Texto: Malaquias 1:1-6 " Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias. Eu vos tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o SENHOR; todavia amei a Jacó, porém aborreci, odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma asssolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Se Edom diz: Fomos destruidos, porém tornaremos a edificar as ruinas; então, diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu destruirei; e Edom será chamado Terra-De-Perversidade e Povo-Contra-Quem-O-SENHOR-Está-Irado-Para-Sempre. Os vossos olhos o verão, e vos direis: Grande é o SENHOR também fora dos limites de Israel. O filho honra o pai, e o servo ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?"
O profeta Malaquias usa uma palavra de muito pêso (SENTENÇA), para se fazer entender com relação a gravidade do que Deus lhe falara naqueles dias e o tamanho da ira do SENHOR contra o seu povo. O SENHOR é Deus zeloso, mas cobra fidelidade, obediência e servidão do seu povo e isso passa por gerações, é tanto que Ele faz menção de Edom que era descendente de Esaú. Pois bem sabemos que o SENHOR foi muito claro quando falou ao povo através do profeta Malaquias, vejamos o que essa palavra fala pra nós hoje:
1) DEUS AMOU JACÓ, E ODIOU A ESAÚ:(V 2) Deus é justo, portanto ama a ponto de favorecer e ira-se a ponto de odiar e pode ser dentro da mesma família, ou casa, ou em qualquer lugar, como foi comos irmãos Jacó e Esaú. É muito importante que saibamos disso, porque as vezes dentro da nossa propria casa, dentro da nossa própria família esquecemos que temos irmãos em Cristo e não cuidamos deles como deveriamos. ( Galatas 6:10) " Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos da familia da fé". Como você tem tratado seu irmão, sua irmã?. Não te esquece ele/ela são as meninas dos olhos de Deus.
2) SEJA AMADO POR DEUS, NÃO SEJA ABORRECIDO DE DEUS:( V 3) Olhai o que aconteceu a Jacó (mesmo sendo perseguido por seu irmão, recebeu livramento e prosperou) e o que aconteceu com Esaú (se transformou em assolação e a sua herança foi entregue aos chacais do deserto).
3) NÃO TENTE CONTENDER COM DEUS:(V 4) A descendencia de Esaú, (Edom) quis contender com Deus, e o SENHOR mandou o aviso tudo que for edificado eu destruirei e ainda nominou como seriam conhecidos (os Edomitas) aqueles que se levantaram contra Deus. Os edomitas nunca prosperaram e não alcançaram a misericordia do Senhor.
4) DEUS É O TODO PODEROSO E NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM
5) Deus é conhecido em todos os lugares na face da terra. Não adianta pensar que podemos enganá-lo ou superá-lo, Ele é auto suficiente e nós auto dependentes. Vejamos o que Ele diz em Malaquias 1:8-11. Ele deixa claro pra nós a sua auto suficiência, seu poderio e que toda e qualquer atitude nossa é esquadrinhada por Ele e normamlmente é aceita só por misericordia, por causa da tua fidelidade, da tua intenção, de como teu coração resolve dar, mas Ele não precisa e nós somos extremamente carentes da sua benevolência, da sua atenção e etc.
CONCLUSÃO: TEMOS QUE USAR DO LIVRE ARBÍTRIO EM TUDO EM NOSSAS VIDAS E PRECISAMOS TER CONSCIÊNCIA DE ESTAR SENDO AMADO POR DEUS, PARA SERMOS TRATADOS COMO JACÓ FOI TRATADO E NÃO SERMOS ABORRECIDOS DE DEUS E SERMOS NÓS E NOSSA DESCENDÊNCIA TRATADOS COM A IRA QUE DEUS TRATOU ESAÚ. CONTENDER COM DEUS, DUVIDAR DE DEUS, TENTAR ENGANAR DEUS, FERIR OU MAGOAR OS SEUS É PROVOCAR A IRA DE DEUS, É NÃO ENTENDER QUE GRANDE É O SENHOR. Sendo amado de Deus. Pr. Nolêto.