quarta-feira, 16 de março de 2011

Hallelu-Yah = Louvai ao Senhor



Texto: (Isaías 12 ) " Orarás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti."

O profeta Isaías em seu idioma peculiar, o hebraico usa a palavra Hallelu-Yah, para agradecer a Deus pela restauração de Israel, posso crer em meus pensamentos o profeta incentivando o povo a louvar ao Senhor, usando essa palavra repetidas vezes em forma de adoração. Hallelu-Yah, Hallelu-Yah, Hallelu-Yah, por causa dos grandes feitos que o Senhor Deus manifestou no meio do povo de Israel. Naquele tempo dias antes deste Canto de Louvor, o Senhor havia derramado sobre o povo a sua ira (Isaías 9:8-21, 10:1-4), mas o próprio Deus usa de sua misericórdia e mostra ao profeta qual seria a Glória da segunda casa (Isaias 11). Devemos então tomar como exemplo em nossos dias de tribulação e desde já começar a dar graças ao Senhor por tudo que Ele ainda não fez. Vejamos:

1) OREMOS: (v 1) - " Naquele dia " especificamente nessa circunstância quer dizer o dia em que o Senhor tirou de sobre o povo a sua ira, ou seja completa ausência da ira do Senhor. Nossos dias jamais serão iguais ao daquele povo, pois somos privilegiados por causa do véu que foi rasgado, não precisamos mais aguardar o profeta ser usado, nós mesmos somos Trombeta de Deus, buscamos na sua palavra e ele nos responde, porém pesa sobre nossos ombros o compromisso de que devemos agradecer antes mesmo de recebermos. Por isso devemos orar e em tudo dar graças, porque o Senhor traz a tribulação que nos dá crescimento, consolo e vitória.

2) NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO: (v 2) - Ele derrama a sua ira. Mas derrama sua misericórdia, seu perdão. E nós os seus servos,o seu povo temos que desenvolver algumas tarefas importantes: CONFIAR E NÃO TEMER, porque NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO.

3) O SENHOR É A NOSSA FONTE DE SALVAÇÃO: (v 3) - Ele é fonte de água viva, quando a tribulação passar, estaremos alegres e saciaremos nossa sede em suas FONTES DE SALVAÇÃO. Ele tem o melhor prá nós, nosso sofrimento tem começo e fim.

4) EXCELSO É O SEU NOME: (v 4-6) Sublime, Excelente, Admirável, Elevado é o seu nome, glorifiquemos o Deus da nossa Salvação. Em breves dias iremos tornar publico os grandiosos feitos que Ele manifestou em nosso meio, todos saberão que o nosso Deus é o TODO-PODEROSO. Mais uma vez jubilaremos e exaltaremos o Santo de Israel que habita no meio de nós. Diremos em alto e bom som " Hallelu-Yah, Hallelu-Yah, Hallelu-Yah." Louvemos ao Senhor.

CONCLUSÃO: OREMOS E DAMOS GRAÇAS A ESSE DEUS, QUE É A NOSSA SALVAÇÃO, A NOSSA FONTE, ESSE DEUS EXCELSO, SUBLIME QUE MANIFESTOU, MANIFESTA E MANIFESTARÁ GRANDIOSOS FEITOS EM NOSSO MEIO.

Exaltando, jubilando e cantando Hallelu-Yah a esse Deus Excelso

Pr. Nolêto.