parábola da ovelha perdida e a parábola da dracma perdida), nessas duas a festa foi só alegria e contentamento com os convidados, porém na do filho prodigo todos se alegram exceto o irmão do que estava perdido. Vejamos algo mais que podemos aprender com essa parábola:
1)       A BENÇÃO DO MEU IRMÃO TEM QUE SER MOTIVO DA MINHA ALEGRIA: (Mc. 12:30-31) O cristão precisa estar fundamentado nesses dois mandamentos que Jesus ensinou. Veja o exemplo do filho mais velho que está mais pra Caim do que pra Abel. ( Rm. 12:15).
2)      DEUS É VINGADOR, NÃO É VINGATIVO: (V. 29-30) O texto relata que o filho mais velho se enche de ira e por ser vingativo não entende a atitude do pai, acha que o pai está sendo injusto. Por outro lado o pai prodígio simboliza Deus em sua infinita misericórdia, sendo justo, sendo vingador com sua ira santa.
3)      APRISIONADO NA CASA DO PAI: (V 29b) Note que a bíblia não relata se havia alguma restrição por parte do pai prodígio em relação ao filho mais velho. A Bíblia também não relata se o filho mais velho já havia pedido um novilho pra comer com seus amigos. Ele era escravo mesmo estando solto, vai ver nunca nem chamou o pai pra conversar abertamente ou pra compartilhar algo. Infelizmente muitos de nós cristãos não somos livres mesmo estando na (igreja) casa do Pai.
4)      O CORPO ESTA NA CASA DO PAI, MAS O CORAÇÃO NÃO: (V 28) O Senhor Jesus ensina e ao mesmo tempo alerta a respeito destes pensamentos. Infelizmente entre os cristãos ainda há muitos irmãos que estão nessa condição. (Mt. 12:33-37).
5)      PERDIDO DENTRO DA CASA DO PAI: (V 31)  Alguns cristãos assim como o filho mais velho do pai prodígio está perdido na casa do Pai, porque não busca ter intimidade com Ele e por isso não se alegra com a benção do outro, é vingativo e esquece que Deus é vingador (Naum 1:2-3) e por isso vive aprisionado mesmo estando na casa do Pai, porque está somente de corpo, só pra cumprir tabela e na verdade vive perdido dentro da casa do Pai.

CONCLUSÃO: O PAI ESTÁ NOS CHAMANDO E PREPAROU UM BANQUETE, UMA FESTA PRA NÓS, TODO AQUELE QUE SE ENCONTRA TRISTE, AMARGURADO, IRADO, VINGATIVO, APRISIONADO EM SEUS MEDOS, SUAS FOBIAS. SEUS PENSAMENTOS OU TODO AQUELE QUE SEU CORPO QUER DE UM JEITO E SEU CORAÇÃO QUER DE OUTRO JEITO E QUE ESTÁ PERDIDO DENTRO OU FORA DA CASA DO PAI. HÁ UMA FESTA PREPARADA E VOCÊ É O CONVIDADO PRINCIPAL. AMÉM.


Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: