sábado, 2 de junho de 2012

CULTO DE CEIA



MINISTRAÇÃO DA PALAVRA – IEEA – MA.
CULTO DE CEIA – DOM – 27/05/2012.


Texto: ( Mt. 26:26-30 )
Tema: “ A Ceia do Senhor ”
Naquele tempo a refeição da Páscoa era em memória ao livramento que Deus havia dado o povo de Israel quando do acontecimento do Êxodo. A  Ceia da Páscoa até então era a forma do povo demonstrar a sua gratidão a Deus pela sua libertação da condição de escravos no Egito. Jesus então sentindo estar proximo a sua morte de cruz, convida os discípulos a preparar a sua última ceia e institui então a       Ceia do Senhor, firmando um  novo compromisso com seu povo. Vejamos o que cada elemento criteriosamente separado por Jesus significou no momento da Ceia e significa até hoje pra nós.
Jesus usa dois símbolos básicos e um cântico para instituir a Ceia do Senhor. Vejamos:
1)    O Pão:  O pão sem fermento(não levedado)  na ceia da Páscoa na antiga aliança significava a saída apressada do povo de Israel do Egito, sendo liberto do cativeiro das mãos de Faraó (Ex. 12), porém Jesus traz um novo significado ao Pão da Ceia do Senhor (Mt. 26:26) Passa a simbolizar o seu próprio corpo que assim como o pão da ceia foi repartido e despedaçado por causa de todos os homens.
2)    O Vinho: Na antiga  aliança no momento da ceia da Páscoa eram usados vários cálices com vinho que significavam o sangue aspergido por Moisés (Ex. 24:6-8).  Porém Jesus deu um novo significado ao cálice com vinho (Mt. 26:28-29) . O Vinho significava seu sangue que seria derramado por nós como já havia sido profetizado. (Jr. 31:31-34).  Jesus cumpre mais uma profecia e agora faz uma Nova e Eterna Aliança com seu povo para mais uma vez libertar do cativeiro, das garras do inimigo, remindo todos os nossos pecados e promete retornar para buscar o seu povo.
3)    Um Cântico: Com esse cântico Jesus leva os discípulos a recordar as maravilhas do Êxodo e possivelmente foi o Sl. 114. Analisemos o Salmo.
114:1 – “ Quando saiu Israel do Egito...” - O Êxodo foi a maior demonstração de poder  redentor de Deus no Antigo Testamento.
114:2 – “ o seu santuário... ” O povo de Israel e sua terra se tornaram o santuário de Deus, pois Deus era presente no meio deles.
114:3 – “ o mar viu isso...” O mar aqui é descrito como sendo vencido pela mão forte do Senhor.
114:4 – “ os montes ...” Naquele tempo os montes eram símbolo de poder, firmeza e constância, mas que na presença de Deus ficara se trêmulos de medo.
114-5 – “ que tens ó mar ...” Aqui o salmista pergunta o que aconteceu mar que tu fugiu? e tu Jordão por quê recuaste? É o que está descrito no V. 3 do Salmo.
114-6 – “ montes porque saltais como carneiros?...” O salmista novamente como se desdenhando dos  montes faz essa pergunta.
114-7 – “ “ Estremece...” Ninguém pode resistir ao poder de Deus e o seu juízo.
114-8 – “ converteu a rocha em lençol de água...” Lembra quando Deus proveu água da rocha. (Nm. 20:8-11).

CONCLUSÃO: JESUS INSTITUIU A CEIA DO SENHOR COMO FORMA DE ANUNCIAR A SUA MORTE, MORTE DE CRUZ PELA REMISSÃO DOS NOSSOS PECADOS E ELE NÃO DEIXOU DE LEMBRAR AOS DISCÍPULOS ATRAVÉS DO CANTICO OS GRANDES FEITOS DE DEUS PARA CONOSCO DESDE A ANTIGA ALIANÇA. AGRADEÇAMOS AO SENHOR PELA SUA MISERICORDIA ENTREGANDO O NOSSO SER A ELE, O ACEITANDO DEFINITIVAMENTE COMO SENHOR E SALVADOR DE NOSSAS VIDAS. AMÉM E AMÉM.
Grato a Cristo e o servindo,
Pr. Nolêto – IEEA – Ma.

Nenhum comentário: