terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“ O NASCER DE NOVO ”



MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA-MA

CULTO DE DOUTRINA – QUA – 25/01/2012
Texto: João 3.1-8 “ 1- E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2- Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3- Jesus respondeu  e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não Nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. 4- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem  nascer, sendo velho? Porventura, pode  tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 5- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espirito não pode entrar no reino de Deus,  6- O que e nascido da  carne é carne, e o que é nascido do espirito é do espirito. 7- Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8- O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é aquele que é nascido do Espirito.
Tema: “ O NASCER DE NOVO  ”.
Nesse texto de João 3.18  a bíblia relata a historia de um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.  Este foi ter com Jesus,  chamando-o  de Mestre usando um artifício para obter um bom resultado em sua conversa com Jesus.
Jesus sabendo o que na verdade. Nicodemos estava querendo tirar proveito da conversa. Jesus então lhe  fala de um novo nascimento,  a qual ia além da sua compreensão, porque o sobrenatural de Deus só é revelado a quem decide nascer de novo, deixando morrer o velho homem , está decidido a seguir um novo caminho com Cristo Jesus.
Em João 3.3  Jesus diz a Nicodemos que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus, essa palavra de Jesus deixou Nicodemos confuso. ele não entendeu o significado da palavra nascer.
Está escrito no Vs. 4: “ disse-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer, sendo velho?  porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” ele continuava sem entender nada, embora sendo ele um homem conhecedor de leis em sua época mais não compreendia as palavras de Jesus.
Jesus nos leva ao entendimento de que precisamos nascer de novo. Nascer de novo é mudar de atitudes, é transformação de caráter é crer em Jesus e segui-lo.
“ assim que, se alguém está em cristo, nova criatura é.  As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.  (2 Co. 5:17).  
A palavra diz que “ O  evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ” (Rm. 1:16).  Podemos assim dizer que,  o evangelho é o poder transformador que atua no íntimo de cada pessoa que crê em Jesus para a salvação.
O novo nascimento  é um processo pelo qual o homem arrependido passa a desenvolver um novo modo de vida. Um viver com Cristo, transformado em uma nova criatura.
Vejamos:
1)      COMO SE INICIA O PROCESSO: Depois que a pessoa crê em Jesus e faz uma aliança com o Salvador, tomando a decisão de obedecê-lo.  Então  maravilhas  inexplicáveis acontecem.  É uma mudança que não se pode explicar (Rm 7:6), o desejo de praticar o mal vai desaparecendo à medida que a fé em Jesus vai aparecendo, e tudo se torna novo, diferente.  A maneira de pensar, sentir e agir toma outro rumo. Quando, de fato, a pessoa é transformada pelo poder do evangelho, é liberta do poder das trevas, do poder do pecado, e passa a ter um novo pensar e agir.  “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará ” (João 1:1-4). O homem liberto do pecado é transformado em uma nova criatura.
2)      COMO O ESPÍRITO SANTO OPERA: (João 16:8) É necessário então entender que o Espírito Santo não força ninguém, ele só opera quando alguém permite, dando-lhe a oportunidade. Quando o homem reconhece ser um pecador, já é uma abertura para o Espírito Santo iniciar o seu agir, então ele começa convencendo  o homem do seu estado pecaminoso.
3)                 O ESPÍRITO SANTO É MARAVILHOSO, ELE TRABALHA A FAVOR DO HOMEM:  As necessidades espirituais do homem são muitas. O homem vive em um mundo de pecado, contaminado com vícios, prostituição, imoralidade, rodeado de males e sem ajuda não tem condições de livrar-se destas coisas. Ele é um escravo do pecado (Sl 109:26). O Espírito Santo está pronto para atuar em favor dessa pessoa (Rm. 8:26),  mas é preciso que ela compreenda e aceite a ajuda oferecida pelo Espírito Santo e se esforce para que a recuperação seja bem sucedida.
Deus te abençoe,
Dc. Oberdan – IEEA-MA. 

Nenhum comentário: