segunda-feira, 4 de agosto de 2014



Ministração da Palavra
Culto de Ceia – Dom – 03/08/2014
Texto: Mateus 26:26-30
26 - E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.
30 - E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Tema: “ A CEIA DO SENHOR É AUTENTICA”
A Páscoa era uma festa comemorada pelos judeus para lembrar a saída do povo de Israel da terra da servidão, o Egito. E o povo aproveitava a oportunidade para imolar sacrifícios, oferecendo animais para serem mortos em troca da misericórdia de Deus para perdão de pecados cometidos durante todo o ano desde a ultima festa. Na páscoa cada família através do Varão sacrificava um novilho, um cordeiro perfeito, sem mácula e após os sacrifícios as famílias se assentavam à mesa e se alimentavam entrando em comunhão uns com os outros. Jesus então sabendo que ia ser traído para que se cumprissem as Escrituras, institui a CEIA DO SENHOR e a partir daí tudo muda, pois agora o cordeiro a ser imolado é o próprio Jesus, a família que entra em comunhão são todas as famílias da terra, a remissão de pecados é total, é anistia, e essa festa pode ser comemorada a qualquer tempo. Enquanto a Páscoa lembra a libertação do povo de Israel das mãos do Faraó, a Ceia tem um significado mais profundo. Vejamos:

1)                 A CEIA FOI AUTENTICA NO PASSADO: (V 26-28) Já naquele tempo se transformou num marco de transformação, de renovação, de entrega total (corpo e sangue), de libertação e de redenção (Lc. 22:19). A autenticidade da Ceia do Senhor permanece porque é um Memorial instituído pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
2)                 A CEIA É AUTENTICA NO FUTURO: (V 26-29) O Cordeiro a ser imolado afirma que haverá outra ceia, mas que será em outro lugar, um lugar especial, um lugar escolhido e reservado por Ele e que todos poderemos participar. Todo aquele que permanecer nEle terá um lugar na mesa do banquete, preparado num céu de glória.
3)                 A CEIA É AUTENTICA NO PRESENTE: (V 26-28) A Ceia é um compromisso, uma aliança que se renova a cada manhã e será assim até que o Cordeiro (o noivo) volte para buscar a sua noiva (a igreja),
4)                  A CEIA É AUTENTICA EM RENDER GRAÇAS: (V 30) O Cordeiro ensinou que temos que ser gratos o tempo todo. (Sl. 115 e 118).

CONCLUSÃO: A CEIA É O A ÁPICE DE RECONHECIMENTO, DE GRATIDÃO DE TODO CRISTÃO PELO SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ DO CALVÁRIO. A CEIA É RECORDAR SEMPRE QUE NOS FOI OUTORGADO, DECRETADO O DIREITO A REDENÇÃO.


Pr. Cpl. Nolêto.

Nenhum comentário: