terça-feira, 31 de janeiro de 2012

" DEIXE CAIR O VÉU "




CULTO DE CEIA - DOM - 29/01/2012
Texto: 2 Co. 3:1-18.
Tema: " DEIXE CAIR O VÉU ".

Enquanto Moisés sob ao monte para falar com Deus e receber as tábuas da lei, por causa da pequena demora, (aproximadamente 40 dias)o povo passou a adorar um bezerro de ouro. O povo de Israel ao ver Moisés com as tábuas da Lei, vendo que seu rosto resplandecia a Glória de Deus, colocaram em seu rosto um véu. Porém depois disto o véu passou a ser símbolo de endurecimento do coração, pois muitos não queriam assumir um compromisso de obediência ao Senhor. Paulo faz lembrança ao povo de Corinto a esse respeito lembrando que o compromisso assumido com Jesus que veio e fez uma  NOVA E ETERNA ALIANÇA com a humanidade, é uma aliança muito mais importante e mesmo assim não permite véu (o véu aqui sendo representatividade da desobediência humana). Porém existem ainda em nosso meio muito véu que precisa ser tirado, pra que sejamos mais espirituais e menos carnais. Vejamos que véus são esses e o que a queda deles é capaz de proporcionar a cada um de nós:

1) OUSE TIRAR O VÉU: v. 13-16. Seja ousado convertendo-se ao Senhor verdadeiramente e os véus cairão. Que véus? Paulo está se referindo aos judaizantes daquela época e em dias de hoje ainda encontramos diversos tipos de judaizantes, aqueles que trocam a Glória de Deus por qualquer coisinha, aqueles que a fé se abala facilmente, aqueles que trocam a verdade pela mentira, que trocam a intimidade pessoal com Jesus através do Espírito Santo pelas coisas mundanas. Vejamos 2 Co. 4:3-6. Jesus não quer mais que usemos véu, mas se o evangelho está encoberto pra alguém, esse está usando véu, está cego de entendimento e é o diabo quem o está cegando, esse Véu tem que cair. Moisés quando entrava na presença do Senhor, não usava o véu (Ex. 34:33-35). Há uma necessidade de deixar cair o véu e se entregar por completo na presença do Senhor e quem te ajuda é o Espírito Santo o Ajudador, o Consolador(Jo. 14:15-17). DEIXE CAIR O VÉU, E A GLÓRIA DO SENHOR VAI RESPLANDECER NA TUA VIDA.
2) LIBERTE-SE E VIVIFIQUE: v. 6,14-18. Paulo fala dos judeus que até hoje ainda lêem só as leis de Moisés e não entendem que Jesus já removeu esse véu com a sua vinda, morte e ressurreição, e essa aliança é espiritual, por isso nos liberta e vivifica e nos faz refletir a glória do Senhor. Na verdade é muito profunda essa aliança espiritual feita através do sangue de Jesus para os que crêem e assumem um compromisso com Ele. Pois ela Transforma, Restaura, Renova,  Liberta, Salva, Cura e Vivifica pois garante a VIDA ETERNA. DEIXE CAIR O VÉU E VEJA A TUA IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO COMO A GLÓRIA DE DEUS.
3) CARTA DE RECOMENDAÇÃO: v. 1-3 Quando Paulo se refere a carta de recomendação, é porque era algo muito comum naquela época, mas entre os que já deixaram o véu cair, não há mais necessidade alguma desse artifício, pois entendemos que sendo transformado, restaurado, renovado, liberto, salvo, vivificado e refletindo a Glória de Deus, o Evangelho não está encoberto e cada um desses servos passam a ser boca de Deus, trombeta de Deus, profeta de Deus, Testemunha viva do poder de Deus em suas vidas, aptos para levar a mesma Palavra de Salvação aos outros.

CONCLUSÃO: OUSE DEIXAR CAIR O VÉU QUE O INIMIGO TENTOU COLOCAR EM TEUS OLHOS, LIBERTE-SE, VIVIFIQUE NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, E A TUA IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO SERÁ A IMAGEM DA GLÓRIA DE DEUS E ASSIM SERÁS SALVO E USADO COMO TROMBETA DE DEUS NA TERRA COM TUAS PALAVRAS E AÇÕES EM NOME DE JESUS. AMÉM.
Véu nunca mais,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: