sábado, 2 de junho de 2012

Sem maturidade espiritual, não há crescimento



MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA – MA.
CULTO DA FAMÍLIA – DOM – 06/05/2012.
Texto.: Cl. 1:13-23

Paulo escreve a Epistola aos Colossenses mesmo sem nunca ter ido até Colosso, porém Epafras seguidor do apostolo Paulo vendo o modelo da igreja de Éfeso, funda a igreja em Colosso e os Colossenses viviam sobra a pressão de uma filosofia judaica de influência grega que ensinavam ao povo a venerar alguma coisa do tipo uma bebida, uma comida, ou  a guarda de um dia,  E o povo se sentindo ainda fraco espiritualmente, busca auxilio através de Paulo, que então escreve a epistola com a intenção de levar o povo ao que toda igreja precisa. MATURIDADE ESPÍRITUAL.
O texto lido é de tanta relevância por ser extremamente abrangente de modo a não deixar ninguém da igreja como um todo de fora dele. Do novo convertido até o cristão viciado, passando pelo fanático e todos os tipos de crente que temos nas igrejas hoje.
E eu não poderia deixar de compartilhar com vocês alguns pontos concernentes à nossa congregação, a essa igreja, família chamada Eterna Aliança São Luis, por estar preocupado com uma série de meninices espirituais que tem acontecido com frequência em nosso meio.
Aprendamos:

1)      REGOZIJO NOS SOFRIMENTOS:  (Cl. 1:24)  Lembre que Paulo não conhecia nenhum dos membros da igreja de Colosso, mas se regozijava nos próprios sofrimentos pois sabia que era pelos irmãos colossenses, por considerá-los parte do seu corpo, ou seja igreja.
2)      IGREJA, CORPO DE CRISTO: (Cl 1:15, Mt. 16:17-20) Jesus é a igreja, nós somos a igreja, nós somos corpo de Cristo, cada um de nós é parte integrante deste corpo. Quando deixamos de amar, compartilhar, quando não sofremos junto uns com os outros nos compadecendo uns pelos outros, ofendemos a Cristo, adoecemos o seu corpo e entristecemos a pessoa do Espírito Santo de Deus.
3)      A MATURIDADE ESPÍRITUAL TEM QUE SER DESEJADA (1 Co. 13:11) Paulo adverte a igreja de Corinto sobre a falta de maturidade e o Espírito Santo adverte hoje a igreja em São Luis sobre essa falta de maturidade, ela é extremamente prejudicial à nossa vida espiritual, ela estagna a nossa fé, ela atrasa o derramamento das bênçãos que Deus tem preparada para cada um de nós.
MENINOS:  brincam de puxar carrinhos, brigam por qualquer coisa, fazem questão de coisas pouco importantes, tem a visão pequena ou seja do seu próprio tamanho, são indecisos, inseguros e indefesos.
MADUROS: dirigem carrões, não brigam nem se magoam por qualquer coisa, fazem questão de coisas importantes (em primeiro lugar coisas do Reino), tem visão de águia ou seja alçam voos mais altos, são decididos e seguros porque confiam num Deus que é tudo em todos, misericordioso, amoroso e justo.
 (1 Co. 14:20) “ Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos ”
4)      USE A BÚSSOLA: (Ef. 4:11-15) Temos que fazer uso desta palavra, é ela quem nos edifica, nos sustenta, nos orienta, nos conduz de forma clara, objetiva, correta. E essa palavra que nos traz a MATURIDADE ESPÍRITUAL na fé que temos em Cristo Jesus. Quando amadurecemos espiritualmente, muita coisa que acontece ao nosso redor ou conosco não levamos em consideração e entendemos que é um trabalhar de Deus em nossas vidas. É Deus nos tratando uns com os outros como o ferro é tratado com o ferro (Pv. 27:17).
CONCLUSÃO: MATURIDADE ESPÍRITUAL É UMA RESPONSABILIDADE PESSOAL, QUE DEUS NOS ENSINA A POSSUIR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, BASTA QUE A BUSQUEMOS E SE TEMOS DIFICULDADE PEDIMOS AJUDA AO SENHOR E ELE NOS AUXILIACOM PRAZER. AMADUREÇA E CRESÇA NA SUA CAMINHADA COM CRISTO.
Com amor,
Pr. Nolêto – IEEA-MA.

Nenhum comentário: