sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

" FELIZ ANO NOVO "

MINISTRAÇÃO DA PALAVRA - IEEA - MA.



CULTO DA FAMÍLIA - DOM - 01/01/2012.

Texto: Fp. 3:1-14.

Tema: " FELIZ ANO NOVO "

O texto lido nos mostra Paulo como ele era e no que ele se deixou ser transformado. Mostra a principio que ele tinha muitos atributos, muitas qualidades, muito conhecimento, muita disciplina, muita convicção e fé e soberbamente se intitula irrepreensível. Consequentemente abastado financeiramente, muitos sobre o seu comando, grande poder entre os poderosos e uma moral ilibada, em dias de hoje eu diria que ele era O CARA, O TAMPA, A BALA QUE MATOU KENEDDY, A ÚLTIMA COCA-COLA NO DESERTO. Mas ele se deixou ser transformado pelo poder do Espírito Santo e apenas canalizou todas as suas qualidades em prol de ser IMITADOR DE CRISTO.
Portanto como estamos iniciando um novo ano e quero que seja feliz pra todos nós, quero compartilhar contigo algumas características de Paulo que proporcionarão o seu sucesso na caminhada cristã, assim como aconteceu com Paulo, pra que tenhamos um FELIZ ANO NOVO, Vejamos:

1)      CAUTELA, ADORAÇÃO, NÃO CONFIAR NA CARNE,  HUMILDADE:(v. 2-6) Naquele tempo a circuncisão (retirada do prepúcio peniano no oitavo dia de nascido, dia exato em que era possível fazer  a retirada com risco mínimo de hemorragia) era pratica obrigatória entre os judeus e era considerado erroneamente como um emblema de  salvação. O apóstolo Paulo já com uma nova visão vem pedir para que o povo atentasse para o fato de que após a morte e ressurreição de Jesus, nós somos a própria circuncisão, ou seja há muitas doutrinas sendo pregadas erroneamente, e é necessário ter cautela com diversas coisas,  e algumas ele chama de CÃES(pessoas usadas pelo inimigo até mesmo dentro da igreja), MAUS OBREIROS(falsos profetas, falsos pastores) e FALSA CIRCUNCISÃO(falsas doutrinas, heresias e etc) ou seja tudo que é natural e humano. O texto nos orienta sobre coisas vitais como: Devemos adorar a Deus, para alcançar a gloria através de Jesus Cristo. Não usar da soberba sendo auto- confiante, pois estaremos depositando toda confiança na carne, no homem, em nós mesmos e não em Deus.

2)      ABDICAÇÃO: (v. 7-9) Entenda que Paulo não deixou de trabalhar, pelo contrário ele permaneceu desenvolvendo uma atividade secular(At.18:1-3, 2 Ts. 3:6-16), para ser exemplo a todos. Paulo abdicou de suas práticas ilícitas, aquelas que desagradavam ao Senhor, formas de ganho que não eram justas, mas que eram comum entre os poderosos. Abdicou de fazer justiça com as próprias mãos e deixou o justo juiz trabalhar. Tudo que o afastava ou o obrigava a não priorizar a obra, ele considerava como refugo, resto, sobra, perda.

3)      PROPÓSITO: (v. 10-11) Todo ser humano precisa de propósitos, objetivos e para ter um FELIZ ANO NOVO é preciso traçar objetivos, e uma igreja não cresce sem propósitos e você é igreja de Deus, templo da habitação do Espírito Santo, a morada do Pai. Paulo nos dá um grande exemplo de propósito no verso 10 e 11, independente de qualquer uma de suas atividades desenvolvidas secular ou não, ele estava sempre com o propósito de conhecer a Deus intimamente, com os olhos fixos no alvo, disciplinado e irrepreensível, entrando em comunhão com os sofrimentos de Cristo, com o objetivo de alcançar  a ressurreição dentre os mortos, ou seja a Salvação. Vejamos a formula de Paulo em 1 Co. 9:27 " Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." Entre outras coisas ele mortificava a carne. Em síntese o propósito de Paulo era antes de tudo o desejo de conhecer a Jesus intimamente e contemplar a glória de Deus. Esse também tem que ser o nosso propósito para que tenhamos um FELIZ ANO NOVO.


4)       ATITUDE: Paulo mudou suas atitudes em relação a Cristo e aos cristãos, e mudança de atitudes faz grande diferença na vida de qualquer ser humano, e quando são atitudes de ordem positiva elas aceleram o processo de transformação do ser, pois elas determinam as ações. Vejamos alguns exemplos em Paulo (v. 8b) " para ganhar a Cristo". Todo o resto é perda. (v. 10a) " para o conhecer" Desejo de intimidade. (v. 12) " Prossigo para conquistar". Pensamento positivo. (v. 13) " esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão". O que passou, passou(2011), ficou pra trás, ousadia para avançar em direção ao alvo. (v. 14) "Prossigo para o alvo". O nosso alvo, nosso prêmio é a soberana vontade de Deus que está em Cristo Jesus.
            Não tenha medo, seja ousado, vibrante, convicto, pense positivo e               mude sua  atitude  negativa para positiva. e então terás um FELIZ ANO NOVO.

5)      MOTIVAÇÃO: (v. 14) Eu fico a imaginar a ênfase que Paulo usou para essa frase. " Prossigo para o alvo". Prossigo uma palavra com uma atitude positiva fortíssima, uma ordem pra si mesmo, uma convicção inabalável. Paulo tinha uma motivação infinita, ele tinha como combustível dessa motivação um prêmio para receber. Que prêmio era esse? Nada mais, nada menos que a Soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. E o que é Vocação?
-     Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
-     É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem.
-     É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
-     É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
-     Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
-     Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia.
Deus nos vocacionou,  nos elegeu, nos escolheu para sermos o seu povo, essa motivação já é suficiente. Vamos fazer como Paulo e prosseguir e perseguir o nosso alvo. A nossa motivação tem que ser não só para as coisas seculares, mas uma motivação celestial
.
    CONCLUSÃO: CAUTELA, ADORAÇÃO, HUMILDADE, MORTIFICAÇÃO DA CARNE, ABDICAÇÃO, PROPÓSITO, ATITUDE E MOTIVAÇÃO VOCACIONADA FARÁ TODA A DIFERENÇA EM SUA VIDA E A PARTIR DE ENTÃO POSSO TE DIZER " FELIZ ANO NOVO".

Vocacionado,

Pr. Nolêto - IEEA - MA.

Nenhum comentário: