quinta-feira, 31 de março de 2011

Promessas


Texto: Isaías 30:18 “ Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detem, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; Bem-aventurados todos os que nele esperam ”.

Neste texto que lemos, contêm algumas promessas que o Senhor quer cumprir na vida de todos os que nele confiam, mas vale a pena ressaltar antes mesmo de tomarmos posse das promessas, algo que aconteceu antes do Senhor prometer alguma coisa para todos.

Vejamos em Isaías no mesmo capítulo 30:1-17, pois bem o Senhor se mostra bastante insatisfeito com a rebeldia de alguns de seus filhos (do povo de Israel), que eu chamo aqui de INFIDELIDADE, que fazem aliança sem a aprovação dEle, sem consultar a Ele, buscando refugio à sombra de outrem e Ele afirma que isso se tornará em vergonha e confusão. E lá onde o povo vai buscar auxilio, sombra. O Senhor chama de GABAROLA que Ele considera ai nesse texto lido como vão e inútil. Isso serve para todos aqueles que tem deixado de freqüentar os cultos e eventos na sua igreja sem consultar a sua liderança (os pastores), sem aprovação da sua liderança (os pastores). Que cada um que aqui está possa fazer uma analise da sua conduta dentro da igreja que você afirma fazer parte, ser membro ou congregante.

Na verdade essa palavra de Isaías 30:1-17 é para meditação profunda de toda a igreja, é necessário agregar devidos valores para sua congregação, seus irmãos em Cristo, nessa igreja que alguns se esforçam em fazer cada louvor, cada Palavra de abertura, cada Palavra de oferta, cada ministração. Alguns talvez nem saibam, mas todas as vezes que tem atividade na igreja tem um custo, tem sempre alguém que limpa, que arruma, que adorna, que fica na recepção te esperando para dar as boas vindas e outros que te esperam para receber de ti as boas vindas. O mais importante. O teu Deus marca um encontro contigo todas as vezes e tu tem deixado Ele te esperando e não vem (imagine se fosse um encontro de negócios ou até mesmo amoroso, e a pessoa te deixasse esperando e não viesse). Se alguém de deixar esperando, você com certeza ficaria no mínimo muito triste ou muito bravo. Coloque-se na posição daquele que sempre te espera nessas oportunidades de atividades (cultos, eventos e etc) na tua igreja pra receber o teu louvor, a tua adoração e entregar as tuas bênçãos.

Mas vamos às PROMESSAS de Deus que estão descritas no verso 18 do capítulo 30 de Isaías:

1)MISERICÓRDIA: O Senhor espera para usar de sua misericórdia. Em Lamentações 3:22 diz “ As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim ”.

2) COMPAIXÃO: O Senhor é benigno, é bondoso e faz questão de se deter, de esperar para ter compaixão, como quando enviou Jesus por todos e o próprio Jesus mostrou compaixão. (Marcos 5:18-19) “ E, entrando Ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com Ele. Jesus porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve compaixão de ti ”.

3) JUSTIÇA: O Senhor é amoroso, misericordioso, compassivo mas é justo e não aceita infidelidade, desobediência sem julgamento e sentença, ou seja toda desobediência tem conseqüências. No Salmo 119:142 diz “ a tua justiça é justiça eterna e a tua lei é a própria verdade ”. Para ser justo é preciso ser verdadeiro.

4) BEM-AVENTURANÇA: É sinônimo de feliz, bem-estar espiritual tendo aprovação de Deus. Por isso que Deus afirma que serão bem-aventurados, TODOS os que esperam nEle. Vejamos exemplo do que é ser ou como ser bem-aventurado. Mateus 5:3-12.

CONCLUSÃO: PORTANTO TODOS OS QUE FAZEM A VONTADE DO SENHOR E ESPERAM NELE E VIVEM EM CONCORDÂNCIA COM ELE, RECEBEM MISERICÓRDIA, COMPAIXÃO, JUSTIÇA E CONSEQUENTEMENTE SÃO BEM AVENTURADOS. SEJAMOS TODOS EM NOME DE JESUS. AMÉM

Buscando sempre a aprovação de Deus, sendo bem-aventurado. Pr. Nolêto.